TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FEBRE AMARELA

Por:   •  5/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  844 Palavras (4 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 4

APRESENTAÇÃO

Todo o trabalho foi desenvolvido com o intuito de apresentar o tema Febre Amarela de uma maneira diferenciada, utilizando de recursos formais e informais para melhorar a percepção e entendimento do público. Abordamos na linha do tempo, aspectos históricos que tornam a compreensão da atualidade mais clara e objetiva, para finalizar a exposição da linha do tempo, falamos sobre os efeitos atuais ocasionados pela doença, utilizando dados epidemiológicos obtidos através de pesquisas em sites do Ministério da Saúde. Logo, iniciamos a apresentação de um teatro de fantoches, onde foi abordado os efeitos sociais negativos que levam a morte em massa de macacos em regiões endêmicas, causadas pela própria população local.

Ao discorrer da nossa apresentação buscamos engajar as disciplinas vista no atual semestre, foi uma tarefa árdua, mas no fim ficou evidente a presença delas em nossa comunicação.Ao criarmos este trabalho ,tivemos que embasar nossas informações com pesquisas e conteúdos verídicos, tão quanto nos utilizarmos de técnicas para a confecção deste trabalho digitado e isso foi alcançado graças ao conhecimento que a disciplina de Metodologia de Pesquisa Científica nos proporcionou.

Iniciamos com a recepção dos espectadores,oferecendo-lhes um informativo que abordava a doença e a situação dos indivíduos portadores da mesma.Dessa maneira ficou visível que a Patologia e a Imunologia teve grande participação nesse aspecto, bem como, ao percurso da apresentação, houveram uma linha do tempo, disposto de informações e dramatização teatral ,que enfatizaram a informação.

Não é novidade que houve altos índices de macacos, mortos, no ano de 2017(dois mil e dezessete),aliás isso foi bem repercutido através de meios de comunicação, como: televisões, rádios e internet. Dessa forma, tentamos trazer essa questão, bem como o tabu de que a vacina contra a Febre Amarela levaria os usuários a óbito, logo as ciências sociológicas foi posta em prática, levantando essas questões presentes na nossa sociedades e que é reflexo de uma má estruturação de informação repassada para a população.

A metodologia da prática de enfermagem não poderia ficar de fora, pois acreditamos que o intuito de toda a exposição foi mostrar o papel fundamental que a Enfermagem obtém nessa problemática cotidiana, tendo isso em mente, foi discutido na dramatização uma desmistificação dos tabus através de dois personagens e que uma delas era uma enfermeira, bem como, somos essenciais na prevenção, tratamento , reabilitação e detecção dessas doenças.

OBJETIVOS

O nosso objetivo é fazer com que todos conheçam um pouco sobre o processo histórico e o surgimento da Febre Amarela e a diferenciação dos seus tipos (Febre Amarela Silvestre e Urbana).

É essencial que todos compreendam a importância da vacinação e a identificação do agente causador, os sintomas e prevenção.

METODOLOGIA

Para repassar os nossos conhecimentos utilizamos diversos recursos como: linha do tempo dinâmica (uma forma teórica expondo o surgimento da doença evidenciada em datas), mural ilustrativo (apresentação dos modos de transmissão dos dois tipos de Febre Amarela), teatro de fantoches (uma maneira informal focada no mito do agente transmissor ser o macaco e da aversão a vacina contra Febre Amarela), distribuição de panfletos (enfatizando a doença e seus tipos, epidemiologia, ciclo transmissor, sinais e sintomas, prevenção, métodos diagnósticos e tratamento), brinde educativo (bisnaga contendo álcool em gel para a conscientização da importância da higiene da mãos), organização e ornamentação da sala (com intuito de transparecer as regiões que mais são acometidas pela doença).

RESULTADOS ALCANÇADOS

O enredo da dramatização foi feito pelo acadêmico Bruno Monteiro, e à medida que ocorria seu planejamento e ensaios houveram modificações atribuídas pelo restante da equipe de apresentação, até o resultado final apresentado no dia 19/05.

A idealização dos brindes foi definida pelas alunas, Géssica Luíza, Maria Abreu e Maria Alícia, produzido pelos membros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (52.9 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com