TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perguntas e respostas sobre obstetrícia

Exam: Perguntas e respostas sobre obstetrícia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  Exam  •  2.155 Palavras (9 Páginas)  •  659 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE DE TECNOLOGIA MACHADO DE ASSIS – FAMA

ESPECIALIZAÇÃO EM OBSTETRICIA PARA ENFERMEIROS - RR

ROSIMEIRE AREIAS RODRIGUES DA COSTA.

SAÚDE DA MULHER E PRÉ-NATAL.

ANÁLISE CRITICA DE TEXTO:

PROF. MSC. ENF: KARIN GODARTH

BOA VISTA- RR

Janeiro/2014.

FACULDADE DE TECNOLOGIA MACHADO DE ASSIS – FAMA

ESPECIALIZAÇÃO EM OBSTETRICIA PARA ENFERMEIROS - RR

PARTO E NASCIMENTO: PROCESSO E HUMANIZAÇÃO

ANÁLISE CRITICA DE TEXTO:

PROF. MSC. ENF: KARIN GODARTH

MARCIA ARAÚJO.

BOA VISTA- RR

Fevereiro/2014.

ESTUDO DIRIGIDO

PERGUNTAS E RESPOSTAS:

1) Qual o significado do termo distocia?

R: São dificuldades encontradas na evolução de um trabalho de parto, tornando uma função difícil, impossível ou perigosa para a mãe e para o feto.

2) Cite e explique os fatores de risco para distorcias durante o trabalho de parto e parto?

São vários fatores com paridade, peso ao nascimento, infecções, idade gestacional e outros parâmetros obstétricos, no pre- e intraparto. O estilo individual de cada medico também influência nesse diagnostico. Trabalho de parto e dividido em outras fazes latente e outra ativa.

Durante a fase latente a mulher pode ter contrações regulares, mas apresenta alterações cervicais mensuráveis mínimas. Foi definida a faze latente prolongada como aquela que ultrapassa 20 horas nas pacientes nuliparas e 14 horas nas que já foram mães.

O apagamento cervical também é importante, especialmente em mulheres nuliparas, mulheres com trabalho de parto latentes prolongado requerem conduta cuidadosa para evitar diagnostico errôneos de trabalho de parto disfuncional, o que iniciaria uma cascata de intervenções. A suporte físico e emocional demora a internação hidratação adequada, descanso e sedação farmacológica, se necessária são fundamentais para os cuidados na faze latente do trabalho de parto.

» Diabetes gestacional: RN (GIG)

» Pós-datismo: É a gestação pós-termo ou prolongada que ultrapassa 42 semanas de gestação. O número de gestações pós-termo tem sido reduzido em torno de 70%, com a realização de ultrassonografia precoce, durante o primeiro trimestre.

Nesse sentido, a indução eletiva do trabalho de parto às 41 semanas tem sido recomendada baseada no aumento da ocorrência de cesárea de urgência por sofrimento fetal agudo.

» Macrossomia fetal: É definida como o peso ao nascimento maior que 4.000g (4 kg), independentemente da idade gestacional (IG), os recém-nascidos(RN) são classificados como grandes para a idade gestacional (GIG) quando têm o peso acima do percentil 90.

» Baixa estatura materna: É um fator de risco para o crescimento intrauterino restrito pela possibilidade do RN ter pouco espaço para desenvolver, podendo desta forma a evoluir como PIG.

» Ganho de peso materno excessivo durante o pré-natal:

Cerca de 2/3 das mulheres ganham mais peso que o recomendado, o que leva a complicações durante a gestação além de contribuir para a retenção de peso pós-parto e, assim, para o desenvolvimento da obesidade e suas complicações ao longo da vida.

» Pelves anômalas

» Primeiro (fase de dilatação) e/ou segundo (fase de descida) períodos prolongados

3) Explique métodos de prevenção as distorcias?

Existem vários pontos importantes que devem ser lembrados ao considerar a prevenção das distorcias:

A orientação da paciente sobre o que esperar no trabalho é uma parte integral da conduta ativa nesta etapa.

Estilo pratica e filosofia, para prevenir a distorcia e um parto Cesário subsequente, os médicos precisão de paciência na condução de nuliparas com progressão lenta. Os cuidados de enfermagem também podem ter impacto sobre a distorcia.

Defender a participação de doulas existe uma forte evidencia de que a simples intervenção de oferecer uma apoio qualificado ao trabalho de parto, particularmente, para as que serão mães pela primeira vez, previne a distorcia e os partos operatórios.

A presença continua de uma pessoa treinada para do apoio emocional durante o trabalho de parto foi associada uma redução de parto cesáreo. O apoio emocional dos médicos nos estágios iniciais do trabalho de parto pode ser mais importante do que o suporte das doulas, quando as pacientes já estiverem internadas.

Opções alternativas para controle da dor: como suporte físico e emocional, banhos quentes, mudanças de posições, e uso de analgésia parenteral em vez de anestesia peridural, são meios importantes de estimular o trabalho de parto normal. A conduta no segundo estágio é tão importante quanto ao cuidado no primeiro estagio ao trabalho de parto.

Uma auditoria ou revisão pós-parto de todos os partos cesáreos devem ajudar a prevenir a distorcia, por estimular à adesão as diretrizes já relacionadas aos cuidados de um trabalho de parto normal.

4) Como reconhecer uma distorcia?

R: O reconhecimento precoce da não progressão da distocia podera ser feita atraves de:

 Uso de um partograma, ou registro gráfico da curva de progressão do trabalho de parto.

 Realização frequente (a cada hora ou a cada duas horas) de exames

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com