TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Infecção Hospitalar E Suas Implicações Para O Cuidar Da Enfermagem

Ensaios: A Infecção Hospitalar E Suas Implicações Para O Cuidar Da Enfermagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2013  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  2.086 Visualizações

Página 1 de 3

A infecção hospitalar e suas implicações para o cuidar da enfermagem

- A infecção hospitalar é definida como aquela adquirida após a internação do paciente e que se manifesta durante a internação, pois grande maioria das infecções hospitalares é causada por um desequilíbrio da relação existente entre a microbiota humana normal e os mecanismos de defesa do hospedeiro. A maioria das IH manifesta-se como complicações de pacientes gravemente enfermos, em consequência da hospitalização e da realização de procedimentos invasivos ou imunossupressores a que o doente, foi submetido.

- Infecções preveníveis são aquelas em que se pode interferir na cadeia de transmissão dos microrganismos. A interrupção dessa cadeia pode ser realizada por meio de medidas como a lavagem das mãos, a utilização dos equipamentos de proteção individual, no caso do risco laboral e a observação das medidas de assepsia. Infecções não preveníveis são aquelas que ocorrem a despeito de todas as precauções adotadas, como pode-se constatar em pacientes imunologicamente comprometidos.

- Aproximadamente dois terços da IH são de origem autógena, significando o desenvolvimento da infecção a partir da microbiota do paciente, que pode ter origem comunitária ou intra-hospitalar. A patologia de base favorece a ocorrência da IH por afetar os mecanismos de defesa anti-infecciosa: grande queimado, desnutrição. O controle das infecções hospitalares é inerente ao processo de cuidar, estando o enfermeiro capacitado para prestar um cuidado mais livre de riscos de infecções.

- A década de 70 viveu uma verdadeira reformulação das atividades de controle de infecção. Os hospitais americanos foram progressivamente adotando as recomendações, criando núcleos para o controle de infecção e aprofundando em estudos sobre o tema.

-Somente na década de 80 começou o desenvolvimento do controle das IH no Brasil; a ocorrer uma conscientização dos profissionais de saúde a respeito do tema com a instituição de CCIH em vários Estados do país. Em 1987 foram publica-das pelos Centers for Disease Control and Prevention (CDC), normas de precauções universais e isolamento de substâncias corpóreas, definindo cuidados básicos a serem tomados com todos os pacientes, independentemente de seu diagnóstico. Em 1997 foi aprovada a Lei 9431, tornando obrigatório a presença da CCIH e do Programa de controle de IH independente do porte e da estrutura hospitalar. E Na última Portaria, número 2616, publicada em 1998, a presença do enfermeiro aparece no time dos profissionais que, obrigatoriamente devem compor essa comissão na qualidade de membro executor dos programas de controle de IH.

- Após a epidemia da Aids, exerceu uma grande importância sobre as ações de controle; pois foi mais significativo na prevenção e controle das IH com impacto sobre todos os hospitais do mundo.

- os controlado-res de infecção têm a responsabilidade de instituir a política institucional para prevenir e controlar a infecção, porém, o sucesso do programa dependerá do envolvimento de todos os profissionais que atuam na prestação da assistência hospitalar. A enfermagem, através do cuidado prestado, integra o trabalho dos demais profissionais, possibilitando incrementar esta política institucional de CIH.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com