TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PERSPECTIVA DOS PROFISSIONAIS DO PROJETO DANT’s, SOBRE AS DIFICULDADES, DESAFIOS E ADESÃO AS PRÁTICAS CORPORAIS E HÁBITOS SAUDÁVEIS ATRAVÉS DA ATIVIDADE FÍSICA NO SUS

Por:   •  5/6/2021  •  Artigo  •  2.818 Palavras (12 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 12

PERSPECTIVA DOS PROFISSIONAIS DO PROJETO DANT’s, SOBRE AS DIFICULDADES, DESAFIOS E ADESÃO AS PRÁTICAS CORPORAIS E HÁBITOS SAUDÁVEIS ATRAVÉS DA ATIVIDADE FÍSICA NO SUS.

Este presente artigo tem como objetivo investigar as perspectivas dos Profissionais de Educação Física do DANT’s sobre as dificuldades, capacitação e práticas de hábitos saudáveis através da atividade física no Sistema Único de Saúde – SUS.

Autores: Annelize Morales Paulo Farezim, Ângela Kemel Zanella

Resumo

A Atividade Física inserida no SUS vem tomando grandes proporções através da Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças. Não existindo uma literatura completa sobre o assunto, esta pesquisa vem através desta conseguir descrever estas praticas, com a finalidade de fortalecer as Políticas Publicas de Saúde no município. Esta pesquisa caracteriza-se por ser quanti-qualititiva, com questionário enviado via link designado diretamente aos professores de Educação Física atuantes no Projeto DANTs do município de Uruguaiana/RS. Tem como objetivo conseguir descrever os benefícios da atividade física, também como as dificuldades e transtornos na aplicação, identificando o perfil de cada Professor e analisando suas opiniões. O Projeto DANTs (Doenças e Agravos não Transmissíveis) é atuante no Município desde 2010, totalizando 10 Professores em sua composição, sendo realizado em todas as ESFs do Município de forma gratuita.

Abstract

The Physical Activity inserted in the SUS has been taking great proportions through the Promotion of Health and Disease Prevention. Without a complete literature on the subject, this research comes through this to be able to describe these practices, with the purpose of strengthening the Public Health Policies in the municipality. This research is characterized by being quanti-qualititative, with a questionnaire sent via a link assigned directly to the Physical Education teachers working in the DANTs Project of the municipality of Uruguaiana / RS. It aims to be able to describe the benefits of physical activity, as well as difficulties and disorders in the application, identifying the profile of each teacher and analyzing their opinions. The DANTs Project (Diseases and Noncommunicable Diseases) has been active in the Municipality since 2010, totaling 12 teachers in its composition, being carried out in all the FHS of the Municipality free of charge.

Introdução

Com o crescimento e desenvolvimento populacional, bem como com o envelhecimento da população e a inversão da pirâmide etária, aumentaram a detecção e surgimento das Doenças Crônicas e Agravos Não Transmissíveis (DANTs), as quais são as principais causas da morbimortalidade, tanto no cenário mundial quanto nacional, levando a óbito de 38 milhões de pessoas no ano de 2012 (BRASIL, 2011). Desses, 42%, ou seja, 16 milhões poderiam ter seus óbitos evitados, caso as iniciativas de prevenção às DANTs fossem mais efetivas (OPAS, 2015).

Várias são as DANTs incidentes nos países desenvolvidos e prevalentes nos em desenvolvimento, entre elas destaca-se: Hipertensão Arterial Sistêmica, Diabetes Mellitus, Neoplasias, Doenças Cérebro Vasculares, Doenças Pulmonares Obstrutivas Crônicas, entre outras. Embora sua etiologia seja incerta, são diversos os fatores de risco (dislipidemia, sedentarismo, obesidade, etc), além de apresentarem longos períodos de latência com curso prolongado, de origem não infecciosa associadas a deficiências e incapacidades funcionais (WHO, 2005).

Em breve histórico sobre atividade física em saúde publica, a transição epidemiológica nas ultimas décadas tem demonstrado relevância da atuação dos Profissionais de Educação Física na operacionalização de políticas publicas voltadas a promoção da saúde uma vez que o sedentarismo, fator de risco para doenças crônicas, tem apresentado prevalência (SCABAR,2012).

Em 2006, foi criada Política de Promoção a Saúde (PNPS), incluindo a pratica corporal e atividade física (PCAF) nas ações da rede básica de saúde e na comunidade (SCABAR,2012).

Tendo em vista o crescimento das doenças não transmissíveis – DANT’s – (Hipertensão, Diabetes, Doenças coronárias, sedentarismo, obesidade, dentre outras), responsáveis pelas qualidades, internações e gastos no SUS. As DANT’s, repercutem na situação econômica do país, é nesse universo que se revela a importância das práticas voltadas a promoção à saúde, ou seja, na compreensão da saúde como um processo ao invés da ausência da doença, na priorização da vida com qualidade, na defesa do posicionamento político em torno das relações sociais imparciais (MORETTI, 2009).

As estratégias e ações de Promoção a saúde, prevenção e combate as DANT’s são atualmente um dos maiores desafios para o setor da saúde (LOCH, 2012).

Com esta breve descrição, podemos assim dizer que houve a necessidade da inserção da atividade física em nosso município de Uruguaiana no SUS, surgindo a partir de 2010 o Projeto DANT’s, com afinalidade de fortalecer as Políticas Publicas de Saúde no município com investimento na Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças.

Nos dias de hoje o ser humano por possui uma vida sem tempo para a prática de exercícios físicos acaba deixando de cuidar de si próprio, ocasionando o sedentarismo e alguns fatores de risco associados a esta prática (MATSUDO, 2001). O projeto de Atenção as Doenças e Agravos não Transmissíveis (DANTS) do Município de Uruguaiana-RS oferecem a oportunidade para que as pessoas se exercitarem não importa se ela reside na zona rural ou urbana da cidade, com os profissionais capacitados guiando a todo o momento a execução das atividades e esclarecendo dúvidas aos usuários do SUS, visando sempre seu bem estar.

Não havendo dados relevantes inseridos no DATASUS (Departamento de Informática do SUS), esta pesquisa se tornará de suma importância buscando o aprimoramento do sistema através de dados coletados no Projeto DANT’s do município de Uruguaiana, como qualquer projeto pioneiro tem suas limitações quanto à coleta e repasse de recursos, disponibilidade de espaços designados a prática das atividades físicas (DATASUS, 2017).

Diante deste panorama, o presente estudo tem por problemática: As dificuldades que o profissional de Educação Física possui quanto barreiras e limitações referentes a materiais, recursos, cursos de aperfeiçoamento, bem como a incorporação a equipes multiprofissional de trabalho.

Metodologia

Esta pesquisa caracterizou-se por ser Quanli-quantitativa, incluídos nesta os profissionais de Educação Física inseridos no SUS, atuantes no Projeto DANTs do Município de Uruguaiana, totalizando 10 Professores.

Os critérios de inclusão são de Professores atuantes no Projeto DANTs, formados em Educação Física, sendo excluídos da pesquisa os professores que recusaram-se a responder o questionário.

A pesquisa teve prosseguimento com questionário elaborado pelo pesquisador, através da plataforma Google, o qual conta com perguntas fechadas a respeito de formação, atuação no SUS, recursos, dificuldades, melhorias, dentre outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (162.4 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com