TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Febre Amarela

Por:   •  15/4/2020  •  Projeto de pesquisa  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 2

                                Estudo Dirigido – Exame Físico Respiratório

1) Defina os seguintes termos:

a. Eupneia: É a respiração normal, fácil, livre e saudável. Eupneia é a respiração normal e relaxada com condições saudáveis de inalação e exalação.

b. Hiperpneia: Respiração anormal rápida e profunda, e ter por consequência hiperventilação. Hiperpineia é um termo usado para designar não apenas o aumento da frequência respiratória como também o aumento da amplitude dos movimentos respiratórios.

c. Taquipneia: Respiração anormalmente rápida e, muitas vezes, curta. Respiração rápida e superficial

d. Dispneia: respiração difícil e ofegante

e. Bradipneia: respiração anormalmente lenta.

f. Apneia: Quando a respiração para e volta diversas vezes.

2) Os passos propedêuticos para avaliação do aparelho respiratório incluem: inspeção,

palpação, percussão e ausculta. Complete as frases abaixo relativas à avaliação

pulmonar.

a. Qual o nome dos sons normais auscultados na inspiração e na expiração em

toda a extensão do tórax?

Murmúrio vesicular – Auscultado em toda extensão do tórax, mais intenso nas bases pulmonares e á auscultado na inspiração e expiração. Som normal que representa o movimento do ar nos bronquíolos e alvéolos

 Som brônquico - Auscultado sobre o manúbrio esternal e nas vias aéreas traqueais, tem um timbre agudo, intenso e oco. Auscultado mais facilmente na expiração. Representa o som de ar pela traqueia, são ouvidos sobre a traqueia e são altos na expiração longa

Som broncovesicular – Auscultado anterior e posteriormente sobre as grandes  vias aéreas centrais, som semelhante a uma brisa. É auscultado na inspiração e expiração. Som de intensidade média tanto  na inspiração quanto na expiração

 b. Que nome que se dá para os sons anormais que podem ser auscultados emprocessos patológicos? Cite cada um deles.

Estertores/creptações; audíveis quando ocorre abertura súbita as pequenas vias aéreas, contento pequena quantidade de liquido. Auscultado durante a inspiração e expiração. Esse son nos passa a certeza que o paciente tem liquido nas pequenas vias aéreas, bronquíolos e alvéolos.

Roncos; É o resultado da passagem de ar por estreitos canais repletos de líquidos /secreções. Presente quando há presença de muco. È um som mais audível na expiração, mas não quer dizer que não der para ser notado na inspiração. A presença desse som representa secreção nas grandes vias aéreas; traqueia,  brônquio principal/direito/esquerdo.

Sibilos; Ruídos musicais e sussurrantes - passagem de ar por via aérea estreita, acontece estreitamento nas vias aéreas e consequentemente o ar passa com mais dificuldade.

Atrito pleural; som mais intenso na inspiração, acontece por conta da inflamação.

Cornagem; respiração ruidosa, se houve melhor durante a inspiração. É um distúrbio alto nas entradas das vias aéreas, ela fica demasiada. A entrada dificultada do ar nas vias aéreas, tem a ver com obstrução laringe, edema de glote, etc..


...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (49.8 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com