TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Coleta de Material Biológico

Por:   •  31/8/2021  •  Ensaio  •  4.114 Palavras (17 Páginas)  •  902 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

Biomedicina

Coleta de Material Biológico

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

Regiane Cristina Carpin

RA 1929397

Polo de Matrícula – Cosmópolis

Aula Prática – UNIP / Limeira

2019

Sumário

Título da Aula: Lavagem de mãos (Aula 1 / Roteiro 1)        3

Título da Aula: Punção digital (Aula 1 / Roteiro 2)        5

Título da Aula: Separação/ fracionamento de amostras (Aula 1 / Roteiro 3)        6

Título da Aula: Venopunção com seringa e agulha descartável (Aula 1 / Roteiro 4)        8

Título da Aula: Venopunção com sistema a vácuo (Aula 2 / Roteiro 1)        9

Título da Aula: Coleta e processamento de urina (Aula 2 / Roteiro 2)        13

Título da Aula: Coleta de urina com saco coletor – demonstração em modelo anatômico (Aula 2 / Roteiro 3)        15

Título da Aula: Coleta de Papanicolau – demonstração em modelo anatômico (Aula 2 / Roteiro 4)        15

Bibliografia        16

Título da Aula: Lavagem de mãos (Aula 1 / Roteiro 1)

Introdução

A higienização das mãos é a medida individual mais fácil e mais barata para impedir o aumento das infecções relacionadas ao auxílio à saúde. Há pouco tempo, o termo “lavagem das mãos” foi alterado por “higienização das mãos” devido à maior cobertura desse procedimento.

Objetivo

Reconhecer a importância do processo de lavagem e higienização das mãos para todos os processos analíticos e de coleta que envolvem o laboratório de análises clínicas e de pesquisa.

Procedimento

Materiais: pote de tinta guache (nas cores azul, verde ou vermelha – 250 mL), espátulas de madeira (abaixadores de língua), sabão líquido.

1. Cada aluno deve ser orientado a fechar os olhos (como alternativa e se desejar algo mais lúdico, pode-se providenciar vendas de olhos com sacos plásticos) e, com a espátula de madeira, tirar uma pequena alíquota da tinta guache e depositar sobre a palma da mão. O aluno deve ser orientado com os olhos fechados ou vendados a fazer os movimentos como se estivesse lavando as mãos.

2. Na sequência, o aluno deve ser estimulado a perceber em ambas as mãos as áreas que não foram cobertas pela tinta, exemplificando as áreas das mãos que não teriam sido lavadas.

 3. Na sequência, o aluno deve ser orientado a retirar anéis, relógios e outros adornos e objetos e aplicar a técnica de lavagem de mãos como descrito no material a seguir.[pic 2]

[pic 3]

Resultados e Discussão

A experiência foi muito enriquecedora, pois de forma bem simples conseguimos ter noção do quanto higienizamos as mãos de forma incorreta no dia-a-dia. Discutimos sobre a importância da realização correta dessa etapa, uma vez que as mãos são consideradas as principais ferramentas dos profissionais que atuam nos serviços de saúde, pois são com elas que executam suas atividades. A segurança dos pacientes, nesses serviços, depende, portanto, da higienização cuidadosa e frequente das mãos desses profissionais.

A higienização das mãos deve ser feita quando estiverem evidentemente sujas ou contaminadas com sangue e outros fluidos corporais; ao iniciar o turno de trabalho; após ir ao banheiro; antes e depois das refeições; antes e depois do preparo e da manipulação de medicamentos e antes e depois de cada procedimento de coleta de amostras biológicas.

Conclusão

Além de atender a exigências legais e éticas, o controle de infecções nos serviços de saúde, incluindo as práticas corretas de higienização das mãos, contribui para a melhoria da qualidade no atendimento e na assistência ao paciente. As vantagens dessas práticas são inquestionáveis, desde a redução da morbidade e da mortalidade até a diminuição de custos associados ao tratamento dos quadros infecciosos.

Título da Aula: Punção digital (Aula 1 / Roteiro 2)

Introdução

A coleta do sangue capilar deve ser efetuada nas partes externas, medial e lateral do calcanhar, ou, também, na superfície palmar da falange distal (extremidade) do dedo médio ou anular em crianças maiores de um ano ou em adultos. A punção deve ser efetuada com lanceta apropriada, após a assepsia, e o sangue deve vazar facilmente, sem que nenhuma pressão seja exercida com a intenção de aumentar o fluxo sanguíneo

Objetivo

Treinamento de coleta capilar, o material pode ser obtido pela punção digital. Essencial conhecer o tipo de amostra necessária para cada tipo de análise. A microcoleta é um processo de escolha para obtenção de sangue venoso ou periférico, especialmente em pacientes pediátricos, quando o volume a ser coletado é menor que o obtido por meio de tubos a vácuo convencionais.

Procedimento

O aluno deverá realizar os passos de uma punção capilar por meio de perfuração com lanceta na face palmar interna da falange distal do dedo médio e, com o auxílio do professor, tanto no procedimento como no resultado, explicando as implicações para esse procedimento.

Materiais: Luvas descartáveis, avental, lancetas, álcool etílico a 70%, recipiente rígido e próprio para desprezar material perfurocortante, aparelho de glicemia, tiras do aparelho de glicemia, algodão hidrófilo, bandagem, esparadrapo, aparelhos de glicemia.

1. Aquecer a falange distal ou friccionando o local da punção para estimular a vascularização.

2. Lavar e secar as mãos.

3. Calçar luvas.

4. Fazer antissepsia do local com algodão embebido em álcool etílico a 70%.

5. Secar o local da punção com uma gaze estéril ou algodão.

6. Selecionar a lanceta.

7. Aparelho de glicemia ligado: coloque a tira de teste no monitor de glicemia, respeitando o sentido das setas.

8. Segurar firmemente a mão do paciente para evitar movimentos imprevistos.

9. Punção digital: posicionar o dedo e introduzir a lanceta de forma perpendicular na face lateral interna da falange.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)   pdf (727 Kb)   docx (610.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com