TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ENFERMAGEM NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE

Por:   •  5/4/2018  •  Artigo  •  1.451 Palavras (6 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 6

ENFERMAGEM NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE

Xavier, Karem Daiany da ¹

Mendes, Ivanise Nasaré ²

RESUMO

O presente artigo busca esclarecer a importância do enfermeiro dentro da unidade básica de saúde (UBS) e na participação do programa de saúde da família (PSF), onde ele é responsável por desenvolver as praticas educativas voltadas a toda a população e dar continuidade a educação permanente de agentes de saúde e técnicos de enfermagem visando sempre a melhoria desses profissionais e a melhora nos serviços prestados a comunidade, o seu desenvolvimento foi baseado em dados extraídos de pesquisas e artigos.

Palavras chaves: Praticas; Enfermagem; Unidade Básica de Saúde.

INTRODUÇÃO

No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a toda população assistência independente de sua classe social, raça ou crença. Dentro do SUS existem diversos programas voltados a população, dentre eles o PSF composto por uma equipe multidisciplinar que busca oferecer serviços de saúde de acordo com a necessidade da população e trabalhar com a prevenção de algumas doenças, criando assim um novo modelo de assistência a saúde,

2 CRIAÇÃO DO PSF 

De acordo com Machado, 2008 como nova estratégia de evolução do SUS em 1994, foi criado o Programa Saúde da Família com o objetivo de oferecer serviços de saúde de acordo com a necessidade da população, no Brasil primeiramente foi adotado o programa de agentes comunitários de saúde – PACS (1991) com a finalidade de contribuir para a redução das mortalidades infantil e materna em especial nas regiões norte e nordeste por serem mais carentes, após perceberem os resultados positivos que o programa teve no ceara, o ministério da saúde percebeu a importância do trabalho desses agentes na saúde básica, trabalhando toda a família e não apenas o indivíduo ou a doença.

Dessa forma nos dias 27 e 28 de dezembro de 1993 em brasília ocorreu uma reunião com o tema “saúde da família”, o objetivo dessa reunião era criar uma proposta a partir do êxito do PACS que incorporasse outros profissionais ao programa, e assim em 1994 foi implantado o Programa de Saúde a Família – PSF, que deve ser composto por médico, enfermeiro, técnico em enfermagem e agente comunitário de saúde, este é o modelo básico podendo complementar a equipe com cirurgião e auxiliar de saúde bucal.

De acordo com, Batista (2010), o PSF estabelece, através dos princípios básicos do SUS, a garantia ao cidadão de universalização, descentralização, integralidade e participação da comunidade, onde o território, a responsabilização, a interação e o trabalho em equipe se entrelaçam.

 O PSF tem como objetivo prestar, a atenção primária na unidade de saúde e no domicílio, assistência integral, contínua, com resolubilidade e boa qualidade às necessidades de saúde da população, intervir sobre os fatores de risco aos quais a população está exposta, eleger a família e o seu espaço social como núcleo básico de abordagem no atendimento à saúde, humanizar as práticas de saúde através do estabelecimento de um vínculo entre os profissionais de saúde e a população, proporcionar o estabelecimento de parcerias através do desenvolvimento de ações intersetoriais, contribuir para a democratização do conhecimento do processo saúde/doença, da organização dos serviços e da produção social da saúde, fazer com que a saúde seja reconhecida como um direito de cidadania e, portanto, expressão da qualidade de vida e, estimular a organização da comunidade para o efetivo exercício social.

A atenção primária é o “primeiro nível de contato”, a porta de entrada dos indivíduos, das famílias e da comunidade no sistema para todas as novas necessidades e problemas. É uma abordagem que forma a base e determina o trabalho de todos os outros níveis do sistema de saúde. Está atenta aos problemas mais comuns da comunidade, oferecendo serviços de prevenção, promoção, cura e reabilitação para maximizar a saúde e o bem estar. (COSTA, 2009, p. 4).

3 PRATICAS DENTRO DO PSF

Dentro do PSF o enfermeiro desenvolve diversa praticas voltada a população entre elas a puericultura onde o propósito é acompanhar o crescimento e desenvolvimento da criança, acompanhamento de cartões de vacina, estimular o aleitamento materno nos primeiros anos de vida, esse acompanhamento pode ser feito dentro das UBS, em visitas domiciliares com toda a equipe dos PSF, e algumas vezes em parceria com as escolas fazendo assim uma busca ativa de todas as crianças dentro de seu território de atuação, essa consulta de enfermagem possibilita ao enfermeiro estreitar o laço com a família, criando assim uma relação de confiança entre paciente é profissional de saúde. Através desse laço o enfermeiro passa a ter um conhecimento mais profundo de todo o ambiente familiar que envolve essas crianças podendo identificar outros problemas que ela possa vir a desenvolver em razão do ambiente em que vive.

Na unidade de saúde dentro de suas atribuições o enfeiro também realiza testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais visando sempre a ética profissional mantendo em sigilo enfermeiro paciente os resultados, recolher matérias para realização de testes de preventivo orientado a população feminina a realizar anualmente em virtude de sua eficacia no diagnostico de várias doenças entre elas o câncer do colo do útero, acompanhamento do pré-natal que é de extrema importância tanto para a mãe quanto para o bebe pois dentro do pré-natal é feito o acompanhamento de toda a gestação e realizado exames que podem vir a prevenir doenças e má formações ao feto.

Dentro da comunidade o enfermeiro organiza junto a equipe do PSF encontros de hiperdia, diabetes, saúde mental, saúde do homem, encontro de gestantes, buscando transmitir a essas pessoas orientações que iram melhorar sua qualidade de vida.

4 ENFERMEIRO E O AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE (ACS)

Dentro da equipe do PSF os agentes de saúde tem como função as visitas diárias realizadas em sua área de abrangência, ele é a ponta da lança dessa estratégia de saúde da família, o primeiro vínculo entre a equipe do PSF  é a comunidade, são nessas visitas rotineiras que o ACS  ira identificar os pacientes com mais problemas e vulnerabilidade, repassar ao enfermeiro para que seja feita a visita domiciliar acompanhado de todos os profissionais do PSF.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (104.1 Kb)   docx (304.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com