TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Bioestatistica

Por:   •  16/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.016 Palavras (5 Páginas)  •  721 Visualizações

Página 1 de 5
  1. Defina estatística e os seus três ramos.

É a parte da matemática aplicada que fornece métodos para a coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões.

Estatística descritiva → organiza, sumariza e descreve um conjunto de dados.

Estatística probabilística – estuda-se o acaso, ou seja, através de cálculos matemáticos, pretende-se prever a ocorrência de dados aleatórios.

Estatística Inferencial – preocupa-se com o raciocínio necessário para se obter conclusões gerais.

  1. Qual a importância da estatística para a Enfermagem?

Estatística é uma parte da Matemática Aplicada que fornece métodos para a coleta, a organização, a descrição, a análise e a interpretação de dados, visando à tomada de decisões. É uma ciência que se dedica ao desenvolvimento e ao uso de métodos para a coleta, resumo, organização, apresentação e análise de dados.

  1. Qual a influência do Estado sobre a estatística?

A estatística surgiu em decorrente ao estado, que necessitou dos conhecimentos.

  1. O que é o método estatístico e quais os dois tipos? Caracterize os tipos de método estatístico?

Acréscimo de conhecimento resulta da observação e do estudo Desenvolvimento de processos científicos para seu estudo e adquirir conhecimentos Método → conjunto de meios dispostos convenientemente para se chegar a um fim que se deseja.

Método experimental= 1) Todas as causas (fatores) constantes; 2) Variar somente um fator; 3) Verificar a influência desse fator no final do experimento.

Método estatístico= 1) Impossibilidade de manter as causas constates; 2) Todas as causas presentes variam; 3) Verificar no resultado final qual influência cabe a cada uma delas.

  1.   Quais são as fases do método estatístico?

Coleta de dados → Direta ou Indireta Direta → feita sobre elementos informativos de registros obrigatórios.

Crítica dos dados Procura de possíveis falhas Crítica externa → causa dos erros por parte dos informantes. Crítica interna → observar os elementos originais dos dados da coleta.

Apuração dos dados Exposição ou apresentação dos dados Análise dos resultados Tabelas e gráficos. Estatística descritiva e Inferencial.

  1.  Caracterize os dois tipos de coleta de dados.

Coleta de dados Fator tempo Contínua → quando feita continuamente Ex.: freqüência de alunos Periódica → quando feita em intervalos de tempo constante. Ex.: censo Ocasional → quando feita extemporaneamente. Ex.: epidemias.

Coleta de dados → Direta ou Indireta → inferida de elementos conhecidos (coleta direta) ou do conhecimento de outros fenômenos Ex.: citar uma pesquisa sobre a mortalidade infantil.

  1.  Defina população e amostra.

População= O conjunto da totalidade de observações individuais sobre as quais as inferências serão feitas, existindo em uma área amostral limitada no espaço e no tempo.

Amostra= As amostras são observações individuais nas quais as medições são realizadas na menor unidade amostral.

  1.  Por que utilizar amostras?

Custo e demora de observar a população; População muito grande; Impossibilidade física de ver toda a população; Confiabilidade das amostras.

  1. Quais são as três premissas para uma boa amostra?

Representatividade= é importante que a amostra sendo utilizada represente a população original como uma versão em miniatura, mantendo as mesmas características.

Aleatoriedade= é importante que todos os membros da população possuam a mesma chance de serem coletados.

Independência= é importante que a seleção de uma determinada observação não influencie a seleção de outra observação proveniente da mesma seleção.

10) Quais são os tipos de amostragem? Quais são as características de cada uma delas?

 CASUAL OU ALEATÓRIA SIMPLES: equivalente a um sorteio, é utilizada quando a população encontra-se desordenada, sendo que por essa técnica, qualquer elemento tem a mesma chance de ser sorteado.

SISTEMÁTICA - novamente é feito o sorteio, sendo que nessa amostragem os elementos da população já se encontram ordenados e, nesses casos, não é necessário se construir um sistema de referência (TNA)

ESTRATIFICADA PROPORCIONAL: utilizada quando a população encontra-se dividida em estratos (ou camadas, faixas, intervalos, etc).

  1. Quais são os tipos de variáveis? Classifique-as.

Variáveis Quantitativas → seus valores são expressos em números

Variáveis discretas: assume apenas um número finito ou infinito contável. Geralmente é o resultado de contagens.

Variáveis contínuas –> assumem valores em uma escala contínua, nos quais valores fracionam fazem sentido. Usualmente devem ser medidas através de algum instrumento.

Variáveis Qualitativas (ou categóricas): não possuem valores quantitativos e são definidas por várias categorias que representam uma classificação dos indivíduos. Podem ser nominais ou ordinais.

Variáveis nominais: não existe ordenação dentre as categorias.

Variáveis ordinais: existe uma ordenação entre as categorias.

Variável Independente → definida como a que exerce influência sobre outra variável Determina ou afeta o resultado observado em uma segunda variável Manipulada pelo pesquisador em seus experimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (156.7 Kb)   docx (105.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com