TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE HISTÓRIA CAMPUS ANANINDEUA

Por:   •  22/2/2019  •  Resenha  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

FACULDADE DE HISTÓRIA

CAMPUS ANANINDEUA

Disciplina: Currículo, planejamento e avaliação

Professor: Aluísio Fernandes da Silva Júnior

Discente: Ricardo Júlio Gonçalves de Oliveira

Texto: LIBÂNEO, José Carlos. Didática - São Paulo: Cortez,1994.(Coleção Magistério 2° grau. Série Formação do professor)

Resenha Crítica

O autor inicialmente faz reflexão acerca do planejamento escolar e como o desenvolvimento deste processo é complexo, primeiramente é apresentado o planejamento escolar mais ortodoxo, aquele baseado na realização de atividades e pautado no planejamento da ação docente, que inclui o plano da escola, o plano de aula e o plano de ensino. Posteriormente o autor faz reflexão acerca das relações sociais no âmbito escolar e como toda essa dinâmica social se faz complexa e influenciada por diversos fatores, tais como razões econômicas, políticas e sociais.

Mediante as diversas problemáticas sociais que envolvem a sociedade, se faz necessário ações no planejamento escolar para que se construa ações não somente na sala de aula e sim diretamente ligadas as individualidades dos alunos, afim de promover cidadãos mais críticos e com lucidez da realidade em que se enquadram. Dessa forma o autor determina as funções do planejamento escolar, de forma um tanto quanto sistêmica, todavia compreensível, essa medida tem como finalidade a facilitação e melhor aproveitamento do trabalho docente e facilitação no preparo de aula, atualização do plano de aula, assegurar unidade e coerência no trabalho docente, estabelecimento de objetivos, vale salientar a importância da realização dessas atividades de maneira objetiva afim de promover melhor absorção do discente.

É explicitado no texto, a necessidade de uma educação objetiva e democrática, ou seja, uma educação longe de ser mecanizada e que se aprofunde no senso crítico do aluno e possibilite a compreensão de conteúdos mais densos para alunos que em grande medida, não possuem no âmbito extraescolar o acesso a esse tipo de leitura e conhecimento. Cabe ao planejamento da escola a promoção do acesso das classes mais pobres a política, cultura e ao exercício de cidadania.

O plano da escola, é um requisito indispensável para o sucesso do âmbito educacional, ele deve nortear as atividades desempenhadas pelo educador, e deve ser fruto de uma análise político-pedagógica da realidade evidenciada pelos alunos afim de fazer reflexão acerca de qual medidas exercer para formação daquele aluno, o autor cita a importância das diretrizes escolares, e do mapeamento acerca das características econômicas, culturais, sociais, políticas no qual a escola está inserida.

Dessa forma, de maneira geral o texto do autor José Carlos Libâneo, faz uma análise muito boa acerca da importância da escola na vida do indivíduo, se apossando do planejamento escolar como meio que vai nortear um caminho para o sucesso escolar na formação dos alunos, afim de promover na educação pública, a formação de cidadãos com senso crítico, consciência de classe, com acesso ao conhecimento cientifico. E uma escola que compreenda as especificidades do contexto social no qual o aluno está inserido e adote medidas para amenizar essa problemática e acompanhar o aluno conforme suas especificidades e realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (51.2 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com