TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EPIDEMIOLOGIA MOLECULAR

Por:   •  11/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.639 Palavras (11 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 11

RESUMO

Trata-se de um trabalho de atualização tendo como objetivo destacar aspectos conceituais sobre a infecção hospitalar de interesse para o cuidado de enfermagem, evidenciando os fundamentos que norteiam a compreensão deste fenômeno de indiscutível importância epidemiológica para a assistência à saúde. O tema é trabalhado no sentido de evidenciar  a responsabilidade em controlar a infecção como sendo papel inerente aos profissionais da equipe de saúde. Destaca-se a formação profissional voltada para uma cultura prevencionista como condição necessária para concretizar um programa de controle e prevenção de infecção, descrevendo-se uma experiência local sobre a importância das atividades desenvolvidas pelo núcleo de pesquisa na área, como instrumento que interfere, positivamente, nos resultados das ações dos enfermeiros. Evidencia-se o importante papel do enfermeiro no desenvolvimento das ações de prevenção e controle de infecção e a educação continuada como estratégia de implementação de medidas eficazes na busca da qualidade do cuidado.

Palavras chaves: Infecção hospitalar, epidemiologia.

ABSTRACT

This is an update work aimed at highlighting conceptual aspects of hospital infection of interest in nursing care, highlighting the foundations that guide the understanding of this phenomenon of undisputed epidemiological importance. For health care. The theme is worked to highlight the responsibility in controlling the infection as a role inherent to the professionals of the health team. It stands out the vocational training focused on a Prevencionista culture as a necessary condition to implement an infection control and prevention program, describing a local experience about the importance of the activities developed by the research nucleus. In the area, as an instrument that is positively interfering in the results of the nurses ' actions. The important role of the nurse is evident in the development of the prevention and control actions of infection and continuing education as a strategy for implementing effective measures in the pursuit of quality of care.

Key words: Hospital infection, epidemiology

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO1

2 EPIDEMIOLOGIA3

2.1 EPIDEMIOLOGIA MOLECULAR4

2.2 INFECÇÕES HOSPITALARES5

2.3 ATUAÇÕES DO ENFERMEIRO NA EPIDEMIOLOGIA DE INFECÇÃO7

2.4 O AVANÇO ENFEMEIRO PARA AS DOENÇAS INFECCIOSAS10

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS11

3.1 REFERÊNCIAS12


1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho abordamos o uso de técnicas de Epidemiologia Molecular em estudos Epidemiológicos em doenças infecciosas relacionadas à Assistência à Saúde e a atuação do Enfermeiro na Unidade Hospitalar diante desses contextos. As infecções relacionadas à Assistência de Saúde são uma temática mundial, diretamente ligada a questões biológicas, históricas e sociais, que afetam diretamente a qualidade do serviço de Saúde.

O Profissional Enfermeiro tem papel relevante sobre as fontes de infecções, quanto às medidas de profilaxia, consequentemente praticando a Prevenção e Promoção à Saúde.

O contexto social e científico mutante no qual a pesquisa epidemiológica vem sendo conduzida levou novos desafios aqueles que trabalham com epidemiologia, se utilizam de seus resultados, e para o meio acadêmico em geral.  O grande desafio da pesquisa epidemiológica continua sendo o de aumentar incansavelmente de conhecimento da biologia e da patogênese das doenças para melhorar a saúde humana, prevenir e tratar doenças. As doenças em geral evoluem ao longo do tempo. O estado de saúde parece evoluir com o desaparecimento de certas moléstias, mas, que em contrapartida o estado de doença também parece evoluir à medida que surgem novas enfermidades. Como a epidemiologia é considerada uma ciência básica de investigação clinica, sua completa compreensão se torna crucial para o desenvolvimento de estudos significativos da história natural de uma doença, da qualidade de diferentes métodos diagnósticos, da correta avaliação de riscos e da efetividade de intervenções clínicas. Na visão dos epidemiologistas, “epidemiologia molecular” é a incorporação de biomarcadores na pesquisa epidemiológica analítica. Este avanço da ciência em nível molecular aumentou muito o conhecimento sobre as doenças genéticas, incluindo o mapeamento de genes responsáveis pela herança mendeliana e desenvolvimento de modelos de predição principalmente para as doenças crônicas, que ate então apresentavam explicações etiopatogênicas limitadas para comprovar causalidade. É nesse contexto que se insere a epidemiologia fundamentada na utilização de metodologia especializada capaz de monitorar biomarcadores. Em 1987, a NATIONAL RESEARCH COUNCIL definiu como biomarcadores os indicadores bioquímicos, genéticos, imunológicos e fisiopatológicos capazes de refletir eventos ocorridos nos diversos sistemas biológicos. Por isso, esta não é uma nova ciência e sim uma nova percepção das possíveis causas de doenças. A epidemiologia molecular substitui o panorama dominado pelas teorias mais simplistas por modelos mais complexos de doença que associam fatores do hospedeiro, ambientais e causais¹.

2 EPIDEMIOLOGIA

A epidemiologia refere-se à vigilância epidemiológica das doenças de notificação compulsória e outros fatores de interesse para à saúde publica.

Analisa o comportamento das doenças em uma comunidade, em função de variáveis ligadas ao espaço físico, à pessoa ou a tempo. O objetivo é responder quando, onde e sobre quem ocorre determinado problema de saúde, fornecendo elementos importantes para se comover quais medidas de prevenção e controle são mais aconselhadas, além de medir se as estratégias utilizadas controlam ou diminuíram a ocorrência de determinada doença. Na prática, ele estudada especialmente a ausência de saúde sob as formas de agravos e de doenças.

Confirma e informa a situação de saúde da população: Determina o estudo da distribuição dos eventos, as freqüências, e o diagnóstico coerente dos principais problemas de saúde verificados, identificando as partes da população que foram afetadas, em maior ou menor proporção. Pesquisar os fatores determinantes da situação de saúde, promover estudo cientifico das determinantes do aparecimento. Avaliar o impacto das ações para alterar a situação encontrada, determinar a utilidade e a segurança das ações isoladas dos programas de serviço de saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (130 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com