TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Educação Física

Por:   •  2/11/2021  •  Artigo  •  1.262 Palavras (6 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 6

ARTIGO 1

SONOO, Christi Noriko et al. Ansiedade e desempenho: um estudo com uma equipe infantil de voleibol feminino. Motriz: Revista de Educação Física, v. 16, p. 629-637, 2010.

Resumo: O artigo tem por objetivo descrever e avaliar sobre a ansiedade, assim como estabelecer de que forma as equipes de vôlei tem promovido um alinhamento entre a ansiedade e o desempenho obtido mediante as atividades promovidas pelas atletas de vôlei. É realizado um estudo sobre os aspectos mais impactantes e importantes da ansiedade dentro do ambiente competitivo, assim como uma evidencia de que forma o esporte coletivo como o vôlei pode ser um instrumento de combate a esse sentimento que cada vez mais cresce tanto dentro como fora de quadra.

Palavras Chave: Vôlei; Ansiedade; Desempenho.

ARTIGO 2

MACHADO, Thais do Amaral et al. Ansiedade estado pré-competitiva em atletas de voleibol infanto-juvenis. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 30, p. 1061-1067, 2016.

Resumo: Observando que dentro da rotina competitiva pode-se desenvolver ansiedade, o presente trabalho tem por objetivo consolidar quais os aspectos pré-competição e o desempenho apresentado pelos atletas de vôlei quanto a ansiedade. Para uma consolidação das informações apresentadas realizou-se uma revisão de literatura, ressaltando alguns dos principais conceitos e avaliações fundamentada sobre como a ansiedade pode impactar no rendimento obtido pelos atletas, com destaque para os que realizam atividades de voleibol. Pode-se verificar diante dos conteúdos apresentados que o rendimento do atleta pode ser impactado pela ansiedade desenvolvida, por isso se torna fundamental um suporte por parte dos técnicos e demais envolvidos no suporte ao atleta.

Palavras Chave: Vôlei; Ansiedade; Rendimento esportivo.

ARTIGO 3

PAES, Mayara Juliana et al. Frequência, intensidade e direção da ansiedade e sua relação com a coesão grupal em uma equipe de voleibol i nfanto-juvenil masculina. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte, v. 6, n. 3, p. 46-56, 2016.

Resumo: A pesquisa apresentada tem por base fundamentar como a ansiedade e sua presença junto ao ambiente esportivo precisa ser devidamente analisado, promovendo aos leitores uma visualização de como os clubes ou instituições de vôlei promovem uma estabilidade junto aos atletas para minimizar os impactos que podem ser gerados pela ansiedade. Demonstrando ao longo dos conteúdos descritos de que forma os profissionais ou atletas de vôlei podem ser impactados no seu desempenho esportivo, algo que fundamenta uma visualização de como os treinadores e gestores esportivos podem trabalhar a ansiedade de forma positiva.

Palavras Chave: Ansiedade; Voleibol; Atletas.

ARTIGO 4

FERREIRA, Juliana de Souza; LEITE, Luiz Paulo Rodrigues; NASCIMENTO, Carla Manuela Crispim. Relação entre níveis de ansiedade-traço competitiva e idade de atletas de voleibol e análise destes níveis pré e pós-competição. Motriz: Revista de Educação Física, v. 16, p. 853-857, 2010.

Resumo: O presente artigo fundamenta como ocorre e os impactos da ansiedade dentro do contexto esportivo, fundamentando como uma competição pode despertar esse procedimento junto aos atletas de vôlei e mensurando quais os resultados mais obtidos na rotina esportiva. O mesmo tem por objetivo destacar a relação existente entre competições e o desenvolvimento da ansiedade por parte dos atletas de vôlei. Utilizou-se uma revisão de literatura, como uma forma de estabilizar e evidenciar os principais conceitos ou avaliações de autores renomados sobre o tema abordado.

Palavras Chave: Voleibol; Ansiedade; Competição.

ARTIGO 5

FORTES, Leonardo de Sousa et al. Efeito da Ansiedade Competitiva sobre a Tomada de Decisão em Jovens Atletas de Voleibol. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 35, 2019.

Resumo: O objetivo do estudo apresentado consiste em avaliar os efeitos que a ansiedade promove sobre as tomadas de decisões dos atletas de vôlei, ressaltando como os atletas tendem a desenvolver a ansiedade em momentos de competições e como esses podem ser impactados nos momentos decisivos ao longo de um jogo. Aplicou-se um estudo de caso junto a 24 atletas a fim de compreender os sentimentos dos mesmos em momentos de competição, assim como descrever de que forma a vida e as decisões ao longo do jogo podem sofrer alterações devido a ansiedade desenvolvida pelos atletas.

Palavras Chave: Ansiedade; Jogo; Competições.

ARTIGO 6

DOS SANTOS, Gabriela; FONSECA, Gerard Maurício Martins. Nível de ansiedade em jovens atletas de voleibol em situação pré-competitiva. DO CORPO: ciências e artes, v. 4, n. 1, 2014.

Resumo: O estudo apresentado visa comprar o nível de ansiedade apresentado pelos atletas antes e depois uma competição, ressaltando como os treinadores precisam trabalhar a parte emocional dos jogadores para obter um melhor rendimento dos mesmos. Ao longo da pesquisa estabelece-se uma relação quanto ao desempenho junto a uma rotina esportiva, algo que pode ser um diferencial tanto para os indivíduos como para a equipe como um todo. Observa-se ao longo dos conteúdos apresentados que a ansiedade pode impactar consideravelmente a vida ou rotina das pessoas na realização de suas atividades esportivas.

Palavras Chave: Ansiedade; Esporte; Vôlei.

ARTIGO 7

FONTÃO NETO, Cláudio Luiz et al. Níveis de Ansiedade-traço em Jovens Atletas praticantes de Voleibol. 2016.

Resumo: Ao longo dos conteúdos apresentados o artigo busca fundamentar como a ansiedade promove impactos consideráveis dentro da rotina esportiva, principalmente no vôlei. O artigo estabelece uma visualização de como algumas questões emocionais podem ser relevantes para que o desempenho seja positivo ou negativo. Para uma melhor descrição das informações apresentadas o autor promoveu uma revisão de literatura, consolidando a visualização dos principais conceitos e avaliações de como a ansiedade é um problema recorrente no mundo esportivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (61.1 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com