TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração de Medicamentos em Recém-Nascidos

Por:   •  14/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  799 Visualizações

Página 1 de 3

Administração de medicamentos em Recém-Nascidos

Quando se fala em administração de medicamentos na neonatologia é preciso ter conhecimento das particularidades fisiológicas dos recém-nascidos assim como a consciência de que o cuidado a estes pequenos seres envolve a capacitação contínua dos profissionais.

A medicação tem objetivo de produzir reação efetiva para a atividade terapêutica desejada. Nos neonatos algumas variáveis influenciam neste objetivo, pois contribuem para a definição da dose da medicação. O peso por exemplo, altera nos primeiros dias de vida e 10 a 20% já indicam ajuste na dose.Outros fatores que influenciam a dosagem são: superfície e composição corporal; enfermidade; maturidade dos órgãos envolvidos na metabolização, absorção e eliminação do medicamento.

Sendo assim também é importante observar alguns pontos para que administração seja efetuada de forma segura, estes compõem os oito acertos da administração de medicamentos que são: Medicamento certo; paciente certo; hora certa; documentação certa; razão certa e resposta certa.

A administração de medicamentos é um procedimento que requer conhecimentos de farmacologia relacionados ao tipo da droga, mecanismo de ação, atuação nos sistemas orgânicos, excreção, além dos conhecimentos de efeitos adversos.

Algumas etapas estão envolvidas neste processo e os profissionais de enfermagem devem conhecer suas peculiaridades a fim de prevenir erros que coloquem em risco a vida do cliente, são elas: absorção, distribuição e eliminação

Vias de Administração:

Intravenosa ou Endovenosa: Essa via é utilizada quando se deseja uma resposta rapida ao medicamento ou quando está impossibilitada a utilização de outras vias por doenças ou condições do neonato.
Intramuscular: Nesta via, a droga é absolvida por meio da vascularização muscular. A absorção é proporcional ao fluxo sanguíneo, superfície de coleção da droga no musculo e tônus muscular.
O musculo vasto lateral da coxa é o indicado em RN, devendo a agulha ser injetada em 90° em relação a pele.

Subcutâneo e Intradérmica: Administração subcutânea não tolera substancias irritantes, a solução injetada deve ser isotônica e o volume máximo não pode ultrapassar 0,1ml.
Os locais indicados são face externa lateral da coxa e parede abdominal, a agulha deve ser injetada em 45° com a pele.
Na via Intradérmica o medicamento é depositado logo abaixo da epiderme; o antebraço é o local indicado, a agulha deve ser injetada de 5 a 25° da pele.

Oral: Na administração Oral os medicamentos se apresentam de diferente formas sendo elas liquido,pós,comprimidos ou capsulas.
Neonatos correm risco de aspirar por sentirem dificuldade em engolir, neste caso recomenda-se triturar ou abrir comprimidos e capsulas e e respectivamente misturar com liquido de sabor agradável.

Administração de medicamentos em idosos:

A administração de medicamentos é uma responsabilidade de grande importância da enfermagem em qualquer tempo, mas particularmente quando as substancias medicamentosas são aplicadas em idosos. O processo de enfermagem fornece uma estrutura prática para a administração de medicação sendo elas a avaliação do histórico de saúde, avaliação de sinais vitais, determinar possíveis reações adversas, determinar a capacidade de deglutir e entender a necessidade da medicação.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (50.3 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com