TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A BIOMEDICINA DISCIPLINA: COLETA DE MATERIAL BIOLÓGICO

Por:   •  16/3/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.823 Palavras (8 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

CURSO: BIOMEDICINA DISCIPLINA: COLETA DE MATERIAL BIOLÓGICO

NOME DO ALUNO: AMARILLYS AP. M. AL-HAJ

R.A: 2158876 POLO: BAURU

DATA: 19/11/2021

Sumario

  1. Introdução        3
  2. Objetivo        3
  3. Conhecimentos e Discussões        3

Aula 1, Roteiro 1.        4

Aula 1, Roteiro 2.        5

Aula 1, Roteiro 3        6

Aula 1, Roteiro 4        7

Aula 2, Roteiro 1.        8

Aula 2, Roteiro 2.        9

Aula 2, Roteiro 3        10

Aula 2, Roteiro 4        11 e 12

  1. INTRODUÇÃO

“Estudar sobre a coleta de material biológico é muito importante para quem irá trabalhar na área da saúde, pois ensina a desenvolver suas habilidades e importância de uma amostra bem coletada para o paciente, saber preparar o paciente, tendo em mente as fases pré-analítica, analítica e pós-analítica, seguir as ordens certas na hora de uma coleta com muita cautela pois qualquer erro pode levar a pessoa a riscos, estar por dentro das novas tecnologias.”

Baseado no Livro – Texto de “Coleta de material biológico” unidade 1, pág. 9

  1. OBJETIVO

Esta disciplina e aulas práticas teve como objetivo de nos ensinar a fazer a coleta de material biológico de forma correta, conhecendo as técnicas e interpretação dos resultados, fornecendo um melhor entendimento de todo o processo que o paciente é submetido antes de uma realização de exame laboratorial e principalmente conhecer as regras básicas de segurança no laboratório.

  1. CONHECIMENTOS E DISCUSSÕES

  • Lavagem de mãos
  • Punção digital
  • Separação/ fracionamento de amostras
  • Venopunção com seringa e agulha descartável
  • Venopunção com sistema a vácuo
  • Coleta e processamento de urina
  • Coleta de urina com saco coletor
  • Coleta de Papanicolau

AULA 1, ROTEIRO 1

Lavagem de mãos

Nessa aula prática aprendemos a como lavar corretamente as mãos, sendo muito importante a higienização na vida pessoal e profissional pois tudo que relamos tem microrganismos, bactérias que pode causar infecções na hora de uma coleta de um material biológico, por isso a importância de lavar antes e depois de tudo que for fazer seja no laboratório ou fora do ambiente laboratorial.

Os alunos foram orientados a fechar os olhos, e com a espátula passar tinta guache na mão e espalhar como se estivesse lavando as mãos, em seguida fomos estimulados a perceber quais partes das mãos não foram cobertas pela tinta, entendendo- se que as áreas das mãos não cobertas não foram lavadas.

Então com os conhecimentos dos vídeos aulas e livros (roteiro, livro – texto) estudados aplicamos a técnica certa de lavar as mãos.

Figura 1: Representação de como lavar corretamente as mãos[pic 3]

Fonte: https://pt.slideshare.net/esdica/cartaz-lavagem-das-maos?from_action=save

AULA 1, ROTEIRO 2

Punção digital

“O treinamento de coleta capilar, pode ser obtido pela punção digital. É importante conhecer o tipo de amostra necessária para cada tipo de análise. A microcoleta é um processo de escolha p/ obtenção de sangue venoso ou periférico. ”

De acordo com o roteiro de coleta de material biológico

Então realizamos a punção digital por meio de uma perfuração com lanceta na face palmar interna da falange distal do dedo médio. Com minha dupla formada começamos o procedimento aquecendo a falange distal para estimular a vascularização, depois colocamos a luva para fazer a antissepsia do local com algodão junto com álcool 70%, esperamos secar, em seguida selecionamos a lanceta na face lateral interna da falange e seguramos firmemente a mão do colega p/ não ocorrer movimentos. Com o aparelho de glicemia ligado e a tira de teste no monitor de glicemia esperamos a figura de uma gota de sangue aparecer no visor para depois adicionarmos a gota de sangue no centro da tira-teste, 5 segundos depois o resultado apareceu.

OBS: Fiz esse teste depois do almoço, ou seja, minha glicemia tinha dado 136 mg/dL, o normal de uma pessoa que está em jejum é inferior a 99 mg/dL.

Figura 2: Punção digital

[pic 4]

Fonte: https://www.tuasaude.com/glicemia/

AULA 1, ROTEIRO 3

Separação/ fracionamento de amostras

Aprendemos a usar a centrifuga calibrando e programando ela por 5-10 minutos, entendendo o conceito de diferenciação entre amostra de sangue total, plasma e soro e fracionamento da amostra. Na sequência aliquotamos os tubos eppendorf tendo o plasma obtido pela centrifugação, onde utilizamos as pipetas automáticas e as ponteiras.

Figura 3: Centrifuga

[pic 5]

Fonte: https://www.splabor.com.br/blog/centrifuga-2/centrifuga-de-laboratorio-utilizacao-em-biobancos/

AULA 1, ROTEIRO 4

Venopunção com seringa e agulha descartável

Treinamos a venopunção em braço de borracha com seringa e agulha descartável. Um dos primeiros passos a ser feito na hora de fazer a venopunção é perguntar ao paciente seu nome para colocar nos coletores para não haver engano de trocar com outros pacientes e claro conhecer os tipos de amostras para cada tipo de análise e recipientes específicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (371 Kb)   docx (276.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com