TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Troca de Energia no Corpo

Por:   •  10/10/2016  •  Resenha  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 2

1-Introdução

A energia que o nosso corpo utiliza é retirada através quebra dos macronutrientes, carboidratos, proteínas e lipídios. Nossa principal fonte de energia é o carboidrato, que após ser ingerido em grandes quantidades, é degradado em pequenas moléculas (glicose, frutose e galactose) que caem na corrente sanguínea e vão para as células, para serem estocadas em forma de glicogênio, principalmente muscular e hepático. Parte desses nutrientes já serão utilizados para produção de energia, sendo que essa energia é retirada a partir da quebra da molécula de glicose (como exemplo) e armazenada nas ligações das moléculas de ATP-CP.

2- Sistemas de produção e liberação de energia

O ATP é nossa molécula energética, ela é quem transporta a energia produzida nas mitocôndrias (principalmente na cadeia transportadora de elétrons) até os locais onde houver necessidade. A enzima responsável pela quebra e ressintese de ATP é a Creatina quinase. O ATP (adenosina trifosfato) pode estar na forma de ATP livre e será utilizado pela ativação da via anaeróbia alática (exercícios com até 10 segundos de duração), pode ser produzido durante a atividade física pela ativação da via anaeróbia lática (exercícios com duração entre 10 segundos a 3 minutos) e  ou pela ativação da via aeróbia ( exercícios acima de 3 minutos)

3- Liberação de energia pelos carboidratos

Os carboidratos proporcionam o único substrato dos macronutrientes cuja energia armazenada gera ATP anaeróbicamente, isso é importante para ressaltar que o catabolismo dos lipídios se dá principalmente (em porcentagens) no metabolismo aeróbio, quando esta via é ativada e o consumo de carboidratos se torna baixo, já que divide o fornecimento de ATP com as moléculas de ácidos graxos, sendo essa uma molécula que libera muito mais energia que a glicose. Os carboidratos também são utilizados na via anaeróbia lática.

4-Via anaeróbia alatica

A anaeróbia alática se dá quando a energia é usada em grandes quantidades e utiliza principalmente os ATPs livres, não havendo tempo para a produção de energia que está sendo solicitada, fazendo com que o indivíduo fadigue rápido, por isso essa via metabólica atua aproximadamente nos 10 segundos iniciais de atividades. Pessoas que praticam atividades que utilizam dessa via metabólica (levantadores de peso, corredores de 100 metros como exemplo) possuem grande quantidade de creatina quinase, como já foi dita, é a enzima responsável por quebrar ATP para liberar energia e depois fazer a ressintese dessa molécula. O aporte de oxigênio nesta via é insuficiente.

5- Via anaeróbia lática

Esta é uma via de produção de energia rápida, mas que também não é tão eficaz se comparada com a via aeróbia. A produção de energia através desta via se dá principalmente pela quebra da molécula de glicose, transformando-a e 2 íons de hidrogênio, 2 moléculas de ATP e 2 lactatos. A enzima envolvida nessa reação é a lactato desidrogenase. No entanto, gasta-se muita glicose para produzir pouca energia, logo, esta via é ativada na atividade física  após 10 segundos até 3 minutos. O aporte de oxigênio nessa via também é insuficiente.

6-via aeróbia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (47.3 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com