TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Causas da gravidez na adolescência

Projeto de pesquisa: Causas da gravidez na adolescência. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  Projeto de pesquisa  •  3.442 Palavras (14 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 14

Cidade Ocidental-GO

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...............................................................................................4

2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA.......................................5

3 OBJETIVOS GERAL E ESPECIFICO.............................................................5

4 JUSTIFICATIVA..............................................................................................6

5 METODOLOGIA.............................................................................................6

6 REVISÃO BIBLIOGRAFICA............................................................................7

7 CRONOGRAMA..............................................................................................7

8 ORÇAMENTO.................................................................................................8

9 RESULTADOS ESPERADOS.........................................................................8

REFERENCIAS..................................................................................................9

1 INTRODUÇÃO

A gravidez na adolescência está se tornando cada vez mais comum na sociedade, pois os adolescentes estão iniciando a vida sexual muito cedo, com isso pressupõe ações integradas, nunca isoladas, exigindo uma articulação conjunta dos diferentes canais sociais.

Atualmente a gravidez na adolescência chama a atenção de diversos profissionais, instituições e organizações devido o crescente número de adolescentes grávidas.

A adolescência é um momento de formação escolar e de preparação para o mundo do trabalho e uma gravidez nessa fase pode atrasar ou interromper o processo.

Este projeto de pesquisa busca evidenciar o contexto em que se encontra a gravidez na adolescência.

2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

A gravidez na adolescência forma de acompanhamento das adolescentes e se há algum projeto para diminuir o índice de gravidez na adolescência desse município.

Os profissionais devem oferecer atenção e apoio aos adolescentes não só quanto ao desenvolvimento emocional e afetivo, mas também em relação aos fatores de risco a que eles podem estar sujeitos, doenças sexualmente transmissíveis e a gravidez indesejada que é o problema em questão desse projeto de pesquisa.

3 OBJETIVOS

3.1 Objetivo geral

Proporcionar informações para o público alvo sobre a gravidez na adolescência, observar como as ações são desenvolvidas e contribuir para diminuir o percentual de gravidez em adolescentes.

3.2 Objetivo específico

Identificar quais os conflitos psicológicos mais encontrados em adolescentes grávidas, no qual a gravidez não foi planejada. Identificar os principais processos de atendimento das adolescentes nesta comunidade e observando esse período da vida como sendo de ordem sanitária, biológica, psicológica, social e demográfica, promover na adolescente um comportamento responsável no que se refere ao sexo seguro e ao adiamento da idade do início da atividade sexual e realizar levantamento de dados de adolescentes grávidas no município.

4 JUSTIFICATIVA

A gravidez na adolescência antigamente podia-se pensar que era por falta de informação, mas hoje todos sabem que existem muitos métodos para evitar a gravidez indesejada.

Está presente nas diferentes classes sociais, porém tem maior incidência nas mais pobres. As rações da adolescência a gravidez podem manifestar-se de diferentes maneiras, dependendo das experiências anteriores e da aceitação do novo papel antes adolescentes e agora ser adolescente gestante.

É importante ressaltar a importância do dialogo entre os pais, os profissionais e a própria adolescente, como forma de esclarecimento e informações.

O papel dos assistentes sociais é de suma importância. A intervenção do Serviço social é fundamental numa abordagem sistemática tentando envolver e trabalhar a família para aceitar a grávida e futuramente o bebê.

Identificar por que adolescentes tendo tanta informação sobre métodos contraceptivos, ainda tem casos da existência de uma gravidez não desejada, e que em alguns casos acarretam problemas psicológicos.

Por este motivo, verifica-se que na comunidade de Cidade Ocidental – GO ainda existe um alto índice de gravidez entre adolescentes, mesmo havendo meios de informações para esclarecer sobre essa questão.

5 METODOLOGIA

Esse projeto de pesquisa foi realizado com as adolescentes grávidas em Cidade Ocidental – GO e os critérios para a seleção da amostra da população estudada dependeu de alguns fatores como interesse por parte da adolescente grávida na participação da pesquisa e autorização formal dos pais ou responsável.

Na pesquisa foi utilizada uma abordagem quantitativa, no qual teve por objetivo analisar dados pela quantidade, ou seja, por números, e também uma qualitativa que tenha como objetivo analisar os aspectos mais relacionados.

A abordagem foi por meio de entrevista individual e que a identidade da pessoa não foi exposta.

Foi elaborada uma pesquisa sobre os métodos contraceptivos e com o resultado foi construído um painel com os métodos contraceptivos.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com