TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A evolução do modelo molecular da matéria

Tese: A evolução do modelo molecular da matéria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  Tese  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  1.774 Visualizações

Página 1 de 2

A evolução do modelo molecular da matéria

As primeiras ideias

No século V A.C., o filósofo grego Leucipo lançou a ideia de que toda matéria existente no Universo seria constituída de pequenas partículas, indivisíveis e idênticas entre si. Estas partículas foram denominadas “átomos”, palavra grega que significa “indivisível”. Esta ideia foi ampliada e divulgada, ainda naquele século, por outro filosofo grego, Demócrito, cujo trabalho foi bem-aceito entre os pensadores dos séculos seguintes.

Com o advento da Idade Média, as especulações sobre a constituição atômica da matéria sofreram um declínio, acompanhando a decadência geral observada no pensamento cientifico do mundo ocidental durante aquela fase da História da Civilização.

Por ocasião do Renascimento, época em que ressurgiram as grandes correntes de pensamento cultural, as ideias da teoria atômica foram retomadas e desenvolvidas por vários cientistas que viveram naquele período. Entre os físicos da época, que aceitavam como verdadeira a hipótese da existência dos átomos, podemos citar Galileu, Newton, Boyle, Huyghens, Hooke etc.

Daniel Bernoulli e a Teoria Cinética

Físico, suíços, Bernoulli foi professor de matemática na academia de ciência da Rússia. Na Suíça lecionou botâmica, anatomia e física. Além de suas contribuições para o desenvolvimento da teoria cinética dos gases publicou um trato sobre as marés.

Bernoulli, baseando-se nos estudos de Hooke, admitia que a pressão de um gás devesse ser simplesmente o resultado das colisões dos átomos ou moléculas contra as paredes do recipiente. Com essa hipótese, ele conseguiu facilmente uma explicação para a lei de Boyle: reduzindo-se à metade o volume de um gás, sua densidade duplica. Teremos assim, um número de moléculas duas vezes maior colidindo por segundo contra as paredes do recipiente, isto é, a pressão do gás se tornará duas vezes maior. Além disso, Bernoulli, conseguiu, mostrar matematicamente que a pressão do gás é proporcional à média do quadrado das velocidades das moléculas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com