TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Critico Emancipatoria

Por:   •  23/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.448 Palavras (6 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

CAMPUS DO PANTANAL

[pic 3]

RELATÓRIO DO ESTÁGIO II

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

                   Nome do(s) Aluno(s):HUDSON VITOR DA SILVA

                                                      ROSILENE DE ARRUDA

Professor(a) Orientador(a): CLÉIA RENATA TEIXEIRA DE SOUZA

2.3 Projeto Político Pedagógico

O projeto Político pedagógico da Escola Estadual Maria Leite, segundo a professora Suely Vital Cortez(subdiretora), foi elaborado em conjunto com a equipe pedagógica da escola demais professores, levando em consideração as expectativas dos pais e alunos que estão engajados na mesma.

O objetivo da proposta pedagógica do colégio Maria Leite é de contribuir com a proximidade da coordenação/professores/comunidade demonstrando um trabalho em parceria inteiramente voltados a pluralidade, diversidade ética, religiosa de gênero social e cultural dos educandos.

Nesta perspectiva o planejamento do Projeto Político Pedagógico está constantemente reorganizando, adaptando, reformulando e criando com o passar dos anos novas perspectivas pedagógicas para alcançar o processo de ensino aprendizagem. Logo, o planejamento da escola está sempre operando na reformulação do processo de “ensinagem”, pois pretende-se alcançar instruir indivíduos autônomos, a qual possam expor a criticidade e que tornem-se um adulto responsável, sabedores de seu lugar diante da sociedade a qual está inserido.

Em virtude do que foi mencionado, o projeto político pedagógico é muito bonito de ler, visto que é a identidade da escola Maria Leite. No entanto, sabemos que o documento em questão é constituído de expectativas do corpo pedagógico que são utópicas, é visível que os professores trabalham com descontentamento (baixos salários) e levando suas inconformações para dentro da sala de aula deixando a desejar o processo de ensino aprendizagem dos educandos.

2.3.1 Histórico da escola:

Exatamente como consta no projeto político pedagógico, a escola Maria Leite foi fundada em 15 de Janeiro de 1928 pelo professor José de Souza Damy funcionando na rua Antônio João com a Delamare, com o nome de Escola Primária “Maria Leite”.

Com a nomeação do professor Henrique Lopes Valle para o cargo de de Inspetor do departamento Nacional de Ensino em fevereiro de 1930, inicia-se na escola o curso Ginasial Municipal Maria Leite” e também o curso de admissão. Em 1931 a Escola mantinha em funcionamento os cursos: primário; admissão e colegial.

O professor José de Souza Damy continuou a manter com eficiência a Escola até 1º de Março, data em que a mesma é assumida pelo governo municipal recebendo subvenção do governo Estadual passando a funcionar no prédio da Escola Estadual de 1ºGrau “Luiz de Albuquerque”.

Em 1948 o Ginásio “Maria Leite “passou a funcionar no prédio da Escola Municipal de 1ºGrau” Ciriaco de Toledo”. Pela Lei Estadual nº313 de 03/11/1949(D>O.08/11/49) ocorreu a transformação do Ginásio “Maria Leite” em Colégio Estadual “Maria Leite”, destinado a ministrar o curso de Ginásio(1ºCiclo) e o curso Cientifico(2ºCiclo). Em 1945 é autorizado o funcionamento do 2ºCiclo(cientifico) no Colégio, sendo o primeiro dentro da cidade de Corumbá.

Na promulgação da nova Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional Lei nº5692 de 11/08/1971 que preconizou como objetivo primordial a formação integral do indivíduo, a escola sofreu alterações fim de atender o preconizado na educacaonacional.O Colégio “Maria Leite, integram-se formando a Escola Estadual de 1º e 1º Graus “Maria Leite”, através do decreto nº2.262 de 08/10/1974.

A Escola Estadual Maria Leite permanece atualmente em pleno funcionamento na Rua Portocarrero,nº94 Centro,atendendendo em média 1200 alunos, distribuídos em três turnos nas etapas da Educação Basica:o Ensino Fundamental(I e II) e o Ensino Médio que desenvolvem no período vespertino e noturno cursos junto ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego(PRONATEC) e IFMS criado pelo Governo Federal, em 201, com o objetivo de ampliar a oferta de educação profissional e tecnológica eo CIES no período noturno.

2.3.2 Filosofia:

A Escola Estadual Maria Leite fundamenta-se no amor ao próximo na qual ultrapasse diferenças sociais, étnicas e religiosa. Ou seja, uma instituição de Ensino igual para todos sem distinções. Buscando o respeito mútuo a pluralidade e diversidade de gênero social, religioso, ético e cultural do educandos e familiares.

2.3.3 Tendência Pedagógica:

A Escola Maria Leite defende a pedagogia de Paulo Freire, (apud FERNANDES,2007) “a educação é uma ato sócio-político...onde as pessoas mediadas pela realidade histórica por uma relação dialógica, superam a pobreza política e constroem até a morte a consciência política a qualquer tipo de opressão”. Logo, o professor atua juntamente com os alunos, apenas conduzindo-os fazendo com que os educandos tenham consciência da realidade em que vivem. Nesse contexto, educação está intimamente ligada a liberdade, não possuindo um espaço exclusivo para sua construção tendo como elementos essenciais o ser humano e as relações de diálogo. É um do pilares do desenvolvimento de uma sociedade e de um povo, com relativo poder de transformação social, deve ser de boa qualidade, instrumentalizando os alunos pelo conhecimento cientifico a exercer sua cidadania.

2.3.4 Sistema de avaliação adotado:

A avaliação é um processo contínuo, sistemático e integral de nossas ações e das ações dos outros, no qual obtemos qualitativos e quantitativos.

Baseando-se em Luckesi, o professor precisa percorrer juntamente com os alunos o progresso da aprendizagem, sem fazer uso da avaliação como mecanismos impositivos, e sim levar o educando a perceber que o êxito em sua nota será a compreensão da relação de troca entre professor e alunos, envolvendo vários fatores preliminares para se chegar ao objetivo, a avalição da aprendizagem é amorosa, inclusa, dinâmica e construtiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (319.2 Kb)   docx (498.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com