TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Enfermeiro na Prevenção da Gravidez na Adolescencia

Por:   •  18/10/2017  •  Artigo  •  8.289 Palavras (34 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 34

A IMPORTÂNCIA DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

__________________________________________________________________

MACIEL, Francielle Santos.

RESUMO

A adolescência é uma fase intermediária da vida que se encontra entre a infância e a fase adulta, sendo marcada por várias transformações corporais, psicológicas e comportamentais, onde as experiências e atitudes podem interferir no futuro. A sexualidade vem se iniciando cada vez mais cedo e a falta de informação e até mesmo inexperiência por parte das jovens, pode ser considerado como um importante fator para a elevação dos índices de gestação precoce indesejada. O presente artigo tem por objetivo geral analisar a importância do enfermeiro para prevenção da gravidez na adolescência. Para o alcance deste objetivo central, foram elencados os seguintes objetivos específicos: Identificar os aspectos envolvidos na gravidez precoce; Verificar as estratégias do enfermeiro na prevenção da gravidez na adolescência. Como metodologia, a pesquisa foi caracterizada como qualitativa de cunho bibliográfico. Resultados: os resultados mostram as inúmeras conseqüências que a gravidez na adolescência pode gerar na vida de mães e filhos, bem como evidencia a necessidade de políticas públicas voltadas para a prevenção desta ocorrência.

Palavras-chaves: ADOLESCÊNCIA, gravidez na adolescência, enfermeiro, prevenção.

ABSTRACT

Adolescence is an intermediate stage of life that lies between childhood and adulthood and is marked by several physical, psychological and behavioral changes, where experiences and attitudes can interfere in the future. Sexuality starting time comes earlier and the lack of information, even by inexperienced girls, can be considered as an important factor for raising the levels of unwanted early pregnancy. Many scholars consider this fact a public health problem, they present health risks of young obstetric complications may occur, affecting the lives of the mother and baby. Despite the existence of various forms of prevention and information in various media, the rate of teenage pregnancy is high in Brazil. This research work aims to highlight the importance of nurses as primary prevention of early motherhood source. This study will highlight the importance of the nurse as an information and prevention of teenage pregnancy. The methodology was qualitative research characterized bibliographic nature with a systematic review of literature as criteria the work according to their degree of importance and coherence with the theme were analyzed.

Keywords: teen pregnancy, nursing, prevention.

1 INTRODUÇÃO

A adolescência é uma fase intermediária entre a infância e a fase adulta, sendo marcada por diversas transformações corporais, psicológicas, hormonais e comportamentais. FONTE?

Adolescência é a fase do desenvolvimento humano caracterizada pelas transformações biopsicossociais que marcam a progressiva passagem da infância para a vida adulta. (MONTEIRO; TRAJANO; BASTOS, 2009, P.16).

Com o objetivo de proporcionar mecanismos de proteção ao jovem com idade inferior a dezoito anos criou-se o Estatuto da criança e do adolescente através da Lei 8069 de 13 de Junho de 1990. Em nível municipal, foram criados os Conselhos tutelares, com a função de investigar e retirar adolescentes das situações de risco, prostituição, violência doméstica, tráfico de drogas, trabalho infantil etc.. Esses Conselhos são órgãos públicos encarregados de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, tendo como objetivo o cumprimento da integralidade da Lei do Estatuto. Os Conselhos tutelares buscam protegê-los de qualquer evento que possa interferir na sua integridade física e psicológica. FONTE?

Um dos problemas enfrentados pelos adolescentes, refere-se ao início precoce da sua sexualidade, COM consequências graves e indesejáveis como a gravidez. A ocorrência da gravidez neste período da vida tem grandes complicações emocionais, familiares, socioeconômicas e biológicas que atinge a jovem impedindo ou dificultando o desenvolvimento desta adolescente na sociedade. Devido às consequências biológicas a OMS considera esta uma gestação de alto risco, porém, admitem atualmente que o risco seja mais social do que biológico. Ressalte-se que na maioria dos casos, essas jovens estão inseridas em comunidades de condições socioeconômicas menos favorecidas, agravando ainda mais esse quadro FONTE?.

A crescente tendência da liberação do comportamento social, especificamente o sexual, contribui para o aumento da gravidez na adolescência, devido a falta de conhecimento do próprio corpo enquanto função reprodutora, vinda da falta de uma educação esclarecedora tanto no âmbito familiar como no escolar e social. (ROVERATTI, 2009, p.192).

A orientação familiar, principalmente relacionada à educação sexual, pode desempenhar um importante papel na vida dos filhos, mas ao se tratar de sexo a maioria dos pais prefere não tocar no assunto por não possuir habilidades, por cultivar seus próprios tabus ou por achar que estará incentivando o filho a iniciar as relações sexuais FONTE?. O que a maioria dos pais não sabe é que é possível falar sobre sexualidade e sexo com seus filhos de forma educativa com o objetivo de orientá-los a ter uma maturação e vida sexual saudável livre de uma possível gravidez indesejada.

Hoje, com o avanço da globalização e com os meios de comunicação cada vez mais rápidos, as pessoas podem obter diversas informações sobre os mais variados assuntos, sendo necessário conhecer se a fonte desta informação é segura, para que não seja passada como fidedigna quando não o é.

O enfermeiro tem papel imprescindível neste processo de informação, pois, é o profissional de saúde que lida diretamente com o adolescente, reforçando a efetividade dos serviços de acordo com a relação estabelecida entre eles. Apesar disso, são vários os entraves que a equipe de saúde enfrenta no atendimento da população adolescente. não há um serviço direcionado a essa população, apesar das política implementada.

A gravidez quando ocorre durante a adolescência pode acarretar em várias conseqüências na vida da jovem, principalmente devido ao fato de não estar preparada psicologicamente e fisiologicamente devido a sua imaturidade, para assumir a responsabilidade que envolve uma gestação e o nascimento de um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.9 Kb)   pdf (117.1 Kb)   docx (38.1 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com