TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  6/8/2019  •  Resenha  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA

DISCIPLINA: Aprendizagem Motora

DOCENTE: Dra. Juliana Aparecida de Paula Schuller 

DISCENTE: Kamila Laet Moreira

Entrega: 31 de julho de 2019.

1 – Resumo do Vídeo “04 ESTILOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM MOTORA”

O comportamento motor humano tem sido objeto de estudo de inúmeros pesquisadores há mais de um século. A Aprendizagem Motora busca a compreensão dos mecanismos e processos subjacentes à aquisição de habilidades motoras e dos fatores que influenciam esse processo, nesse estudo destacam-se as pesquisas sobre a organização, a maturação e a motivação através do Feedback nas práticas e as instruções apresentadas prévia ou posteriormente à execução da habilidade motora.

Segundo o vídeo temos quatro tipos de aprendizagem motora, são elas:

  • Fase de transição é a ampliação de habilidades motoras marcado pelo maior controle motor.
  • Fase de restrições físicas e cognitivas, sendo estruturais e funcionais, relativamente envolve o crescimento ao desenvolvimento. A idade, níveis de educação, motivação são variáveis chaves do ensino e aprendizagem.
  • Fase de Feedback existem alguns reprocessamentos de informação. Quando se aprende uma habilidade ocorre o erro de execução.  Este erro é muito importante pois ele ajuda a corrigir o aprendiz, dá uma  condição de orientação.  Sendo que o próprio indivíduo também começa a corrigir suas ações. Existe um passo chamado de retroalimentação que ada mais  é  que  uma  reorganização  de  todo  o  processamento  que  o  próprio  indivíduo  faz  denominado  circuito  de  feedback  intrínseco,  ou  seja, interno   que pertence a própria pessoa.  O feedback interno não é suficiente  para  que  haja  a  correção  integral  do  movimento.  Então aparece um reprocessamento dado por novas informações,  por  meio  de  um  instrutor,  professor,  orientador,  o  qual denominamos de feedback extrínseco ou externo
  • Fase de restrições de ambiente e sócio culturais, nesse contexto o ambiente, clima e as diferenças entre sexo, valorização esportiva.

A demonstração, uma das formas de fornecer instrução previamente à execução da habilidade motora, tem sido reconhecida como uma importante fonte de informação no processo de aquisição de habilidades motoras, por possibilitar ao aprendiz a obtenção de informações sobre a natureza da tarefa a ser realizada, focando na informação sobre o “como fazer”, quando um aprendiz é orientado por um professor/instrutor ou de forma autocontrolada, observa um modelo executar uma ação motora, seja ela esportiva, de lazer ou de qualquer outra natureza, e tenta capturar as informações relevantes daquela ação, por meio de seu sistema sensorial.

A abordagem motora fundamentada nos princípios da Psicologia Cognitiva, que considera o ser humano um processador e armazenador de informações e que forma representações que servem como referências para o movimento. Desse modo, partindo-se da premissa de que o estudo da demonstração em Aprendizagem Motora tem seguido seu curso sob influência dessas teorias, o objetivo deste texto é fazer uma revisão dos estudos em sala baseados nos pressupostos da aprendizagem motora e da ação, para identificar principais desafios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (105.7 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com