TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biologia Celular

Por:   •  20/11/2017  •  Abstract  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Tiradentes (Campus Itabaiana)

Curso: Enfermagem

Disciplina: Biologia Celular

Medida de Eficiência I (Host)

Data: 10/08/2017

Alunos: Adrielle do Rosário Mendonça

              Andressa Siquína Souza

              Beatriz Barros Teixeira

              Maria Rayane de Melo Santos

              Morgana Estéfany Fagundes Moraes

              Victória Alves Lima

  1. A vida surgiu, aproximadamente, a 3,5 milhões de anos. Até o século XIX considerava-se que todos os seres vivos existentes se apresentavam como sempre tinham sido. Toda a Vida era obra de uma entidade toda poderosa, fato que servia para mascarar a não existência de conhecimentos suficientes para se criar uma explicação racional. Pensando cientificamente, como poderíamos definir ou explicar a origem das primeiras células? Como era esse primeiro organismo e como ele se alimentava?

Resposta:

As primeiras células surgiram a partir de componentes da atmosfera primitiva, composta por amônia, metano, água, gás hidrogênio e gás carbônico, que sofreram influência de descargas elétricas resultantes de tempestades frequentes dos raios UV. Com tudo, os componentes combinaram-se formando as primeiras moléculas orgânicas que se tornaram aglomerados proteicos, dando assim origem as primeiras formas de vida primitivas, que são as células procariontes. Eram organismos ancestrais, anaeróbios e heterotróficos, que se alimentavam de arqueobactérias fagocitadas. Quando algumas bactérias primitivas passaram a converter substâncias inorgânicas em orgânicas, evoluindo para a capacidade fotossintetizante e tornando-se autotróficos, outras tornaram-se heterótrofas com capacidade aeróbia.

  1. Todas as células, tanto procariontes quanto eucariontes, têm uma membrana que as envolve, que separa o meio do exterior, do ambiente. Ela administra o que entra e o que sai na célula (seletivamente permeável), e mantém o potencial elétrico. Dentro da célula, um citoplasma salino ocupa a maior parte do volume da célula e possuem DNA, o material hereditário onde estão dos genes, e RNA, contendo as informações necessárias para sintetizar várias proteínas; como as enzimas, máquinas primárias da célula. As células, ainda contem organelas, pequenos compartimentos no meio intracelular, delimitados por uma membrana na qual desempenham papeis específicos as quais trabalham de forma interativa e muitas vezes assumindo diversas funções. Conhecendo estas características celulares, como poderíamos explicar a origem de organelas e estruturas funcionais no interior das células?

Resposta:

A partir de mutação genética e seleção não aleatória de caracteres, alguns procariontes teriam começado a sintetizar novos tipos de proteínas. Esse processo acarretou no surgimento do citoesqueleto celular que, traz várias vantagens adaptativas para a célula e, neste caso, não foi diferente. O citoesqueleto possibilitou as células realizarem movimentos de invaginação (projeção da membrana celular para fora da célula) e ivaginação (dobras da membrana celular para o interior da célula). Assim, supõe-se, que as organelas membranosas surgiram a partir de invaginações favoráveis nas células, criando diversos centros funcionais especializados em diferentes atividades metabólicas, que hoje conhecemos como organelas celulares. Organelas como os lisossomos e o aparelho de Golgi teriam surgido dessa maneira. Esse mesmo processo foi responsável pelo surgimento do envoltório nuclear, que envolve e protege o material genético.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (51.1 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com