TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEXTO: ANALITICO E CRITICO COMPARANDO AS TEORIAS E CONCEPCOES PEDAGOGICAS DOS SECULOS XVIII E XIX.

Trabalho Universitário: TEXTO: ANALITICO E CRITICO COMPARANDO AS TEORIAS E CONCEPCOES PEDAGOGICAS DOS SECULOS XVIII E XIX.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  252 Palavras (2 Páginas)  •  944 Visualizações

Página 1 de 2

As teorias modernas da educação são aquelas elaboradas em plena modernidade, quando a ideia de uma formação geral para todos toma lugar na reflexão pedagógica.

O movimento iluminista do século XVIII fortalece essa ideia de formação geral,

válida para todos os homens, como condição de livra-los e

esclarece-los. As teorias pedagógicas modernas estão ligadas, assim,

a acontecimentos críticos como a Reforma Protestante, o Iluminismo,

a Revolução Francesa, a formação dos Estados Nacionais e a

industrialização

Pedagogos como, por exemplo, Kant, Herbart, Durkheim vão consolidando teorias sobre a prática educativa assentadas na reformulação de uma ordem social mais permanente, garantidas pela racionalidade e pelo progresso em todos os campos, especialmente na ciência.

São também teorias insistentes nas ideias de natureza humana universal, de autonomia do sujeito, de educabilidade humana, de liberdade humana pela razão de libertação da

ignorância e do pouco conhecimento pelo saber.

As teorias modernas da educação hoje se apresentam em várias versões, variando das abordagens tradicionais às mais avançadas, conforme se situem em relação aos seus temas básicos: a natureza do ato educativo, a relação entre sociedade e educação, os objetivos e conteúdos da formação, as formas institucionalizadas de ensino, a relação educativa.

Teorias pedagógicas modernas são: a pedagogia tradicional, a pedagogia renovada, o tecnicismo educacional, e todas as pedagogias críticas inspiradas na tradição moderna como a pedagogia libertária, a pedagogia libertadora, a pedagogia crítico-social.

No século XIX, o ensino jesuítico promoveu a separação entre escola e vida, porque ela não transmitia aos alunos as inovações do seu tempo; não se dava muita importância a historia e a geografia, e a matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com