TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Educação Física, natação 2 ano

Por:   •  28/11/2018  •  Monografia  •  843 Palavras (4 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 4

A natação e uma verbo bem presente na bioesfera que é o planeta terra. todos os seres vivos nadam e não é diferente que nós humanos tambem façamos isso, o ponto aqui e que nos humanos nadamos em diferentes formas ja que nos aperferiçoamos diversas artes com o tempo

muitos pensam que a natação e uma modalidade estatica, quando na verdade ela muda bastante com o tempo, principalmente na sua forma de ensino

- Origem

não é possivel dizer com precisão quando nos humanos começamos a nadar, porem, temos registros em pinturas rupestre (7000 anos atras) que indicam que nos ja nadavam naquela epoca. é importante resaltar q foi na antiga grecia que a natação foi valorizada, e muito inclusive. Ate mesmo platão ja se manifestou sobre isso, afirmando que se um grego não sabia nadar ele não era educado. esse respeito ao esporte se deve ao fato da natação manter a forma corporal do individuo, e o corpo, o belo, o perfeição corporea, eram bem valorizados nesta epoca

A natação começou a ser exercida competitivamente Em 1837, na cidade de Londres. Desde então, a natação foi se consolidando cada vez mais como um dos mais importantes esportes. a prova disso e o fato deste esporte estar na primeiras ediçoes das olimpiadas

Se iniciou na europa por volta de 1800 onde o estilo majoritario era o de brusos, mas logo apos foi introduzido o estilo trungen (adptação do estilo crwal). Desde de então a natação vem ganhando novos estilos, vamos ver alguns deles:

- Estilos de nado

1. Nado crawl

É o estilo mais conhecido, mais praticado e simples de natação. Normalmente, é também o primeiro a ser ensinado às crianças.

Nele, o nadador alterna movimentos para cima e para baixo com os braços de forma a puxar a água à sua frente, enquanto os pés estendidos se movimentam em golpes curtos.

A respiração é feita lateralmente: o nadador gira a cabeça para fora da água durante a braçada.

Entre os atletas brasileiros, Gustavo Borges e César Cielo são alguns dos que se consagraram nadando o crawl.

O crawl é utilizado nas provas de nado livre em que os atletas podem escolher como vão nadar — na prática, todos optam pelo crawl, que é o estilo mais veloz. Para ficarem ainda mais rápidos, muitos diminuem a quantidade de vezes que puxam o ar — alguns nem respiram durante as provas de 50 m!

2. Nado costas É o único em que o nadador fica com o peito voltado para cima.

O movimento é bem semelhante ao do crawl: os pés batem freneticamente, e os braços alternam movimentos ora dentro, ora fora d’água. No movimento correto, a palma da mão deve estar virada para fora, e o dedo mínimo é o primeiro a entrar na água.

A respiração é natural, já que o resto não afunda.

Como não está virado para a mesma direção em que nada, o atleta se orienta pelo número de braçadas ou pelas bandeirolas que são penduradas sobre a piscina, a 5 m de cada borda.

A húngara Katinka Hosszú domina bem o movimento e é a atual campeã olímpica dos 100 m costas.

3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (47.5 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com