TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treinamento para criança

Por:   •  11/11/2015  •  Resenha  •  1.382 Palavras (6 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução:

A célula muscular esquelética na criança é muito semelhante a do adulto. As diferenças estão presentes principalmente no que diz a respeito da formação de subestruturais da célula muscular.

O treinamento de força se torna somente eficaz na idade pós-púbere, pois na criança em função da ausência de testosterona circundante. Se houver alterações hipertróficas será devido a maturação neurológica. Mas há melhora de força muscular.

Até o início da puberdade, os meninos e as meninas pouco diferem no que tange a massa muscular. O percentual de tecido muscular na massa corporal total é menor do que no adulto. Equivale a aproximadamente 27 por cento da massa corporal total.

O percentual de tecido muscular aumenta na puberdade, atingindo em média 41,8 nos meninos e 35,8 nas meninas.

A capacidade anaeróbia só apresenta aumentos significativos após o início da puberdade. Na primeira infância a formação de ácido lácteo ainda é muito limitada, seu máximo alcança 20 -30 anos. Exercícios que pudessem levar a um acumulo maior de ácido lácteo não deveriam ter sua aplicação enfatizada na infância. Em crianças de 6 á do 12anos é notável que a capacidade da via glicolítica e das fibras de concentração rápida seja maior em meninos do eu nas meninas 20 a 22 por cento.

Já na capacidade para processos metabólicos oxidativos é maior nas crianças. Há maior concentração de enzimas oxidativas, em relação a glicolitica, permite que as células musculares das crianças tenham uma maior concentração de ácidos graxos livres e, com isso, uma economia de reservas de glicose quando comparados com adultos. Há um número maior de mitocôndrias com espaço de geração de energia aeróbia (é maior nas crianças do que nos adultos.)

O treinamento de força muscular na infância e na adolescência:

O treinamento de força muscular representa um importante papel quanto da colaboração de programas de exercício físicos que visam um desenvolvimento geral é diversificada durante a infância e a adolescência.

O desenvolvimento desses fatores de desempenho físico, no tempo certo e adequado para a faixa etária, é de importância determinante para o condicionamento físico.

A prática tem mostrado que muitas crianças e jovens não alcançam posteriormente seu potencial máximo de desempenho, apenas devido ao fato de que os estímulos de desenvolvimento estabelecidos durante o processo de crescimento do sistema locomotor foram insuficientes.

No desenvolvimento da força, no entanto deve-se considerar de maneira especial as características do organismo em crescimento. Apesar da estrutura óssea das crianças e adolescentes ser mais elástica, devido ao um teor menor de cálcio armazenado, são menos resistentes a pressão e a torção, o que tem como consequência o fato de que o aparelho locomotor passivo. A ossificação do sistema esquelético só termina entre os 16 a 20 anos. Apresenta uma menor capacidade de suportar a carga.

O fato de que a capacidade do organismo de suportar cargas na infância e na adolescência, no que toca ao sistema locomotor é reduzida, não depõe contra a necessidade de um fortalecimento da musculatura, mas a favor dela.

O problema se encontra nas escolhas certas de estímulos adequados.

A treinabilidade de força- ao contrário das opiniões geralmente encontradas na literatura pode ser observada em toda as faixas etárias. Crianças de 5 anos de idade (filhos de famílias de levantadores de peso já podem apresentar níveis de hipertrofia muscular que normalmente só são observadas alguns anos depois.

O treinamento de força muscular na fase pré escolar e escolar inicial e tardia:

Pré-escolar: 3-6/7

Não se recomenda treinamento de força muscular propriamente dito.

Movimentos para o aparelho locomotor para estimular o crescimento dos ossos e desenvolvimento dos músculos já sejam produzidos.

Primeira fase escolar:

Escolar inicial: 6/7-10

Fortalecer o aparelho locomotor encontra-se em primeiro plano. Nesse momento com uma movimentação natural pode ser utilizado de forma dirigida para um treinamento de força para crianças.

Idade escolar tardia:

Meninas:11 e 12 anos
Meninos: 12 e 13 anos

O fortalecimento geral dos principais grupos musculares é feito por exercícios que utilizam o próprio peso corporal do indivíduo.

O treinamento de força muscular na puberdade e na adolescência:

Primeira fase puberal ( pubescência):

Meninas= 11/12-13/14

Meninos=12/13-14/15

Nessa idade há maior aumento de força muscular; da estrutura; maior desempenho muscular; alavancas mais potentes; e hormônios em alta (testosterona e de crescimento). As cartilagens dos seus discos epifisários sob influência desses hormônios sofrem alterações que impedem o treinamento com altas cargas, já que nessa idade estão mais propícios às lesões.

Deve ocorrer o descobrimento da força muscular sem sobrecarga a coluna vertebral. É permitido o uso de halteres aproximadamente a partir dos 14 anos, levando em conta apenas o seu desenvolvimento natural.

Segunda fase da puberdade:

O período de desenvolvimento muscular em meninas 15-17 anos e meninos 18-22 anos.

Podem ser extraídos e incluídos os programas de treinamento em adultos, com sobrecarga aumentando continuamente.

[pic 1]

Giuliano Stroe – 9 anos de idade ( Romenia)

Artigo utilizado para resenha:

Treinamento resistido para crianças e adolescentes

(Resistance training for children and adolescentes)

Como cada dia mais vem sendo procurado as academias por adolescentes e pré-adolescentes, diversos são os estudos realizados sobre os mitos e verdades de treinamento de força para essa faixa etária. Nesse artigo são abordados estudos de 1990 até 2013, em 25 artigos selecionados, além de bibliografias e pesquisas cientificas, onde nota-se a atualização do assunto e os avanços feitos até recentemente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (143.9 Kb)   docx (47.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com