TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ETAPA 1 - ATPS DE BIOESTATÍSTICA

Artigo: ETAPA 1 - ATPS DE BIOESTATÍSTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 1 – ATPS DE BIOESTATÍSTICA

Passo 3:

Possibilidades de aplicações da Estatística na área da Farmácia:

- A estatística atua na área de manipulação de remédios. Por exemplo, a Estatística fornece metodologia adequada que possibilita decidir sobre a eficiência de um novo tratamento no combate à determinada doença. A Estatística permite identificar situações críticas e, consequentemente, atuar em seu controle, desempenhado papel crucial, por exemplo, no estudo da evolução e incidência da AIDS. E também no controle estatístico de qualidade para otimização e análise de processos industriais.

Podemos dizer que quanto mais evoluído for o trabalho de um farmacêutico, tanto mais ele terá que fazer uso da matemática.

No dia a dia de um farmacêutico que trabalhe na parte de controle de qualidade, por exemplo, este lida com espectrofotômetros, polarímetros, cromatógrafos, titulação, resistência de comprimidos, análise calorimétrica exploratória diferencial, concentrações em soluções e pH, concentração em sólidos, interpretação de gráficos, relação entre excipientes e ativos, etc.

Existem também os farmacêuticos que atuam na área de investigação para a busca e criação de novas drogas, que tenham efeitos benéficos aos organismos de forma geral.

Passo 4:

- A estatística é o ramo da matemática aplicada, na antiguidade os povos já registravam o número de habitantes, nascimentos e óbitos. Faziam “estatísticas”.

- Na idade média as informações eram tabuladas com finalidades tributarias e bélicas.

- No séc. XVI surgem as primeiras analises sistemáticas, as primeiras tabelas e números relativos.

- No SEC. XVIII: A estatística com feição científica é batizada por GODOFREDO ACHENWALL. As tabelas ficam mais completas, surgem as primeiras representações gráficas e os cálculos de probabilidades. A estatística deixa de ser uma simples tabulação de dados numéricos para se tornar "O estudo de como se chegar a conclusão sobre uma população, partindo da observação de partes dessa população (amostra)".

- MÉTODO ESTATÍSTICO

Metodo é um meio mais eficaz para atingir determinada meta.

Dos métodos científicos: destacamos o método experimental e o método estatístico.

MÉTODO EXPERIMENTAL: consiste em manter constante todas as causas, menos uma, que sofre variação para se observar seus efeitos, caso existam. Ex: Estudos da Química, Física, etc.

MÉTODO ESTATÍSTICO: diante da impossibilidade de manter as causas constantes (nas ciências sociais), admitem todas essas causas presentes variando-as, registrando essas variações e procurando determinar, no resultado final, que influências cabem a cada uma delas. Ex: Quais as causas que definem o preço de uma mercadoria quando a sua oferta diminui?

No cotidiano escolar a Estatística é uma ferramenta indispensável para traçar de forma objetiva os rumos que serão tomados dentro da Instituição, tanto no âmbito curricular, como na gestão escolar.

O ensino da Estatística vem ressaltado sua utilização, para que exista um desempenho eficaz no contexto social pelo cidadão. É preciso utilizar o que é aprendido na escola, na vida, e é necessário que haja um currículo, que atenda todas as necessidades cotidianas do individuo. A escola tem essa possibilidade, basta que os professores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com