TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gravidez Na Adolescencia

Casos: Gravidez Na Adolescencia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  756 Palavras (4 Páginas)  •  610 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. OBJEITVO 6

3. METODOLOGIA 7

4. DESENVOLVIMENTO 8

4.1 SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA 8

4.2 GESTAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA 9

4.3 FATORES DE RISCOS ASSOCIADOS À GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA 9

4.4 IMPLICAÇÕES DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA. 11

4.5 PROBLEMAS COM A NUTRIÇÃO DURANTE A GRAVIDEZ 12

4.6 MÉTODOS CONTRACEPTIVOS NA ADOLESCÊNCIA 14

4.7 FATORES BIOLÓGICOS 15

4.8 FATORES FAMILIARES 16

4.9 FATORES SOCIAIS 17

4.10 FATORES PSICOLÓGICOS E DE CONTRACEPÇÃO 19

4.11 ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO PROGRAMA SAÚDE DO ADOLESCENTE 20

4.12 SIGILO PROFISSIONAL E ATENDIMENTO AO ADOLESCENTE 22

4.13 AÇÕES DE PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ NÃO PLANEJADA 23

RESULTADO 26

CONCLUSÃO 27

REFERÊNCIAS 29

1. INTRODUÇÃO

Rodrigues (2010, p.1) a adolescência constitui uma fase de desenvolvimento caracterizada por profundas transformações a nível afetivo, psicológico, físico, social e familiar. A progressiva e continua maturação fisiológica é normalmente acompanhada pela súbita descoberta de novas relações e experiências, de ordem afetiva e sexual, muitas vezes geradoras de intensos conflitos e discussões. Estes sentimentos devem-se frequentemente a uma desarmonia entre o desenvolvimento corporal, sexual e mesmo intelectual e a aquisição de maturidade emocional. Preocupada com a imagem corporal e o estabelecimento de relações cada vez mais projetadas para o exterior da família a adolescente manifesta importantes carências informativas relativamente à sexualidade, contracepção e risco de gravidez.

Observa-se que a gravidez na adolescência é uma temática bastante estudada, mas, se faz necessário a elaboração, implementação e atuação de programas de saúde para as adolescentes, a fim de promover a saúde com informações adequadas e sensibilização dos adolescentes para o acesso aos serviços de saúde com frequência promovendo a prevenção da gravidez na adolescência por meio da sexualidade protegida.

A adolescência corresponde ao período da vida entre os 10 e 19 anos, no qual ocorrem profundas mudanças, caracterizadas principalmente por crescimento rápido, surgimento das características sexuais secundárias, conscientização da sexualidade, estruturação da personalidade, adaptação ambiental e integração social. (IAZLLE, 2006, p.443).

A atividade sexual na adolescência vem se iniciando cada vez mais precocemente, com consequências indesejáveis imediatas como o aumento da frequência de doenças sexualmente transmissíveis (DST) nessa faixa etária; e gravidez, muitas vezes também indesejável e que por isso, pode terminar em aborto.

A gravidez na adolescência vem sendo considerada, em alguns países, problema de saúde pública, uma vez que pode acarretar complicações obstétricas, com repercussões para a mãe e o recém-nascido, bem como problemas psicossociais e econômicos. A análise do perfil de morbidade desta faixa da população tem revelado a presença de doenças crônicas, transtornos psicossociais, fármaco-dependência, doenças sexualmente transmissíveis e problemas relacionados à gravidez, parto e puerpério.

Segundo Iazlle, (2006, p.443). Quanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com