TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Enfermagem Bacharelado Administração Hospitalar

Por:   •  16/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.327 Palavras (6 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 6

                                         [pic 1]

Enfermagem Bacharelado

Administração Hospitalar

Prof. Erinaldo Laurindo

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO

Discentes:

Gabriel Luiz Abadia e Silva

Josilene Pereira Lima

Marcos Felipe Ferreira Gois

Thamiris Pereira Rodrigues

Vanessa De Sousa Gomes

   

                                      Águas Lindas de Goiás – GO

SILVA, Gabriel Luiz Abadia e, LIMA, Josilene Pereira, GOIS, Marcos Felipe Ferreira, RODRIGUES, Thamiris Pereira, GOMES, Vanessa De Sousa.

PROTOCOLO OPERACIONAL PADRÃO

GOIÁS

2019.

[pic 2]

PROCEDIMENTO

OPERACIONAL PADRÃO

Data de Emissão:01/10/2019

Versão :01

BANHO NO LEITO

Data de Revisão:02/10/2019

INTRODUÇÃO

O banho é sem dúvidas muito importante no nosso dia a dia independentemente da pessoa está doente ou não, o banho nos proporciona um conforto e promove uma melhora em todo nosso sistema, logo gera uma sensação de bem-estar sendo responsável por promover a remoção das sujidades impedindo quadros de infecção e de doenças, mantendo o equilíbrio sendo de suma importância para todos, independente, de qualquer que seja o estado de saúde deve ser realizado diariamente.

Nos hospitais o banho é mantido na rotina diária, todos os pacientes devem obter a higiene pessoal todos os dias, os pacientes mais graves que não conseguem deambular recebem o banho no leito.  O banho no leito, porém não é tão simples quanto parece, o cuidado com o paciente deve ser redobrado principalmente quando se trata de um paciente acamado, se feito de maneira incorreta pode causar vários danos físicos e até mesmo psicológicos no paciente.

É indiscutível que mesmo se tratando de pacientes em quaisquer que seja a situação da saúde dele o profissional deve realizar o procedimento com humanização com foco no bem-estar do paciente, as formas como um profissional se apresenta ao paciente diz muito sobre si, e, dessa forma o paciente pode relacionar uma imagem negativa do profissional logo no início, por isso a importância de tratar com humanidade todos os pacientes, e sempre quando for realizar qualquer procedimento informar ao paciente e ao acompanhante.

O banho no leito pode ser visto por alguns pacientes como algo constrangedor expor o corpo à uma pessoa estranha e em uma situação em que o paciente se sente vulnerável é motivo de desconforto e medo. O profissional por sua vez deve passar segurança ao paciente informando-lhe o procedimento de forma que o paciente possa entender assim a higiene poderá ser realizada gerando o conforto ao paciente que necessita dessa higienização diária. Todo esse processo deve ser realizado assim como todos os outros visando o conforto do paciente e sua recuperação, a humanização deve sempre botada em prática uma vez que a recuperação do paciente depende também de seu estado psicológico emocional e não somente do físico.

Responsáveis pela elaboração do POP:

Gabriel Luiz Abadia e Silva, Josilene Pereira Lima, Marcos Felipe Ferreira Gois, Thamiris Pereira Rodrigues, Vanessa De Sousa Gomes.

Responsável pela revisão do POP:

Enf. Erinaldo Laurindo De Castro

Definição: O banho consiste na higienização de todo o corpo deve ser realizada diariamente, trazendo conforto e bem-estar ao paciente.

Objetivos: Remover a sujidade presente na pele do paciente, deixando-a livre de micoorganismos, promovendo um conforto e a melhora na circulação do paciente.

Responsáveis pela execução:  Equipe de Enfermagem

Indicações: O banho no leito é indicado a todos pacientes que não conseguem executar o autocuidado e deve ser realizado diariamente.

Atenção: Antes do profissional iniciar deve atentar-se a lista de material necessário para não faltar no momento do banho, deixar o paciente sozinho no momento do banho pode favorecer a queda do paciente.

Materiais Necessários: EPI: Luvas de procedimento e se necessário, óculos protetores, avental e máscara cirúrgica;

Para o Paciente: Toalha, Roupa de cama (lençol, fronha, traçado etc.), Bacia, Álcool, Sabão líquido, uma bacia com água morna, gaze, Balde grande para coletar a água com resíduos, Biombo, se não houver cortinas na unidade do paciente, Hamper, Compressas de banho (2), Fraldas, se necessário.

Antes De Iniciar o Procedimento: Informe ao paciente o que será realizado caso o paciente não possa responder por si, informe ao acompanhante.

Feche todas as portas abaixe as cortinas, o paciente precisa sentir segurança e ter privacidade lembrando sempre de tratar o paciente com humanização.

Como Realizar o Banho no Leito.

  • Conferir a identificação do paciente por meio da documentação(pulseira).
  • Após preparar todo material higienizar as mãos friccionando por, 30 segundos.
  • Calçar luvas de procedimento
  • Biombo deve ser o primeiro a ser posto se não houver cortinas na unidade para que o paciente se sinta mais preservado.
  • Abaixar ou retirar as grades da cama.
  • Retirar o excesso de roupa de cama e colocar no hamper.
  • Colocar o paciente em decúbito dorsal horizontal.
  • Retirar a roupa do paciente sempre preservando a intimidade.
  • Colocar a toalha de banho sobre o tórax do beneficiário;
  • Realizar higiene oral.
  • Verificar a temperatura da água sempre atento para não deixar muito quente nem muito fria pois pode causar danos na pele do paciente.
  • O banho deverá acontecer sempre do sentido céfalopodálico.
  • Lavar os olhos, fazendo a limpeza dos ângulos internos para os externos, usando uma gaze para cada olho; lavar a face, as orelhas, o ouvido e parte anterior do pescoço. Ao término enxugar o rosto, orelhas e pescoço.
  • Umedecer e ensaboar a compressa.
  • Ensaboar, enxaguar e enxugar os membros superiores do beneficiário, da mão até axila com movimentos longos e firmes.
  • Imergir as mãos do cliente na bacia e lavar e secar as mãos;
  • Abaixar a toalha até o abdome e lavar o tórax com movimentos circulares.
  •  Expor o tórax e o abdome, dobrando a toalha sobre ela mesma na altura da região do quadril.
  • Higienizar o tórax e o abdome, iniciando pela região supraclavicular até a região suprapúbica.
  • Repetir a ação no membro inferior, ensaboando e esfregando os pés.
  • Subir as grades da cama.
  • Colocar o paciente em decúbito lateral e fazer a higienização das partes intimas. Atentar para a realização da higienização correta do saco escrotal nos pacientes masculinos e para a higienização dos lábios vaginais em pacientes feminina, secando bem a região.
  • Higienizar a região posterior do pescoço e o dorso até a região glútea com a outra compressa de banho.
  • Secar toda região desprezar a tolha no hamper.
  • Cobrir o paciente com um lençol.
  • Trocar a roupa de cama e desprezar a suja no hamper.
  • Vestir o paciente.
  • Subir as grades deixando o paciente seguro.

Cuidados Pós Banho: O profissional deve organizar todo material, retirar as luvas de procedimento e higienizar as mãos, avaliar o paciente verificando se ele está confortável, realizar as anotações de enfermagem.

Conclusão

 O banho no leito é, sem dúvidas muito importante, a higiene diária deve ser realizada rigorosamente pois é através da higiene que eliminamos os micoorganismos presente na pele que podem vir a causar infecções, além de ser algo de suma importância para a saúde o banho promove conforto gerando uma sensação de bem-estar, independentemente de qualquer coisa o paciente deve ser tratado com respeito e humanização com ênfase sempre no paciente como um todo visando sempre sua recuperação.

PAULELA, Débora Cristina et al. Eficácia do banho no leito descartável na carga microbiana: ensaio clínico. Acta paul. enferm. São Paulo, v. 31, n. 1, p. 7-16, fevereiro de 2018. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002018000100007&lng=en&nrm=iso>. acesso em 28 de setembro de 2019. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201800003.

LOPES, Juliana de Lima et al. Construção e validação de um manual informativo sobre o banho no leito. Acta paul. enferm., São Paulo, v. 26, n. 6, p. 554-560, Dez. 2013.Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002013000600008&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 29 Set. 2019.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002013000600008

LOPES, Juliana de Lima et al. Orientação de enfermagem sobre o banho no leito para redução da ansiedade. Rev. Bras. Enferm., Brasília, v. 68, n. 3, p. 497-503, Jun. 2015.     Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000300497&lng=en&nrm=iso>. acesso em 02 Out. 2019.  http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2015680317i.

SILVA, Karen Schein da; ECHER, Isabel Cristina; MAGALHAES, Ana Maria Müller de. Grau de dependência dos pacientes em relação à equipe de enfermagem: uma ferramenta de gestão. Esc. Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 20, n. 3, e 20160060, 2016. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000300205&lng=en&nrm=iso>.acesso em 02 Out. 2019. pub Jun. 07, 2016.  http://dx.doi.org/10.5935/1414-8145.20160060.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (76.1 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com