TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Infecção Puerperal

Por:   •  3/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  905 Palavras (4 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 4

  FACULDADE SETE DE SETEMBRO – FASETE[pic 1]

Curso de Bacharelado em Enfermagem

Infecção Puerperal

Bianca Nascimento do Amaral

Paulo Afonso - BA

Junho / 2015


Bianca Nascimento do Amaral

Infecção Puerperal

Projeto apresentado à disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa em Enfermagem Curso Superior de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade Sete de Setembro, 8° período noturno, Sob a orientação do professor Tilson Nunes Mota.


  1. SUMÁRIO

1.Tema da pesquisa: Infecção Puerperal.        4

2.Delimitação do tema: Cuidados de enfermagem para minimizar a infecção puerperal.        4

3.Problema de pesquisa/Pergunta de investigação: Quais as evidencias encontradas na literatura, sobre os cuidados de enfermagem na prevenção da infecção puerperal?        4

4.Justificativa        4

5.Objetivo Geral        4

6.Metodologia         5

7.Referencias         6

8.Cronograma        8

  1. Tema da pesquisa: Infecção Puerperal.

O puerpério trata-se do período em que ocorre o retorno do estado pré- gravídico da mulher, ou seja, é a fase em que as modificações locais e sistêmicas adquiridas durante a gestação deixam de estar presentes em seu organismo. Considera-se como infecção puerperal aquela originada no aparelho genital, após parto recente.  É um quadro grave podendo levar a paciente à morte, pois a infecção pode propagar-se por todo o organismo.

SANTOS; SATÔ,( p.2)

  1. Delimitação do tema: Cuidados de enfermagem para minimizar a infecção puerperal.

O fundamental para que uma infecção puerperal seja evitada, são os cuidados a serem tomadas desde o pré-natal até o puerpério, Para tanto é necessário que a mãe seja orientada quanto aos cuidados a serem tomados. Por isso as medidas profiláticas são as mais importantes para evitar a instalação do processo infeccioso.

Acessado em 14 de maio, http://www.ebah.com.br

  1. Problema de pesquisa/Pergunta de investigação: Quais as evidencias encontradas na literatura, sobre os cuidados de enfermagem na prevenção da infecção puerperal?

O que mais se evidencia e a prevenção com os cuidados de enfermagem, que contribui de forma significativa para a recuperação da mulher no período do puerpério. A orientação às mães e aos familiares é de extrema importância, principalmente para as primíparas, pois põe fim aos medos e aos misticismos que rondam esse período.

Acessado em 14 de maio, http://www.ebah.com.br

  1. Justificativa

Surgiu o interesse pelo seguinte tema depois de varias pesquisas e verificar que não e dado tanta ênfase a essa fase no ciclo gravídico, e nela que vários distúrbios se desencadeiam porem existe poucos achados na literatura aos cuidados do enfermeiro na infecção puerperal, contudo o enfermeiro vem descobrindo que seus cuidados não começam no puerpério e sim no pré-natal, relatando à importância dos cuidados a mulher para que ela possa tomar as decisões certas com o cuidado no ciclo gravídico puerperal.

O melhoramento ao cuidado no puerpério vem através do aperfeiçoamento do enfermeiro que pretende abordar nesse estudo alguns elementos científicos necessários ao desenvolvimento de uma assistência fundamentada cientificamente no cuidado de enfermagem.

  1. Objetivo Geral

Identificar quais as evidencias encontradas na literatura, sobre os cuidados do

Enfermeiro na prevenção da infecção puerperal.

  1. Metodologia

A revisão integrativa da literatura consiste na construção de uma análise ampla da literatura, contribuindo para discussões sobre métodos e resultados de pesquisas, assim como reflexões sobre a realização de futuros estudos. O propósito inicial deste método de pesquisa é obter um profundo entendimento de um determinado fenômeno baseando-se em estudos anteriores. É necessário seguir padrões de rigor metodológico, clareza na apresentação dos resultados, de forma que o leitor consiga identificar as características reais dos estudos incluídos na revisão. A revisão integrativa tem o potencial de construir conhecimento em enfermagem, produzindo, um saber fundamentado e uniforme para os enfermeiros realizarem uma prática clínica de qualidade. Além disso, pode reduzir alguns obstáculos da utilização do conhecimento científico, tornando os resultados de pesquisas mais acessíveis.

 Mendes; Silveira; Galvão,(2008,p.759)

O presente estudo vai relatar uma metodologia de revisão integrativa que tem como problemática, identificar quais as evidências encontradas na literatura, sobre os cuidados do enfermeiro na prevenção da infecção puerperal.

Para a seleção da amostra será utilizados nessa pesquisa como base de dados a Biblioteca Virtual Saúde (BVS), Biblioteca Regional de Medicina (BIREME), Literatura Latino Americana do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), para melhor refinamento os descritores e palavras chaves serão: infecção, puerperio, cuidados, prevenção e enfermagem. Serão utilizados critérios de inclusão para a amostra, artigos completos, artigos publicados entre 2000 a 2014, alem disso os artigos terão que ter coerência com a problemática abordada por essa revisão, e para o critério de exclusão não será utilizado artigos que não tenham sentido com a pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (159.9 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com