TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Ginástica Rítmica

Por:   •  31/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  674 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalho Ginástica Rítmica

Conceito do Aparelho Bola:

     Feita de borracha ou material sintético, apresenta massa mínima de 400 gramas e deve ter diâmetro entre 18 e 20 centímetros. Os movimentos corporais mais comuns durante o trabalho com a bola são ondas, movimentos em oito e rolamentos com a bola no chão e ao longo do corpo. A bola não pode ser agarrada, apenas sustentada com a mão, o que significa que são necessários movimentos mais graciosos como rodá-la, segurá-la para fazer passar sobre ou sob o corpo e atirá-la para o ar.

Objetivo da Aula:

  • Identificar quais são os elementos constitutivos da ginástica;
  • Propor e vivenciar individualmente e coletivamente, a vivência dos movimentos de saltar, caminhar, correr, equilibrar, balançar, embalar, girar e rolar.
  • Ensinar os diferentes elementos constitutivos da ginástica com relação á prática.

 Faixa Etária Para Atividade:

  Alunos acima dos 7 anos de idade.

Alongamentos:

  • Em pé em posse da bola encostar a mesma por alguns segundos no pé esquerdo, depois no pé direito;
  • Em pé colocar a bola ao lado da cabeça sobre o ombro tanto na esquerda como na direita
  • Sentados ao solo com as duas pernas esticadas rolar a bola até os pés;
  • Sentados ao solo girar levemente o quadril para esquerda segurando a bola com os braços esticados, depois repetir para direita.
  • Deitados ao solo segurar e elevar a bola para o alto com as duas pernas;

Atividades:

  1.     O professor dividirá a turma em duplas, distribuindo uma bola para cada dupla. As duplas, a princípio, um de frente para o outro numa certa distancia entre eles trocarão passes como desejarem.

     Em seguida, o professor colocará alguns desafios: Um elemento da dupla jogará a bola de frente e, o outro receberá de costas; depois se invertem as posições, um jogará de costas e o outro receberá de frente; um jogará com as mãos para frente o outro receberá com as mãos para trás; um jogará com a mão e o outro receberá com os pés tentando não deixar a bola encostar-se ao chão; um jogará em pé e o outro receberá sentado; por fim, o professor perguntará se algum aluno tem um jeito diferente de jogar a bola para o colega de uma forma diferente, buscando nesse momento a criatividade dos alunos durante a aula. Se aparecer algumas sugestões, todas as duplas tentarão executar o lançamento.

  1.      Na segunda atividade o professor organiza os alunos em dois  ou três grupos com as mesma quantidade de alunos ou que venha ficar parecido para que no final da brincadeira nenhum grupo saia prejudicado.  Assim que organizar a quantidade dos alunos nos grupos, dessa vez organiza em duas ou três colunas os alunos no fundo da quadra.

     A brincadeira é o seguinte: o primeiro aluno do grupo em posse de uma bola estendera um dos braços definida pelo professor, esquerda ou direita e tentara equilibrar a bola em cima da mão. Ao sinal do professor estes alunos em posse da bola se deslocaram para frente até o meio da quadra e retornaram para seu respectivo grupo e entregara a bola para o segundo aluno que estará preparado para repetir os mesmos movimentos realizados anteriormente e assim prosseguira a brincadeira até que todos os alunos do grupo participem. Observando que se um dos grupos tiver um aluno a mais os demais grupos deverão repetir um dos alunos para competir com o grupo que estava com um integrante a mais em sua equipe. O grupo vencedor será aquele que terminar primeiramente a brincadeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (108.9 Kb)   docx (278.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com