TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Aula Prática de Laboratório

Por:   •  22/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.487 Palavras (6 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 6

DISCENTES: Mykaelly Kaline Pereira de Sousa.

ALUNA: Nilce Giovana Pereira Lima Barros

Aula prática de laboratório

RELATORIO

O laboratório de microbiologia do Instituto Federal de Princesa Isabel-PB, possui um ambiente   integrado   as   atividades   voltadas   as   práticas   laboratoriais, com possibilidades   de   desenvolvimento   de   pesquisa, ensino   e   extensão. Inevitavelmente a   convivência de   pessoas, agentes   e   amostras   biológicas, equipamentos, reagentes e resíduos num mesmo espaço, agrega um certo risco de contaminação eminente da exposição em determinado espaço, desta forma sendo indispensável o uso de equipamentos de segurança, tendo em vista   que   o   ser   humano   por   mais   profissional   que   seja, ainda   sim, está susceptível a acidentes que acarretem contaminação. Neste relatório copila as principais   atividades   desenvolvidas   durante   as   aulas   de   microbiologia, elucidando com detalhes procedimentos realizados no interior do laboratório.

Palavras Chave: Laboratório, Pesquisa, Contaminação.

1. INTRODUÇÃO

Neste   relatório   apresento   uma   síntese   de   todas   as   aulas   de microbiologia   evidenciando   a   importância   de   casa   procedimento   realizado dentro do laboratório. Também evidencio que não estive presente nas aulas práticas, entretanto   no   objeto   deste   relatório   focalizo   na   importância   dos procedimentos e da técnicas utilizadas em laboratório.  Estudar Microbiologia faz o aluno adquirir a capacidade de reconhecer os organismos microbianos que fazem parte do mundo em que habitamos. Os principais microrganismos que se integra nos estudos da Microbiologia são as bactérias, os fungos, as algas microscópicas, os protozoários e os vírus.  Entretanto pode-se relatar que   além   dos   grupos   acima   citados, a   Microbiologia   considera   também   o estudo de alguns parasitas e vermes, como o grupo dos helmintos. Evidentemente   que   os   microrganismos, normalmente   habitam   na superfície e no interior do corpo humano. Eles estão presentes em diversas partes do corpo, tendo a capacidade de gerar doenças nos seres humanos. Entretanto, alguns grupos de microrganismos que habitam o corpo humano, sem   produzir   sintomas   aparentes   e   característicos   de   uma   doença, denominadas de microbiota normal ou flora normal do corpo humano. Esses grupos de seres que praticamente são visíveis apenas com o uso de lentes microscópicas, também possuem sua importância para o equilíbrio do planeta, onde os mesmos constituem a base da cadeia alimentar, pois auxiliam na decomposição da matéria orgânica, reciclagem, entre outros processos.

2. OBJETIVOS

2.1. OBJETIVO GERAL

Apresentar os métodos e materiais utilizados em laboratório proveniente das aulas práticas de microbiologia

2.2. OBGETIVOS ESPECÍFICOS

Descrever   os   procedimentos   individuais   realizados   no   interior   do

Informar os tipos de experimento realizados durante as aulas.

- Descrever os procedimentos individuais realizados no interior do laboratório

- Informar o tipo de experimento durante a aula

Descrever   os   procedimentos   individuais   realizados   no   interior   do

Descrever   os   procedimentos   individuais   realizados   no   interior   do

Descrever   os   procedimentos   individuais   realizados   no   interior   do

Informar os tipos de experimento realizados durante as aulas

Informar os tipos de experimento realizados durante as aulas.

3. MATERIAIS E MÉTODOS

Os materiais básicos utilizados no laboratório de microbiologia podem ser divididos em quatro grupos: materiais de vidro, de porcelana, metálicos e materiais diversos. Dentro do laboratório além de perceber os riscos eminentes do ambiente laboratorial, também foram realizadas as análises com objetivo de identificar as possíveis diferenças e semelhanças entre esses equipamentos utilizados em aula. É notável que alguns minutos antecedendo o início da aula, os materiais deverão estar organizados sobre a bancada de trabalho, assim como, ao terminar, deverão ser limpos usando-se a técnica específica para a lavagem de vidrarias, após esses devidos procedimentos os mesmos devem ser guardados em seus respectivos locais.

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

4.1.Microscópio

Evidentemente   que   em   todos   os   locais   onde   exercemos   nossas atividades diárias, seja ela a casa, o local de trabalho ou até mesmo dentro de um   carro   encontramos   microrganismos   das   mais   variadas   formas.   Os microrganismos são vitais para o meio ambiente, estão presentes na vida de todo ser vivo e consequentemente presente na vida humana. Todavia apesar de esses pequenos seres fazerem parte da vida do homem, ainda sim os mesmos passam desapercebidos, pois só podem ser visualizados através da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com