TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importancia Da Auditoria De Enfermagem Nos Custos Hospitalares

Monografias: Importancia Da Auditoria De Enfermagem Nos Custos Hospitalares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  1.484 Palavras (6 Páginas)  •  2.180 Visualizações

Página 1 de 6

ELABORAÇÃO DO PRÉ-PROJETO (Proposta)

PRÉ-PROJETO (PROPOSTA) DO ARTIGO/TCC

ÁREA DA AUDITORIA EM SAÚDE

Defina a área de Auditoria em Saúde em que você vai aprofundar seus conhecimentos.

o Ética e Auditoria em Saúde

o Regulação da Saúde Suplementar

o Regulação da Saúde Pública

o Judicialização da Saúde e Auditoria

o Auditoria e Evidências Científicas

o Gestão de Tecnologias em Saúde

o Auditoria em Saúde e Qualidade

o Qualidade em Saúde

o Auditoria Analítica

o Auditoria de Enfermagem

o Auditoria em Saúde e Prontuário

o Auditoria e Gestão de Custos Assistenciais

o Auditoria e Atenção Integral à Saúde

o Auditoria e Formas de Remuneração na Saúde

o Auditoria e Responsabilidade Civil

o Auditoria e Alto Custo em Saúde

o Auditoria e Fraudes em Saúde

o Auditoria em Saúde: Métodos e Ferramentas

o Auditoria em Saúde e Atenção Primária

o Auditoria Médica e Especialidades Médicas

o Outros: ____________________________________________________________________

INVESTIGAÇÃO

Dentro da área escolhida por você, o que lhe provoca curiosidade intelectual e você gostaria de pesquisar? Defina o problema. O problema não deve ser percebido como uma dificuldade, mas como uma indagação a respeito de algum aspecto da realidade. Estas questões são “o quê?”, “qual?”, “quem?”, “de quem?”, “onde?”, “quando?”, “como?”, “por que?” e “em que medida?”.

Qual a importância da auditoria de enfermagem na gestão dos custos hospitalares, principalmente no que se refere à fiscalização e prevenção de desperdícios de materiais, manutenção de equipamentos e da qualidade dos serviços?

JUSTIFICATIVA

Explique/justifique a relevância e a pertinência dessa sua escolha, considerando o contexto interno e externo de sua Organização e com base na leitura de textos sobre o tema.

Na área hospitalar, a auditoria de enfermagem e o profissional auditor se faz a cada dia mais necessário devido à própria exigência do mercado de trabalho, cada vez mais competitivo, exigindo maior capacitação profissional, custos mais baixos e maior qualidade de assistência. (BUZATTI, CHIANCA, 2005)

Neste aspecto a auditoria de enfermagem para as operadoras de saúde surge como um processo necessário dentro da filosofia da gestão da qualidade total; promovendo o controle permanente de todos os passos do processo de atenção ao usuário incluindo a introdução de ações corretivas, mediante a educação da equipe multidisciplinar para a melhora do atendimento (BUZATTI, CHIANCA, 2005).

A auditoria de custos hospitalares exige conhecimento para tomada de decisão em áreas técnicas, a fim de oferecer um serviço de qualidade faz-se necessário que os hospitais invistam, de forma constante em tecnologia, aprimoramento de apuração de custos, especialização, técnicas de auditoria, ciências políticas, em economia, em finanças e teorias organizacionais, incluindo comunicação e relacionamento humano. E tudo isso considerando em nível local, regional, nacional e internacional (BUZATTI, CHIANCA, 2005)

Sob esse enfoque, a atividade de auditoria de enfermagem hospitalar tem se destacado como instrumento de fiscalização e controle mais adequado às necessidades de gerenciamento do uso de materiais no ambiente hospitalar, sendo considerada como uma área da empresa que fornece ao processo decisório o recurso da informação tempestivamente em um mercado altamente competitivo.

Em função das considerações apresentadas, o presente estudo se propõe a discutir qual a importância da auditoria de enfermagem na redução dos custos hospitalares, principalmente no que se refere à fiscalização e prevenção de desperdícios e manutenção da qualidade dos serviços de enfermagem.

O presente artigo mostra-se relevante em função do atual ambiente de negócios que é caracterizado pelos mercados abertos em que a competição se torna cada vez mais acirrada, e a onda de modernidade que predomina nos quatro cantos do mundo empurra para um salto qualitativo que exigirá muita criatividade, competência e flexibilidade.

Controlar e fiscalizar custos, analisar os resultados, prontuários, formar corretamente os gastos dos serviços prestados, estes fatores levam à necessidade de um melhor gerenciamento das informações para que as diversas alternativas sejam adequadamente conhecidas e mensuradas. Em função disso, a atividade de auditoria de enfermagem tem se destacado como instrumento de fiscalização e controle mais adequado às necessidades de gerenciamento do uso de materiais no ambiente de enfermagem hospitalar, sendo considerada como uma área da empresa.

RESULTADOS DA ARTIGO/TCC

O que você vislumbra que será a contribuição da sua Artigo/TCC para a Organização? (resultados concretos)

Demonstrar a importância para a operadora de saúde da correta apuração dos custos hospitalares, que serve para proporcionar a auditoria interna melhor desempenho por meio do fornecimento da informação necessária para a contenção de custos irrecuperáveis, diminuindo as perdas.

OBJETIVOS

Como você traduziria essa contribuição esperada em objetivos a serem perseguidos na elaboração da Artigo/TCC? Lembre-se que os objetivos devem ser precisos e os verbos devem estar no infinitivo. Exemplos: Identificar, Analisar, Avaliar, Propor, Elaborar uma Proposta, Realizar um Levantamento, Implantar/Implementar, Construir um Modelo, Apresentar estratégias, etc...

OBJETIVO PRINCIPAL

O artigo terá como objetivo geral

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com