TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.892 Palavras (28 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 28

UNIVERSIDADE PAULISTA

MARCELA CAROLINE CORREIA DA SILVA

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA

BRASÍLIA/DF

2015


SUMÁRIO

Introdução....................................................................................................................3

A promoção da saúde e a atenção primária: contexto da educação

em saúde..............................................................................................................4

A atenção básica e a política de promoção da saúde no Brasil como contexto do desenvolvimento da educação em saúde.................................................................................................................................5

A educação em saúde na política de atenção básica........................................................6

A educação em saúde: modelos na teoria e na prática....................................................7

Educação em saúde no SUS............................................................................................10

Educação popular em saúde............................................................................................11

Educação em Saúde e Empowerment.............................................................................12

Educação, Saúde e Integralidade.....................................................................................13

Aspectos positivos da utilização de grupos de educação

 em saúde nas ações educativas.......................................................................................15

Processo de educação permanente...................................................................................16

Conclusão........................................................................................................................19

Bibliografia.....................................................................................................................20


INTRODUÇÃO

       A história do conceito de promoção da saúde é construída sobre diversos sentidos. O primeiro a utilizar este conceito foi Sigerist,em 1945, no qual se referiu ao estimulo de condições decentes de vida, condições boas de trabalho, educação e descanso. Em 1974, Lalonde restringe este conceito quando muda seu foco para ações preventivas voltadas para a mudança de comportamento e estilo de vida.

        A proposta da promoção da saúde e a relevância das práticas educativas na atuação dos serviços de saúde já estavam formadas em 1976, na Conferência de Atenção Primaria à Saúde, em Alma Ata (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE, 1978).Em 1986, a promoção da saúde é oficializada pela OMS, na Carta de Ottawa (BRASIL, 2002, p. 19) sendo definida como “processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle deste processo”, onde a educação em saúde se  posiciona como atividade indispensável ao cuidado da saúde das populações.

         As estratégias para promoção da saúde segundo a Carta de Ottawa são participação comunitária, educação em saúde e empowerment, mas apesar de defender a participação da comunidade como um elemento primordial da promoção da saúde, o seu significado muda entre orientações firmadas em uma visão participativa de promoção e um enfoque comportamental, herança provável do Relatório Lalonde (Dantas, 2010, p. 17).

       A implementação da proposta da promoção da saúde no Brasil, ocorre a partir dos anos 90, inserida na expansão da atenção básica, através da Estratégia Saúde da Família (ESF), tendo como base os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) – universalidade, equidade e integralidade.

       A política de Atenção Básica à Saúde (ABS) tem sua definição modificada em 2006 como “um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde” (Dantas, 2010, p. 17).

     A política de Atenção Básica propõe a realização de práticas educativas, concedendo-lhes papel central na execução de ações de promoção da saúde. As características do processo de trabalho das equipes de saúde são:

O desenvolvimento de ações educativas que possam interferir no processo de saúde-doença da população e ampliar o controle social na defesa da qualidade de vida; no desenvolvimento de ações intersetoriais, integrando projetos sociais e setores afins, voltados para a promoção da saúde; e no apoio a estratégias de fortalecimento da gestão local e do controle social(Dantas, 2010, p. 17).

Assim, tem como objetivo este trabalho apresentar a importância da educação em saúde na atenção básica, através da história, modelos, teorias, objetivos, estratégias e praticas de saúde.

A promoção da saúde e a atenção primária: contexto da educação em saúde

        Na década de 70, a crise do modelo biomédico de alto custo e baixa resolutividade, centrado na clínica e referenciado em uma concepção biologicista do processo saúde-doença, trouxe ao cenário das políticas de saúde (Dantas, 2010).

       A proposta da atenção primária à saúde (APS), assumida pelos governos presentes em Alma-Ata em 1978, é uma das soluções dadas a essa crise, através da extensão de cobertura dos serviços a toda a população e a realização de atividades de baixo custo e alta eficácia, associadas à educação em saúde.

    Os conceitos que baseiam as contribuições de Alma-Ata irão ser retomados e ampliados pelo movimento da promoção da saúde, e consistem na alargação do conceito de saúde, que passa a ser relacionado à qualidade de vida; na compreensão da responsabilidade dos governos pela saúde de suas populações; na ideia da intersetorialidade como forma de atuação frente à complexidade dos determinantes da saúde e da doença.

     As propostas de Alma-Ata se articulam ao movimento internacional da promoção da saúde, e ambos têm se constituído em referências para os modelos de atenção à saúde – entre eles o brasileiro – que buscam atender a uma concepção ampliada de saúde e se baseiam na sua relação com qualidade de vida e conquistas políticas e sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.5 Kb)   pdf (228.9 Kb)   docx (30.5 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com