TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade no Portfólio sus

Por:   •  25/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  582 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade no Portfólio
Objetivo
Compreender as principais áreas programáticas da saúde pública nos serviços
de saúde oferecida à população.
Descrição da atividade
Até o momento, temos estudado sobre o SUS e seu funcionamento, responsabilidades
e modelos assistenciais. A partir das leituras realizadas você irá desenvolver um esquema
que inclua a rede de atenção à saúde e doença existente em sua cidade, públicos e privados,
e os programas de saúde implantados. Você poderá desenvolver um fluxograma dos atendimentos, um desenho ou por meio de imagens, expor a rede de atenção (primária, secundária, terciária e quaternária) e explicar os programas de saúde (finalidade do programa e papel dos profissionais).Feito isso, elabore um relatório comparando os achados da rede de atenção de sua cidade com os materiais de estudo da disciplina, dando um parecer.Poste a sua resposta no Portfólio.

Desenvolvimento da atividade:

   Fluxograma dos atendimentos e atenção á Saúde de Senhora dos Remédios- MG

[pic 1]

Na minha cidade mais precisamente no meu bairro existe uma unidade de estratégia saúde família, lá se encontram os agentes comunitários de saúde, técnico em enfermagem. Enfermeiro, médico e dentista. Os agente comunitários além de resolverem problemas administrativos, agendamentos, entregas de exames, etc., nas casas fazem vistorias da dengue, orientações, e prevenções relacionadas a saúde, além de direcionamento ao agendamento médico quando necessário. O enfermeiro e a médica, também realizam visitas domiciliares para pessoas acamadas ou domiciliadas, ou em casos necessários. Na unidade são realizados atendimentos de clinica médica, pré-consultas, atendimento odontológico, realiza-se eletrocardiograma, coleta de exames laboratoriais, inalação e curativo. Observa-se de acordo com estudos que esta unidade é de fato porta de entrada do Sistema Único de Saúde, são feitos os primeiros atendimentos para prevenção e cuidados para os primeiros sinais de problema de saúde, sendo assim essa é uma rede de atenção primária.

Do mesmo modo existe outra Unidade Básica de Saúde mais centralizada, com algumas especialidades, como oftalmologia, cardiologia, psiquiatria, pediatria, neurologia, ortopedista, pediatria, otorrinolaringologia, são atendimentos feitos em dias específicos com horário agendado, de acordo com a disponibilidade de vagas, além dos cuidados com a saúde da mulher, atendimento ginecológico e preventivo.

São realizados exames de raios-X, ultrassonografia, eletrocardiograma e exames laboratoriais, a sala de vigilância epidemiológica fica localizada também nesta unidade, são realizadas também vacinas, e os agentes de endemias que tem como funções, dentre outras: coleta c processamento de dados, análise e interpretação dos dados processados, divulgação das informações, investigação epidemiológica de casos e surtos, análise dos resultados obtidos e recomendações e promoção das medidas de controle indicadas, tem propósito é fornecer orientação técnica permanente para os que têm a responsabilidade de decidir sobre a execução de ações de controle de doenças e agravos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (361 Kb)   docx (332.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com