TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social

Artigo: Responsabilidade Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2012  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  1.257 Visualizações

Página 1 de 3

Sustentabilidade

Você já parou para pensar que todas as relações, atividades e pessoas são interdependentes e que nossas decisões e atitudes podem influenciar, de forma positiva ou negativa, a sociedade, a economia e o meio ambiente?

Perceber essas relações significa olhar o mundo sob o foco da sustentabilidade. Para as empresas, esse olhar fundamenta o crescimento pautado em valores sólidos, refletindo sua preocupação e contribuição com o desenvolvimento social e a preservação do meio ambiente.

O Boticário sempre acreditou que a sustentabilidade é uma forma de fazer negócio. Ela permite uma visão abrangente e integrada, que equilibra a viabilidade econômico-financeira com o respeito pelo meio ambiente e a construção de relacionamentos mais justos e responsáveis com a sociedade.

O propósito profundo de O Boticário é contribuir para um Mundo Mais Belo. Desta forma os princípios e práticas relacionadas à Sustentabilidade estão incorporados na estratégia global da empresa. Os diversos processos corporativos têm oportunidade de incorporar e monitorar estas práticas nas atividades do seu dia a dia, considerando os impactos econômicos, sociais e ambientais de suas decisões e operações.

O modelo de governança definido garante o sucesso deste modelo de gestão da sustentabilidade, ao envolver os diferentes níveis hierárquicos da empresa na definição de diretrizes e responsabilidades claras para cada área envolvida.

Para potencializar seus resultados, O Boticário definiu temas prioritários de Sustentabilidade com base em seus valores, políticas, compromissos e as principais tendências do mercado nacional e internacional.

Além da atuação nos processos internos, O Boticário busca influenciar toda sua Cadeia de Valor. A empresa acredita que somando esforços com sua rede de franquias, colaboradores, fornecedores, consumidores, comunidade e governo deixará uma marca positiva, criando valor e trazendo resultados positivos para a sociedade.

Grupo Boticário:

Iniciativa

Estratégica

O segundo case apresentado foi do Grupo Boticário, patrocinador do evento. Segundo Rebeca Daminelli, coordenadora de responsabilidade social da empresa, a sustentabilidade está inserida no jeito de fazer negócio e o objetivo é disseminar essa cultura no país. A denominação Grupo Boticário foi criada em 2010 e conta com duas marcas de consumo: O Boticário, que existe há 34 anos e a Eudora, empresa de cosméticos e perfumaria de venda direta criada este ano. Rebeca destaca a presença da gestão de triplo resultado em todas as decisões e processos da empresa.

Entre as iniciativas sustentáveis está a Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, criada em 1990 e hoje chamada de Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, que apoia projetos e desenvolve processos relacionados ao tema. Em 2005, a empresa criou o Programa de Apoio à Sustentabilidade de Fornecedores e Franqueados. “São realizadas oficinas anuais para afinar o discurso, educar e mobilizar fornecedores e franqueados. Além disso, 6% da pontuação dada nas notas de suas avaliações são vinculadas às práticas de sustentabilidade”, destaca a executiva.

A partir de 2008, a empresa inseriu a sustentabilidade em processos e no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com