TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DIABETES MELLUTUS

Por:   •  19/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.097 Palavras (17 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

[pic 2]

livia silva morais cardeal

ESTUDO DE CASO E PROCESSO DE ENFERMAGEM DA PACIENTE M.G.S DIAGNOSTICADA COM DIABETES MELLITUS- DM

[pic 3]

ITABUNA-BA

2019.1

livia silva morais cardeal

ESTUDO DE CASO E PROCESSO DE ENFERMAGEM DA PACIENTE M.G.S DIAGNOSTICADA COM DIABETES MELLITUS- DM

Atividade avaliativa entregue pela discente com o objetivo de aprovação na disciplina Estágio Supervisionado ll do curso de Enfermagem da UNIME.

                                                                Docente: Anne Priscila Souza Sanches

[pic 4]

ITABUNA-BA

2019.1

RESUMO

Este estudo de caso e Processo de Enfermagem foi realizado no Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães-Itabuna Bahia, durante o estágio curricular da disciplina Supervisionado ll do curso de enfermagem da UNME sobre a supervisão da docente Anne Priscila Souza Sanches. O estudo ocorreu no pronto socorro, leito 06-Par, nº de prontuário 2943/01. A paciente estudada M.G.S deu entrada na unidade hospitalar no dia 29/03/2019, apresentando sudorese intensa, pele fria e pegajosa, Hiperglicemia, referindo cefaleia e tonturas. Após realização de anamnese, exame físico e laboratorial teve como diagnóstico definitivo Diabetes Mellitus-DM, sendo internada para tratamento clínico.

SUMÁRIO

1-        INTRODUÇÃO        5

2-        HISTÓRICO DE ENFERMAGEM        6

2.1        - IDENTIFICAÇÃO DO PACIENTE        6

2.2- PLANO TERAPEUTICO        6

2.3- EXAMES REALIZADOS        9

3-        DIABETES MELLITUS        9

3.1- DEFINIÇÃO        9

3.2- TIPOS        10

3.3- FATORES DE RISCO        11

3.4- SINTOMAS        12

3.5- DIAGNÓSTICO        12

3.6- TRATAMENTO        13

4-        PLANO DE CUIDADOS        15

5-        CONSIDERAÇÕES FINAIS        16

6-        REFERÊNCIAS        17

  1. INTRODUÇÃO

            O Diabetes Mellitus (DM) é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia e associadas a complicações, disfunções e insuficiência de vários órgãos, especialmente olhos, rins, nervos, cérebro, coração e vasos sanguíneos. Pode resultar de defeitos de secreção e/ou ação da insulina envolvendo processos patogênicos específicos, por exemplo, destruição das células beta do pâncreas, resistência à ação da insulina, distúrbios da secreção da insulina, entre outros.

            O diagnóstico do Diabetes baseia-se fundamentalmente nas alterações da glicose plasmática de jejum ou após uma sobrecarga de glicose por via oral. A medida da glicohemoglobina não apresenta acurácia diagnóstica adequada e não deve ser utilizada para o diagnóstico de diabetes.

  1. HISTÓRICO DE ENFERMAGEM

  1. - IDENTIFICAÇÃO DO PACIENTE

Nome: M.G.S

Unidade: Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães (HBLEM). Leito: 06-Par

Sexo: Feminino                                              Data de admissão: 29/03/2019                

Data de Nascimento: 27/10/1954                 Cor: Parda    

Religião: Católica                                           Estado Civil: Casada

Grau de instrução: Fundamental incompleto              

Profissão: Do Lar

Procedência: Rua Jacinto Mello S/N centro, Ibirapitanga-BA

Diagnóstico Médico: Diabetes Mellitus         Clínica: Médica.

2.2- PLANO TERAPEUTICO

1- Repouso no Leito + CE 30°;

  1. Dieta branda P/DM;
  2. Soro Ringer Lactato 1000ml IV em 24 horas;
  3. AAS 100mg 1comprimido VO/dia;
  • Princípio: Ácido Acetilsalicílico.
  • Efeito: O ácido acetilsalicílico pertence ao grupo dos fármacos anti-inflamatórios não-esteroidais, com propriedades analgésicas, antipiréticas e anti-inflamatórias.
  • Mecanismo de ação: O ácido acetilsalicílico inibe a agregação plaquetária bloqueando a síntese do tromboxano A2 nas plaquetas. Seu mecanismo de ação baseia-se na inibição irreversível da ciclooxigenase (COX-1). Esse efeito inibitório é especialmente acentuado nas plaquetas, porque estas não são capazes de sintetizar novamente essa enzima. Acredita-se que o ácido acetilsalicílico tenha outros efeitos inibitórios sobre as plaquetas. Por essa razão é usado para várias indicações relativas ao sistema vascular.
  1. Sinvastatina 2mg VO à noite;
  • Princípio: Sinvastatina.
  • Efeito: A sinvastatina é um agente redutor do colesterol derivado sinteticamente de um produto de fermentação do Aspergillus terreus.
  • Mecanismo de ação: sinvastatina é altamente eficaz para reduzir as concentrações plasmáticas do colesterol total, do LDL-colesterol, dos triglicérides e do VLDL colesterol e para aumentar o HDL-colesterol nas formas familiar heterozigótica e não familiar de hipercolesterolemia e na hiperlipidemia mista, quando o colesterol elevado for preocupante e a dieta apenas for insuficiente.
  1. Ranitidina 50 mg IV de 12/12 horas;
  • Princípio: Cloridrato de Ranitidina.  
  • Efeito: Antiulceroso.
  • Mecanismo de ação: O princípio ativo de cloridrato de ranitidina, a ranitidina, é um antagonista do receptor histamínico H2 dotado de alta seletividade e rápido início de ação. Inibe a secreção basal e estimula a secreção de ácido gástrico, reduzindo tanto o volume quanto o conteúdo de ácido e pepsina da secreção.
  1. Dipirona 1 ampola IV de 6/6 horas S/N;
  • Princípio: Dipirona Sódica.
  • Efeito: Analgésico e Antitérmico.
  • Mecanismo de ação: Atua no centro termorregulador hipotalâmico nos pacientes com hipertermia, provocando redução da temperatura corporal. A queda da temperatura decorre de maior perda de calor, possivelmente por aumentar a irradiação de calor através da pele. Efeito analgésico pode ser decorrente da capacidade que a dipirona tem de bloquear a síntese e a liberdade de prostaglandina, substancias envolvida diretamente na fisiopatologia do processo doloroso. Além desse efeito periférico, a dipirona pode atuar diretamente no tálamo, diminuindo a passagem de impulsos dolorosos (potenciais de ação) e através dessa estrutura, reduzir a chegada de impulsos dolorosos ao nível do córtex sensitivo.
  1. Plasil 1 ampola IV e 8/8 horas S/N;
  • Princípio: Cloridrato de Metoclopramida.
  • Efeito: Anti-emético
  • Mecanismo de ação: Age antagonizando a dopamina, neurotransmissor que freia a liberação de acetilcolina nas terminações nervosas. Deste modo, com a dopamina bloqueada, ocorre uma maior motilidade e esvaziamento gástrico. A metoclopramida age antagonizando a serotonina, em casos como o da Síndrome serotoninérgica.
  1. Captopril 25mg 1 CP/SL, se PA <160x110mmHg;
  • Princípio: Captopril.
  • Efeito: Anti-hipertensivo.
  • Mecanismo de ação: É um inibidor da ECA - enzima conversora da angiotensina, que impede a angiotensina I de ser convertida em angiotensina II. Com a ausência da angiotensina II não há vasoconstricção periférica, diminuída a resistência vascular periférica e promovendo uma diminuição da pressão arterial. Os efeitos benéficos do captopril na hipertensão e na insuficiência cardíaca parecem resultar principalmente da supressão do sistema renina-angiotensina-aldosterona, resultando em concentrações séricas diminuídas de angiotensina II e aldosterona. Entretanto, não há uma correlação consistente entre os níveis da renina e a resposta à droga. A redução da angiotensina II leva a uma secreção diminuída de aldosterona e, como resultado, podem ocorrer pequenos aumentos de potássio sérico, juntamente com perda de sódio e fluidos.
  1.  Glicemia Capilar de 6/6 horas;
  2.  Insulina Regular conforme HGT/ SC 0-200 não fazer, 201-250/ 4UI, 251:300/ 6UI, 301-350/ 8UI; 351-400/ 10UI; 400 ou mais/ 12UI comunicar ao médico plantonista.
  3.  Glicose 25% 5 ampolas IV se HGT> 70MG/DL
  4.  Sinais vitais de 6/6 horas.

2.3- EXAMES REALIZADOS

Realizado exame de laboratório: Hemograma completo

  • Hemoglobina= 11,80                   Ref.: 13- 16
  • Hematócrito= 33,60                     Ref.: 36-46
  • Leucócitos= 11.700m³                 Ref.: 5.000- 10.000m³

Glicemia= 397MG/DL

REVISÃO DE LITERATURA

  1. DIABETES MELLITUS

3.1- DEFINIÇÃO

              Diabetes Mellitus é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, mas quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde. Quando não tratada adequadamente, causa doenças tais como infarto do coração, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas visuais e lesões de difícil cicatrização, dentre outras complicações. Embora ainda não haja uma cura definitiva para a/o diabetes (a palavra tanto pode ser feminina como masculina), há vários tratamentos disponíveis que, quando seguidos de forma regular, proporcionam saúde e qualidade de vida para o paciente portador. Atualmente, a Organização Mundial da Saúde estima que cerca de 240 milhões de pessoas sejam diabéticas em todo o mundo, o que significa que 6% da população tem diabetes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)   pdf (158 Kb)   docx (31 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com