TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ACUPUNTURA APLICADA NA GESTAÇÃO

Por:   •  20/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.575 Palavras (15 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

 

ACUPUNTURA APLICADA NA GESTAÇÃO

[pic 2]

São Paulo - SP

2016

ACUPUNTURA APLICADA NA GESTAÇÃO[1]

                                   Adriana de Araújo Lima [2]

                     

           

Resumo:

Nos distúrbios de ligamentos e carga sobre os músculos da coluna vertebral, ocasionada principalmente na gestação da mulher, pode haver os famosos desconfortos e indisposições musculoesqueléticos, donde o prejuízo da sensação do bem estar físico pode ocorrer, caracterizando assim a lombalgia. Estima-se que a grande parte das gestantes é acometida por dores nas costas e que já sofriam desses sintomas antes de sua gravidez. A acupuntura dispõe de recursos terapêuticos e técnicas, com intuito de aliviar e prevenir as dores e os desconfortos ocasionados pelas mudanças posturais na gestação no qual se incluem as terapêuticas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Alguns autores abordam o tratamento da lombalgia gestacional com a técnica da acupuntura, mostrando que diversas técnicas utilizadas por esta terapia podem ser ferramentas de propostas muito fortes que vão ao encontro da reabilitação das gravidas com queixa de dores lombar, apresentando benefícios e poucas contra indicações com o uso costumeiro da técnica da acupuntura.

PALAVRAS-CHAVE: Acupuntura; Gestação; Sintomas; Lombalgia.

Abstract:

The ligaments and load on the muscles of the spine disorders, caused mainly during pregnancy the woman may be the famous discomforts and musculoskeletal ailments, where the loss of the sense of physical well-being can occur, characterizing the low back pain. It is estimated that most of the pregnant women are affected by back pain and already suffering these symptoms before her pregnancy. Acupuncture has therapeutic and technical resources, in order to alleviate and prevent pain and discomfort caused by postural changes during pregnancy in which include therapies of traditional Chinese medicine (TCM). Some authors discuss the treatment of gestational low back pain with acupuncture technique, showing that many techniques used by this therapy can be tools of very strong proposals to meet the rehabilitation of pregnant complaining of low back pain, with benefits and few contraindications with customary use of acupuncture technique.

        .

KEY WORDS:  Acupuncture; Gestation; Symptoms ; Lumbago .

SUMÁRIO

1.

INTRODUÇÃO        4

2. ACUPUNTURA? O QUE VEM A SER        7

3. DIAGNÓSTICO DA ACUPUNTURA NA GESTAÇÃO        8

4. TRATAMENTO DAS GESTANTES SEGUNDO A ACUPUNTURA        9

CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        13


  1. INTRODUÇÃO

 

A gestação modifica drasticamente o corpo da gestante donde é iniciado a partir da fertilização, sendo descrita como um processo fisiológico compreendido pela muitas adaptações em seu corpo. Esta mudança é vista tanto na esfera biológica quanto na social (COSTA, 2009 e ASSIS, 2010). A gravidez é um período marcado pelas modificações físicas, que a maior partes das mulheres no período gestacional é seguidas de um processo de alterações e de adaptações fisiológicas e anatômicas e por muitas das vezes, também psicológicas, que são imprescindíveis para o completo quadro do crescimento e desenvolvimento da vida do embrião uterino. O maior problema que ocorre na gestação causa modificações no sistema músculo esqueléticas que tende a provocar as queixas em algumas gestantes e na maioria das vezes, provoca mudanças no habito da postura donde acaba ocorrendo a lombalgia gestacional, que chegam, muitas vezes, a limitar as atividades de vida diária. Estas modificações fisiológicas ocorrem-nos diversos sistemas corporais, sendo frequentes as alterações no sistema muscoloesquético, sendo evidenciado por Assis e Tiburcio (2004) e Santos e Gallo (2010) o deslocamento do centro de gravidade para frente, por conta do aumento do abdome e das mamas, o que leva a alterações de postura, como diminuição do arco plantar, hiperextensão dos joelhos e ante versão pélvica. Essa mudança do corpo por conta do bebê geram uma acentuação da lordose lombar e consequente tensão da musculatura para vertebral, o que muitas vezes leva a queixas de desconforto. Santos e Gallo (2010) conceituam que “a dor lombar é uma queixa comum na população em geral e é sintoma frequentemente relacionado à gestação”.

Para Santos e Gallo (2010) o diagnóstico clínico da dor lombar, caracteriza-se por dor à palpação da musculatura para vertebral, diminuição da amplitude de movimento da coluna lombar, sinais esses que interferem diretamente na marcha e na postura. Já a dor pélvica posterior tem caráter intermitente, poderá irradiar-se para a região glútea, comprometendo ainda mais a marcha e a postura estática. Também é conhecida por dor lombar, a dor que se localiza na parte inferior das costas incluindo as nádegas, estendendo-se na borda inferior da última costela na altura do canal de energia da Bexiga, tendo em vista que a zona lombar está profundamente influenciada pelos canais da Bexiga e Du Mai e pode ser causada por diversos fatores como; Deficiência de Rim, Vento-Frio invadindo as costas, Umidade-Calor, Esforço excessivo, Estase de Sangue, Contusão, Mucosidade, Queda, Repouso em superfícies úmidas dentre outras. Essa patologia era tão importante que mesmo nos primórdios da medicina chinesa existem relatos de capítulos inteiros dedicado a tratamentos dos mais diversos tipos de lombalgias como no clássico Tratado de Medicina do Imperador Amarelo é dedicado às lombalgias e seus tratamentos. Existe uma estimativa alta em que as gestantes normais são acometidas por dor nas costas e já sofriam desses sintomas antes da gravidez. As alterações posturais são mais evidenciadas após o 8º mês de gestação, quando o crescimento abdominal e da mama são visíveis. (SOUZA E MEJIA, 2012).  O surgimento de dores nas costas durante o período gestacional é comum, por vários motivos como: a alta frequência, intensidade e desconforto provocado pela dor, contribuindo, de modo negativo o seu desempenho no trabalho, no sono, na vida social, atividades domésticas e lazer. Os estudos de prevalência que são disponíveis nos trabalhos de Martins e Pinto e Silva (2005) descreve que em média, oito em cada dez mulheres poderão apresentar dores na área da coluna vertebral e pelve em algum momento da gravidez. Levando em consideração que atualmente se veicula a importância da atenção integral à saúde da mulher que envolve diversos serviços voltados à promoção, prevenção, assistência e recuperação da saúde, as ações são realizadas com a participação de vários agentes (profissionais de saúde, dirigentes e usuário) e em todos os níveis de atenção (BRASIL, 2002).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (251.7 Kb)   docx (231.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com