TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Avaliação do documentário Caminhos da Reportagem

Por:   •  22/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 3

Avaliação do documentário Caminhos da Reportagem | Leishmaniose, retrato do abandono

  • Características clínicas e motivos do descaso com esta doença no Brasil:

As principais características clínicas da leishmaniose Tegumentar é que ela é uma doença infecciosa causada por um parasita que é transmitido por um mosquito palha, não é contagiosa, pacientes apresentam feridas na pele 1 ou 2 lesões geralmente em membros inferiores, pode surgir como uma "espinha" que não sara e ao ser espremida contém substância semelhante a água, o paciente tem febre alta, alteração de peso, pode surgir como "caroço" dolorido que cresce, a perna incha comprometendo a locomoção da pessoa, o corpo também fica inchado comprometendo todos os movimentos do corpo deixando o paciente por muitos dias sem se movimentar, pode surgir como "Tumor" no nariz ao espremer sai secreções com sangue, alguns pacientes não podem mais sentir cheiros fortes de produtos químicos, outros pacientes só sentem os sintomas 1 mês depois do contágio surgindo como " Alergia" que compromete o sono, compromete a deglutição dos alimentos.

Os motivos de descaso em relação a essa doença é que 1 em cada 7 pessoas de todo o mundo viva em áreas endêmicas de leishmaniose, sendo que 90% dos casos da América latina se encontram-se no Brasil por atingir a população mais pobre, o paciente é negligenciado, a proliferação desses mosquitos é através do lixo. Existe tratamentos e medicamentos para combater essa doença, mas já é bem antigo é necessário aprimorá-los visando o desenvolvimento de vacinas e novos medicamentos, e buscar a melhoria de políticas públicas tornando o uso de mosquiteiros obrigatórios doados pelo Governo para a população mais pobre que moram nessas zonas endémicas.

   Conquanto, a leishmaniose visceral apresenta como características clínicas dor de cabeça, dor na barriga e no estomago, febre, dispneia, alteração de peso, febre em momentos aleatórios, dor. Essa forma acomete as vísceras afetando a medula óssea que consequentemente afeta o sangue e os demais órgãos que dependem do sangue, paciente pode demorar vários dias para apresentar os sintomas e pode ser assintomáticos em outros pacientes em outros pacientes pode ter reincidência que é quando o parasita não morre aloja-se no fígado espera a baixa de resistência para voltar surgindo várias vezes durante a vida ficando cada vez mais desnutrido, paciente pode apresentar astenia, Hemoptise, alteração no padrão de respiração ficando com comorbidade durante toda a sua vida.

Por fim, os motivos de descaso com essa forma mais grave por ela ser fatal, ela tem predominância em zonas rurais e Nordeste são que o mosquito se alimenta de um hospedeiro geralmente o cachorro infectado se contaminando depois já com o parasita o mosquito pica o ser humano. Por isso, é necessário evitar locais com muita sujeira, com acúmulos de plantas como bananais, vacinas os animais. A descasos também com a população quando as áreas em desmatamento com a ausência de controle dos animais, dos vetores e de tratar todos os enfermos dessa doença. A doença se torna ainda mais fatal quando se tem um paciente com HIV e acaba contraindo a leishmaniose visceral. Existe a medicação para a leishmaniose visceral por via venosa, mas não é tão eficaz por ser bem antigo e ter muitos efeitos colaterais, muitas das vezes o paciente só procura o hospital na sua fase crônica, para concluir os leitos de hospitais devem abranger mais os pacientes com leishmaniose tornando obrigatório ter uma estrutura adequada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (60.5 Kb)   docx (191.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com