TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A OBSTETRICIA

Por:   •  7/3/2017  •  Monografia  •  1.093 Palavras (5 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 5

Tema: 

Cuidados de Enfermagem com mães de pré-termo e/ou prematuro: sentimentos e expectativas

Problema: 

Como os cuidados de enfermagem podem auxiliar mães de neonatos pré-termos e/ou prematuros em suas dificuldades e frustrações?

Objetivo Geral: 

Verificar as práxis cuidativas para com as mães de neonatos pré-termo e/ou prematuros.

Objetivos Específicos: 

Investigar se a humanização no trabalho ajuda às mães de neonatos prematuros na superação dos problemas decorrentes do nascimento antecipado.

Analisar se as mães de neonatos pré-termo e/ou prematuros conhecem a importância da utilização do Método Mãe Canguru, numa abordagem holística, oferecendo conforto, carinho e atenção aos mesmos.

Demonstrar a necessidade do aleitamento materno como forma de cuidados com os neonatos prematuros, para o fortalecimento do vínculo mãe/filho(a).

Justificativa: 

O nascimento de um bebê é sempre carregado de grande expectativas, planos e emoção, e quando este ocorre prematuramente causa muito estresse e apreensão para a família, a estrutura criada na espera do bebê fica abalada, dando assim lugar na maioria das vezes ao medo e ansiedade e sentimentos de impotência e insegurança.

A equipe de enfermagem se depara frequentemente com o nascimento de prematuros ou pré-termos e saber como lidar com este tipo de situação e oferecer o melhor atendimento a pacientes nestas condições é de grande importância para o auxílio e superação dos problemas decorrentes desta situação.

Sendo assim, este estudo se justifica ao se propor demonstrar que as práxis cuidativas da enfermagem auxiliam as mães de neonatos pré-termo e/ou prematuros na superação dos problemas decorrentes do nascimento antecipado.

Neste sentido, o preparo da equipe de enfermagem para o oferecimento às mães do Método Mãe Canguru é essencial demonstrando o conforto, carinho e atenção que proporciona aos neonatos e também aos familiares.

Assim como, demonstrar por meio do trabalho da equipe de enfermagem que lida com mães de neonatos prematuros o quanto o aleitamento como forma de cuidados, é essencial no fortalecimento dos vínculos entre mãe/filho(a).

Revisão de literatura: 

O nascimento antecipado quando se trata da categoria de sentimentos, se percebe que a grande maioria de mães apresenta medo, tristeza e culpa. São sensações e impressões confusas, até muitas vezes contraditórias. A culpa vem por muitas vezes por se julgarem não ter realizado algo ou até mesmo feito algo o qual considera errado. A racionalidade humana faz com que se busquem justificativas para o nascimento de um filho prematuro.

Brazelton (1988) comenta que “emocionalmente qualquer mãe possa se culpar por marcas de nascença ou defeito que o bebê possa ter”. Isso demonstra que a gestante e o marido tenham medo supersticiosos e evitem mencionar ou cogitar a possibilidade de ter um filho com problemas ou pré-termo numa nova gestação.

As frustrações e medos que as mães apresentam ao ter o nascimento antecipado são agravadas quando tem seus filhos em UTI  neo. E ainda experimentam sentimentos dúbios de esperança por saber que esses locais apresentam melhores condições para cuidar da sobrevida dos seus filhos e angústia, por saber os riscos inerentes que estes ambientes apresentam, como também frustrações por não estar preparados para essa separação.

O tratamento de humanização se traduz em cuidar do paciente como um todo verificando seu emocional, religião ou crenças e cultura, ou seja, ter uma visão global, estabelecendo um vínculo com os familiares num momento de fala e escuta. Desse modo, é necessário investir em formações e sensibilizações dos profissionais de saúde para com esses bebês e seus familiares, promovendo não apenas a capacitação técnica mais também a sensibilidade para planejarem uma assistência pautada nos fundamentos da humanização e integridade, promovendo assim um ambiente seguro e acolhedor.

Buscando auxiliar às mães, foi implantado pela primeira vez no Brasil no ano de 1992 o método mãe canguru, tendo como ênfase diminuir o tempo de separação do recém-nascido da família, evitando longos períodos sem estímulos sensoriais, e proporcionando maior competência e confiança dos pais com seus filhos.

O método mãe canguru “só será considerado se houver contato precoce entre o bebê e sua mãe/familiares, orientado e supervisionado, por livre escolha da família, de forma crescente e segura”. (ALMEIDA, 2007)

A amamentação é influenciada por vários fatores culturais, sociais, biológicos e psíquicos, o que faz com que se torne um comportamento humano complexo. Deste modo, deve-se desenvolver um processo de comunicação para se dialogar sobre a importância dessa técnica na saúde e desenvolvimento do recém-nascido. Estimulando a mãe a realizar a ordenha de seus seios para que assim durante o processo de permanência na UTI recebam seu leite e com a retirada da sonda gástrica a possibilidade de sucção do peito pela criança é facilitada, proporcionando o estímulo necessário para a produção do leite.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (116 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com