TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PROVA DE PARASITOLOGIA

Por:   •  20/7/2022  •  Resenha  •  1.589 Palavras (7 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 7
  1. Estudo recente  com título:

 " Prevalência da doença de Chagas entre candidatos à doação de sangue"

dos autores: Alcínia Braga de Lima Arruda, Yasmin Nobre de Souza, Francisca Vânia Barreto Aguiar Ferreira, José Lúcio Jorge Barbosa, Yago Mota Gondim, Amanda Aparecida de Lima Arruda publicado no Brazilian Journal of health Review, mostra a soropositividade para doença de chagas entre candidatos a hemoterapia.

Abaixo o resumo:                                    

A doença de Chagas é uma patologia tropical causada pelo protozoário flagelado Trypanosoma cruzi, classificada como um problema de saúde pública é uma doença crônica e endêmica e sua transmissão ocorre pelas formas: vetorial, congênita, por transmissão oral, por transplante de órgãos, por transfusões sanguíneas, e através de acidentes de laboratório. O objetivo do estudo foi caracterizar o perfil dos candidatos à doação de sangue com sorologia positiva para doença de Chagas na Hemorrede cearense entre 2014 a 2016. Verificou-se o total de candidatos à doação de sangue para os anos de estudo, considerando toda a Hemorrede pública do Ceará,  325.736 candidatos. Deste total, 497 (0,15%) apresentaram alterações na triagem sorológica inicial, 272 (0,08%) com resultados positivos e 225 (0,07%) com resultados indeterminados.No teste confirmatório 97 (19,5%) indivíduos obtiveram alterações sorológicas, sendo 66(13,3%) de caráter positivo e 31 (6,2%) indeterminado. A evidência do maior número de casos alterados no teste confirmatório foi para 2014, com 39 (21,9%), seguido por 2015 com 33(20,8%) e 2016 com 25 (15,6%) candidatos. O percentual de candidatos à doação de sangue que não retornou para uma nova coleta foi de 31,6%. A prevalência encontrada para doença de Chagas foi 0,02% e o perfil dos candidatos soropositivos mostrou predomínio do gênero masculino, sendo 38 (57,6%) indivíduos. A faixa etária predominante foi de 40 a 59 anos(63,6%). O estado civil mais referido foi de casados com 40 (60,6%) candidatos.

O nível de escolaridade mais recorrente foi do ensino fundamental. A raça autodeclarada predominante foi a intitulada como morena/parda.          

Sobre esse tipo de transmissão que também preocupa os órgãos de vigilância sanitária é correto afirmar: *1 ponto

( F ) o tempo de incubação da doença na transmissão oral costuma ser maior que em outras formas de transmissão.

( F ) na maioria das vezes os testes sorológicos utilizados em hemocentros não são confiáveis

( F ) a transmissão transfusional tem maior chance de ocorrer em áreas não endêmicas uma vez que a possibilidade de infeccão assintomática é maior.

( V ) A transmissão transfusional possui um tempo de incubacão maior em razão da carga parasitária ser menor na maioria das vezes.

( F ) nenhuma das alternativas está verdadeira.

 

As questões 2 e 3 referem-se a figura abaixo apresentada:

Ciclo da Malária Resumido:

[pic 1]

2) Explique porque nos casos de Malária não grave as gestantes possuem maior frequência em ocorrer recaídas da doença e qual forma morfológica está envolvida com este processo? *1 ponto

3) Olhando para esta imagem, sabemos que devido à __________duração do seu ciclo tecidual, ocorre __________ produção de _____________ durante as esquizogonias tecidual e eritrocitária e a capacidade de infectar eritrócitos de ______________, o ________________ tem a potencialidade de produzir hiperparasitemias, intimamente relacionada à gravidade da infecção. * 1 ponto

(     ) menor, maior, merozoítas, qualquer idade, P. falciparum

(     ) maior, menor, trofozoítas, idade jovem, P. malariae

(     ) menor, menor, merozoítas, idade jovem, P. vivax

(     )menor, maior, esporozoítas, qualquer idade, P. falciparum

(     ) nenhuma alternativa esta correta

wResponda os questionamentos levando em consideração o texto abaixo que foi extraído da Revista Sociedade Brasileira de Medicina Tropical:  

Cardiopatia chagásica crônica causando insuficiência cardíaca congestiva na infância: estudo clínico e histopatológico de um caso, com ênfase para as lesöes dos sistemas excito-condutor e nervoso autônomo intracardíaco. Autor(es): Rocha, Ademir; Cunha, José Alfredo B. da; Daud, Willian; Heredia, Rimmel A. G; Gomes, Houlétia B; Mantese, Orlando; Fonseca Neto, Augusto C. da; Lopes, Edison Reis. Fonte: Rev Soc Bras Med Trop; 26(4): 243-9, out.-dez. 1993.      
Resumo: Descreve-se caso de cardiopatia chagásica em menino de nove anos, natural e procedente do sul de Goiás, que desenvolveu insuficiência cardíaca congestiva quatro meses antes do óbito. As reaçöes sorológicas para doença de Chagas eram reagentes, e positivo o xenodiagnóstico. Os eletrocardiogramas mostraram taquicardia sinusal, extra-sístoles ventriculares e supraventriculares, hemibloqueio anterior esquerdo, bloqueio completo do ramo direito e sinais de sobrecarga de câmaras.

4) Quais as duas provas parasitológicas mais utilizadas na infecção por T. Cruzi? * 1 ponto

( F ) ELISA e Xenodiagnóstico

( V) ELISA e Imunofluorescência Indireta

( F ) Gota espessa e Xenodiagnóstico

( F ) Imunofluorescência e PCR

( F ) Nenhuma das anteriores

5)  A strongiloidíase humana é uma parasitose importante principalmente em indivíduos imunossuprimidos. A gravidade da doença está relacionada: * 1 ponto

(  ) a este agente etiológico poder originar seis formas morfológicas diferentes, inclusive gerando machos e fêmeas de vida livre, ovo, larvas e fêmea parasita

(   ) A possibilidade de gerar formas disseminadas, podendo ocorrer com numerosas larvas que completam o ciclo, mas além do intestino e dos pulmões, podem ser encontradas nos rins, fígado, vesícula biliar, pâncreas, e outros. Além do mais, esse quadro pode ser agravado pela presença de infecções bacterianas secundárias.

(   ) a esses indivíduos possuírem uma deficiência na resposta mediada por células T. Nestas respostas existe a liberação e indução de citocinas do tipo IL-4 que possuem como consequência a produção de anticorpos do tipo IgE.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (756.7 Kb)   docx (777.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com