TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ENFERMAGEM E A RESPONSABILIDADE ÉTICO

Por:   •  5/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  5.211 Palavras (21 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 21

A ENFERMAGEM E A RESPONSABILIDADE ÉTICO

                                                                 

                                                                               ACADÊMICA ELIZIANE ZANCHET

                                                                ORIENTADORA PROF. EDNA SLOB

RESUMO

A Enfermagem compreende conhecimentos científicos e técnicos, acrescido das práticas sociais, éticas e políticas vivenciadas no ensino, pesquisa e assistência. Presta serviços ao ser humano dentro do contexto saúde-doença, atuando na promoção da saúde em atividades com grupos sociais ou com indivíduos, respeitando a individualidade dentro do contexto social no qual está inserido. É comum ouvirmos e usarmos termos, expressões e palavras que, pela frequência do seu uso, acabam sendo repetidas e incorporadas ao uso cotidiano. E algumas das palavras que, no momento, vêm sendo largamente usadas no meio social são Ética e, na área de saúde. O presente estudo trata-se de uma reflexão teórica, com a metodologia de pesquisa explicativa com estudo bibliográfico, embasados em pensadores e estudiosos que enfatizam a ética na enfermagem, buscando contribuir com subsídios para a construção de uma nova ética na profissão. Apontando algumas limitações da ética e desafios para a construção da ética da responsabilidade, do compromisso e da responsabilidade social dos profissionais de saúde, em especial da Enfermagem, argumentando sobre como o cuidado de enfermagem precisa e deve construir-se dentro de uma conduta ética, identificando os compromissos necessários para superá-los, haja vista a complexidade das questões éticas com que se defrontam os profissionais de enfermagem e da saúde na atualidade. 

Palavras-chave: Responsabilidade. Ética. Enfermagem

INTRODUÇÃO

Este estudo justifica-se, pois embora a ética ainda não seja uma exclusividade da enfermagem, representa um de seus principais pilares, ainda pouco discutido em pesquisas na saúde, que possa favorecer as ação praticadas no dia a dia, buscamos assim, enfatizá-la e enfocar a importância da mesma.

A Enfermagem entre tantos, também é compreendida como ciência e arte, procurando sustentar e preservar o cuidado, a integralidade e a humanidade, através de mundos e tempo, em que o cuidar esteja ameaçado, individualmente ou institucionalmente, pela sociedade.

Assim, segundo nos diz Fernades,

A ética é compreendida como uma ciência que está direcionada à reflexão crítica sobre o comportamento humano, na qual interpreta, discute, problematiza, investiga os valores, princípios e o comportamento moral, à procura do bem-estar da vida em sociedade. (Fernandes, 2006 p. 78)

A Enfermagem constitui-se em um instrumento de ação e efetivação do cuidar, sendo percebida como uma presença próxima e aberta para o ser cuidado, lidando sempre com o processo dinâmico de saúde, adoecimento e bem-estar de cada pessoa. Neste sentido, procura-se integrar-se a uma visão holística do ser humano, os princípios técnicos, científicos, sociais com a arte, a estética, a ética, a intuição e a descoberta da relação do processo de cuidar, comprometem-se com a saúde do indivíduo e da coletividade, atuando diretamente na promoção, proteção, recuperação da saúde e reabilitação das pessoas, obedecendo aos preceitos da ética e da legalidade.

Os interesses e a organização dos profissionais levam em consideração no código de ética à necessidade e o direito de assistência para a população. Este foi criado para que os profissionais da enfermagem pudessem conhecer os deveres, princípios, direitos responsabilidades e proibições que dizem respeito à conduta ética.

Este estudo tem objetivo de refletir e analisar os fundamentos éticos e morais e sua aplicação no exercício da enfermagem, compreender a prática da Enfermagem na perspectiva de sua construção histórica. Analisar a evolução dos princípios éticos e legais, partindo de prática social concreta hoje desenvolvida. O presente estudo caracteriza-se por ser de natureza bibliográfica, do tipo descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa.

Em todas as discussões que dizem respeito à ética, não podemos deixar de destacar os princípios universais da responsabilidade, sendo este que permeia todas as questões éticas, relacionando os aspectos da ética da responsabilidade individual, que assumimos, mesmo sendo na responsabilidade pública.

Diante do exposto, devemos ter em mente uma visão de ética em que valoriza-se a vida, consciente, solidária, responsável dos que optam em cuidar da vida dos seres humanos em instituições públicas.

O trabalho em saúde tem impactos sobre os diferentes fatores que interferem no processo saúde-doença, a ação interdisciplinar pressupõe a possibilidade da prática de um profissional se reconstruir na prática do outro, ambos sendo transformados para a intervenção na realidade em que estão inseridos.

Assim, pode-se perceber que a preocupação com os aspectos éticos na assistência à saúde, não se restringe à simples normatização contida na legislação ou nos códigos de ética profissional, mas estende-se ao respeito à pessoa como cidadã e como ser social.

1. DESENVOLVIMENTO

1.1 CONTEXTUALIZANDO A ENFERMAGEM

Ana Néri, ao elaborar o código de ética do exercício profissional da enfermagem, teve a preocupação inicial, desta profissão, garantindo assim a segurança e o padrão de atendimento para atender os anseios destes profissionais diante da árdua tarefa e consequentemente de seus pacientes.  

Conforme Fernandes,

Em 1958, foi aprovado o primeiro Código de Ética, revisado nos anos de 1975, 1993, 2001 sendo sua última revisão e atualização em 2007. É por meio da homologação de normas específicas dos preceitos éticos e legais que o profissional adquire a competência ética legal, visto que, a competência técnica é alcançada pela formação técnica ou acadêmica, elas são indispensáveis, complementares e necessárias à boa prática profissional. ( Fernandes, 2006, p. 80)

Lembrando que, o código de ética, refere-se à profissão de enfermagem, o que predomina na análise e resolução de problemas são os princípios de beneficência e não-maleficência associados ao enfoque deontológico. Enfoque no qual o dever profissional, enunciado no Código de Ética, constitui- se no propósito e finalidade da profissão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34 Kb)   pdf (239.2 Kb)   docx (893.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com