TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Por:   •  13/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.081 Palavras (5 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP - MARQUES

EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL

SÃO PAULO, 20 de MAIO de 2014

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP MARQUES

TRABALHO DE EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL

Educação Física, Licenciatura – 3ºsemestre

Professora: Marta Scarpato

Data de Entrega: 20/05/2014

Nome: Amanda de Alencar Souza RA: B7322A0

Nome: Eduardo Santana Oliveira RA: B630FI3

Nome: Maicon Oliveira da Silva RA: B57FIJ0

SUMÁRIO

Introdução ..................................................................................................................01

Desenvolvimento .......................................................................................................02

Conclusão ..................................................................................................................05

INTRODUÇÃO

Nesse trabalho, vivenciamos e aprendemos como funciona uma escola, seus processos de ensino pedagógico. Resolvemos escolher uma escola pública, porque geralmente as escolas públicas oferecem mais desafios e decidimos escolher para vivenciar e ter uma noção de como funciona. Analisamos a sua rotina, caracterização da comunidade, da unidade escolar, da gestão escolar, sua organização administrativa e pedagógica, atividades extras e grêmio escolar.

1

DESENVOLVIMENTO

  • Caracterização da Comunidade (imediações da escola, num raio de +/- 2km)

A sua Localização Geográfica se situa na Rua Nossa Senhora da Conceição, Jaraguá. SP.

[pic 2]

Já os seus Equipamentos Sociais na comunidade encontra-se equipamentos de saúde como postos de pronto atendimento, educação como diversas escolas particulares e públicas espalhadas pela região, lazer como centro de esportes, e segurança pública precária.

Em sua Densidade Demográfica, é uma região populosa, com cerca de 10 mil habitantes, com perfil econômico na categoria de baixa renda á classe média. E seu uso predominante é residencial e comercial.

ENTREVISTA COM PROFESSORA

Professora Márcia de Geografia 36 anos, diz que o Governo precisa desburocratizar alguns processos para que o repasse seja melhor aproveitado pela diretoria e conselho escolar, desta forma, os mesmos possam decidir onde seria melhor investido as verbas públicas de acordo com a necessidade da escola e comunidade.

ENTREVISTA COM RESIDENTE

José Carlos de Almeida, 42 anos acha que a escola é um bem para a comunidade, pois essa escola se destaca pelo número de atividades extras curriculares ou livres que ela oferece, além de ser uma escola pública.

2

  • Caracterização da Unidade Escolar

Identificação: EMEF Brigadeiro Henrique Raimundo Dyotti Fontenelle. Rua: Nossa Senhora da Conceição S/N. Número de Telefone:               . A escola é mantida com recursos da Prefeitura Municipal de São Paulo.

A escola é bem localizada, fica próximo á estação de trem Jaraguá e sendo bem acessível á toda a comunidade, seu espaço físico em nossa opinião está bem adequado para sua proposta pedagógica assim como a relação de alunos matriculados e espaço físico.

No ano passado, havia salas ambientes. Mas neste ano não há pois devido á inclusão do 9ºano, a 6ºsérie não está disponível. A Biblioteca e os laboratórios de informática são bastante utilizados pelos alunos quando necessitam para fazer algum trabalho, pesquisar, estudar e entreter-se.

A escola também conta com a sala de consciência corporal, bem como uma sala de música e todos os alunos tem freqüência regular nas atividades.

  • Característica da Gestão Escolar:

Todo ano, a escola faz uma reunião de professores antes de começar as aulas, para decidir a proposta pedagógica, onde todos os professores colaboram diretamente com o projeto pedagógico. Este documento é aprovado pelo Conselho Escolar que é formado por pais de alunos e professores que participam também da elaboração do regimento escolar, que proporciona uma maior reflexão em questão da comunidade.

  • Organização Administrativa e Pedagógica:

A escola possui uma diretora, um vice-diretor, dois coordenadores pedagógicos e um corpo docente de 21 professores. Além de inspetores de alunos e auxiliares de serviço. A escola oferece ensino fundamental l e ll, com 15 salas e cerca de 850 alunos divididos em 3 períodos, manhã, tarde e noite EJA (Ensino de Jovens e Adultos).

3

Com relação ao horário destinado á permanência de professores na escola, é realizado pelo coordenador pedagógico, o PEIA (Projeto de Estudos...), com duração de 6h por semana de estudo entre professores, onde são discutidos as dificuldades do plano de ensino e debatido o que pode ser realizado e o que tem que ser discutido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (179.5 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com