TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

Por:   •  5/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 2

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

1. Pesquise um símbolo religioso.

O símbolo escolhido é o Torii, um símbolo do Xintoísmo. O Xintoísmo iniciou a mais de 1000 a.C, sendo ainda a religião mais praticada no Japão. A palavra “shinto” – de xintoísmo- significa “Caminho dos Deuses”. Distingue-se de outras religiões pelo culto ao Kami, ou deuses xintoístas (神), à natureza e aos antepassados. É politeíta e animista (acreditam que os animais e seres inanimados possuem espírito). De acordo com a religião, os kami vivem na natureza, na forma de animais, plantas, pedras, montanhas e inclusive nos mortos (justificando o seu culto aos ancestrais).

Possuem um conjunto de escrituras sagradas as quais contam mitologias xintoístas. No entanto, não possuem um código moral resoluto. As escrituras sagradas possuem descrições dos rituais religiosos, sendo uma referência para os adeptos. De acordo com a religião xintoísta, não é necessário ser uma pessoa praticante, bastando ser uma pessoa justa e de bom caráter, fundamentada em uma vida pura e sem pecados voluntários.

O Torii é um portal composto por duas barras verticais e paralelas, tendo uma barra horizontal (kasagi) no topo da estrutura. Costumamente tem a largura maior do que a altura. Sob a barra horizontal (kasagi), está uma outra trave horizontal (nuki) que faz a ligação entre os postes. É considerado um dos mais importantes e lembrados símbolos da tradição japonesa, e sua presença marca a proximidade de um templo Xintoísta. Também pode ser encontrado em vários locais dentro do templo, indicando níveis crescentes de santidade quando aproxima-se do santuário principal (honden).

2. Identifique nele estas 3 características do símbolo propostas por Paul Tillich:

a) O símbolo indica algo que se encontra fora dele;

O torii, por exemplo, e a presença de um tempo xintoísta “não têm a ver um como o outro; mas por uma convenção ambos estão relacionados, durante o tempo em que a convenção estiver em pé” (Tilich). Sua função, além disso, foi criada por um acordo entre o povo que o convencionou na época.

b) O símbolo faz parte daquilo que indica;

O símbolo faz parte daquilo que indica, tanto é que ainda hoje é um dos símbolos mais lembrados do Japão. Mesmo que alguém de outro país não saiba o seu significado, sabe dizer que esse símbolo faz parte da cultura japonesa.

c) O símbolo conduz a níveis de realidade que, não fosse ele, permaneceriam inacessíveis.

Sim, no caso, o Torii simbolizam a separação e proximidade entre o mundo dos homens e o mundo dos Kami, sendo portanto a separação entre o mundano e o sagrado.

3. Acrescente uma imagem do símbolo como ilustração.

Referências:

KAWANAMI, Sílvia. Entendendo o Xintoísmo – A Antiga Religião do Japão. São Paulo, 2019. Disponível em: <https://www.japaoemfoco.com/entendendo-o-xintoismo-a-antiga-religiao-do-japao/>. Acesso em 19/06/2019

TILLICH, Paul. Símbolos da fé. In: ______. Dinâmica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (116.2 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com