TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Anatomia Humana

Por:   •  23/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.182 Palavras (13 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
BACHAREL EM ENFERMAGEM

ANDREYA GOMES GALVÃO RA: 8099602



1º PORTFÓLIO DE ANATOMIA 







BOA VISTA, SETEMBRO DE 2019

[pic 2]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
BACHAREL EM ENFERMAGEM

ANDREYA GOMES GALVÃO RA: 8099602






[pic 3][pic 4]




BOA VISTA, SETEMBRO DE 2019

1) Definir anatomia, anatomia sistemática ou sistêmica, anatomia segmentar, anatomia de superfície, anatomia funcional, anatomia aplicada, anatomia radiológica e anatomia comparada.

         A Anatomia é o estudo detalhado das estruturas e das relações entre elas.   É a ciência que estuda a forma, a estrutura e organização dos seres vivos, tanto macro quanto microscopicamente.

Anatomia Sistemática ou Sistêmica: estuda de modo analítico e separadamente as várias estruturas de cada órgão dos sistemas que constituem o corpo humano, como o esquelético, o muscular, o circulatório, etc.

Anatomia Segmentar: É a organização do corpo humano, não pela forma detalhada, mas sim por segmentos das partes principais (cabeça, pescoço, tronco, membros superiores e inferiores.

Anatomia de Superfície: Analisa o corpo humano somente na forma visual, sem o uso da dissecação. 

Anatomia Funcional: Analisa as funções do corpo humano, estabelecendo relações recíprocas e funcionais das várias estruturas dos diferentes sistemas.

Anatomia Aplicada: Foca na importância do estudo para seus diversos campos, como as atividades médicas, cirúrgicas e artísticas.

Anatomia Radiológica: Esse ramo da anatomia, juntamente com a clínica, faz por meio de raio-x, o estudo do corpo humano.

Anatomia Comparada:  Estuda de forma comparativa, a anatomia de espécies animais, com foco no seu desenvolvimento, e sua história evolutiva (filogenética) dos órgãos, de modo a estabelecer as semelhanças entre elas.


2) Conceituar nomenclatura anatômica.

A nomenclatura anatômica de Anatomia é o conjunto de termos aplicados para nomear e descrever o indivíduo ou suas partes, ou seja, foi inserido para que pudesse haver uma padronização da mesma podendo ser criticada e modificada.

3) Definir a posição anatômica de estudo.

Na posição anatômica, o indivíduo está em posição ereta, em pé (posição ortostática) com a face voltada para a frente e em posição horizontal, de frente para o observador, com os membros superiores estendidos paralelos ao tronco e com as palmas voltadas para a frente, membros inferiores unidos (calcanhares unidos), com os dedos dos pés voltados para a frente.

4) Explicar os planos de delimitação e os planos de secção do corpo humano.

Os Planos de Delimitação, como próprio nome sugere, delimitam o corpo humano como se ele estivesse dentro de uma caixa fechada, contando seus seis lados que representam os planos tangenciais de sua superfície, eles são:

Plano Anterior e Posterior: São dois planos verticais, dos quais uma passa na frente do corpo e o outro atrás do corpo.

Plano Superior e Inferior: São dois planos horizontais, um superior (a cabeça), chamado de plano superior ou cranial e o outro abaixo das plantas dos pés, chamado de inferior ou podalico.

Planos laterais:  Presentes junto às partes laterais (direita e esquerda) do corpo humano.

Os planos de secção (dividem) o corpo humano em 4 tipos principais:

1-Plano Mediano: Divide o corpo em duas metades iguais (direita e esquerda).

2- Plano Sagital: Passa paralelamente ao plano mediano. O eixo que compõem essa delimitação é um eixo látero-lateral ou transversal que passa de um lado para o outro e caracteriza os movimentos articulares (flexão e extensão).

3- Plano Coronal ou Frontal: Divide o corpo nas partes anterior (ventral) e posterior (dorsal). O eixo que compõe essa delimitação é um eixo anteroposterior ou sagital, que passa da parte anterior até a parte posterior, é caracterizado os movimentos articulares (abdução e adução).

4- Plano Transversal ou Horizontal: Divide o corpo nas partes superior (cranial) e inferior (caudal). Esse plano passa paralelamente aos planos cranial e caudal. O eixo que compõe essa delimitação é o eixo longitudinal, ou crânio caudal, caracterizando os movimentos articulares de (rotação laterais e mediais, pronação e supinação)

5) Explicar os eixos anatômicos.

Os eixos são linhas imaginárias traçadas no indivíduo unindo os centros dos planos de secção. Os eixos principais seguem 3 direções ortogonais:

Eixo Sagital/ anteroposterior: está unindo o centro do plano ventral ao centro do plano dorsal. É um eixo heteropolar, pois suas extremidades tocam em porções não correspondentes do corpo humano.

Eixo Longitudinal/Cranial: une o centro do plano cranial ao centro do plano caudal. Atravessa o centro do plano de secção transversal, também e um eixo heteropolar, pois suas extremidades tocam em porções não correspondentes do corpo humano.

Eixo Transversal/Latero-lateral: une o centro do plano lateral direito ao centro do plano lateral esquerdo e vice-versa. Este é homopolar, pois suas extremidades tocam em pontos correspondentes do corpo humano.

6) Estabelecer as relações entre os eixos e os planos de secção.

A relações entre os eixos e os planos de secção são, que, os eixos são sempre perpendiculares ao plano de movimento. Os eixos associados com os planos irão gerar movimentos corporais tais como: flexão/extensão, abdução/aduçao e rotação interna (medial/rotação externa (lateral).

7) Definir os termos de posição e direção: superior ou cranial, inferior, caudal ou pododáctilo, anterior ou ventral, posterior ou dorsal, lateral, medial, intermédio, mediano, médio, proximal, distal, palmar ou volar, plantar, interno, externo, superficial, profundo, radial, ulnar, tibial, fibular, ântero-posterior ou dorsoventral, látero-lateral e longitudinal ou craniocaudal ou súpero-inferior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (144.7 Kb)   docx (32.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com