TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Termodinâmica

Resenha: Termodinâmica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  Resenha  •  262 Palavras (2 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 2

convecção é o fenômeno da transferência de calor que se observa nos fluidos, gases e líquidos, e acontece em razão da diferença de densidade do fluido. Esse tipo de transferência de calor pode ser observado nos condicionadores de ar. Esses aparelhos são colocados na parte superior de uma sala de forma proposital, pois o ar frio que é mais denso que o ar quente do ambiente desce e o ar quente sobe para ser refrigerado, formando, dessa maneira, as correntes de convecção. Esse é o princípio da refrigeração dos alimentos nas geladeiras.

Ex: na geladeira os alimentos são resfriados dessa forma. Como sabemos, o ar quente é menos denso que o ar frio e é por esse motivo que o congelador fica na parte de cima da geladeira. Dessa maneira, formam-se as correntes de convecção: o ar quente dos alimentos sobe para ser resfriado e o ar frio desce refrigerando os alimentos, mantendo-os sempre bem conservados. Essa também é a explicação do por que o ar condicionador ser colocado na parte de cima de um ambiente.

Um corpo quente é colocado dentro de um recipiente de vidro fechado a vácuo. Com um termômetro colocado do lado de fora desse recipiente, percebe-se que acontece variação da temperatura do ambiente. É de se concluir que a transferência de calor, nesse caso, não aconteceu por condução ou por convecção, pois esses processos só acontecem quando há meio material. Nesse caso, a transmissão do calor foi feita por meio de outro processo que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com