TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prevenção a Saúde

Por:   •  13/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.386 Palavras (6 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 6

 

 Passo 1: aplicar pentagrama do bem estar

Como podemos imaginar são poucas as pessoas que terão um pentagrama e um questionário aceitável. Dentro disso, aproveitar a situação para discutir sobre os pontos do diagrama, dando ênfase na pratica de exercícios físicos e suas influências na melhorar dos pontos críticos, trazendo assim melhorias na qualidade de vida.

 Inicio da roda de conversa:

ao contrário de que muitas pessoas pensam, atividades físicas e exercícios físicos são coisas diferentes. Em quanto atividade física compõem em qualquer tipo de movimento corporal que resulte na perca de energia, quando o corpo se encontra a cima da linha de repouso. Já exercício físico, por outro lado apresentam uma sequencia de movimentos sistematizados e que visam trabalhar partes especificas do corpo de modo mais intenso (musculação, flexões e abdominais são um bom exemplo).

O organismo humano foi construído para ser ativo, nossos ancestrais eram muito ativos por necessidade, na caça, pesca, fuga, busca de refúgio etc. Atualmente, a mecanização, a automação e as tecnologias, nos tem eximido, em grande parte, das tarefas físicas mais intensas no trabalho e nas atividades da vida diária. O lazer passivo, como a televisão e os jogos eletrônicos, tem reduzido muito a parcela de tempo livre em que somos ativos fisicamente, o lazer ativo vem a ser os esportes, a dança, as caminhadas, jogos ao ar livre, etc. O prazer, a alegria de viver, a satisfação pessoal e as amizades, são fatores em nossas vidas que certamente antecedem e superam a preocupação com a longevidade, e precisam ser continuamente cultivados para que uma vida mais longa tenha sentido.

Sabemos que a atividade física regular é importante na prevenção de diversas doenças e representa um fator fundamental para a manutenção ou redução do peso corporal. Neste contexto, qualquer tipo de atividade física – esportes, exercícios, tarefas domésticas, caminhar para a escola ou para o trabalho e a própria atividade laboral – pode ser útil, pois promove um gasto calórico.

Nutrição : A alimentação é essencial para manter o corpo funcionando e consequentemente, adquirir saúde. Os alimentos fornecem ao ser humano os nutrientes necessários ao organismo, permitindo o crescimento e fornecimento de energia para os processos metabólicos vitais e as atividades do dia-a-dia. Para assegurar uma dieta saudável, é aconselhável uma grande variação de alimentos nas refeições. O que na maioria das vezes, não está em consonante com os hábitos alimentares da população, pois a maioria não inclui verduras e vegetais em sua alimentação.

Mas já ouvimos falar que uma vida saudável depende diretamente daquilo que você come e do estilo de vida que leva. E isso é verdade, pois muitos especialistas afirmam que nutrição e exercícios físicos são conceitos que andam juntos e que promovem nossa saúde e qualidade de vida. A nutrição é responsável por manter nosso organismo em equilíbrio, funcionando de forma saudável e com energia suficiente para a realização das atividades diárias, já a pratica regular de exercícios físicos ajuda a aumentar o gasto energético, promove a perda de peso, melhora a coordenação motora dentro outros tantos benefícios.

 Estresse : Exercícios físicos podem ser ótimos remédios contra estresse e ansiedade, pois com a rotina puxada do dia-a-dia, e  natural que as pessoas fiquem mais estressadas. Entretanto, os exercícios físicos podem ser grandes aliados no combate dessas tensões diárias. Além disso a pratica regular de exercícios melhora o condicionamento cardiovascular evita a obesidade o sedentarismo e uma serie de doenças.

Quando a pessoa pratica. Está liberando várias substancias na corrente sanguínea que aumentam a sensação de vem estar e prazer, a principal é a endorfina, substância natural produzida pelo cérebro durante e pós exercícios físicos. A endorfina é considerada um analgésico natural, reduzindo o estresse e a ansiedade, aliviando as tensões e sento até recomendado no tratamento de depressões leves.

Os exercícios físicos que mais contribuem para isso, são as atividades introspectivas como a ioga e o tai chi chuan. Além de serem importantes no tratamento e na reabilitação de doenças, são fatores muito importantes na promoção de saúde.

Relacionamentos:  vocês podem até questionar como exercícios físicos podem ajudar a melhorar meus relacionamentos com outras pessoas. E ai vai a resposta: Qualquer tipo de atividade física, seja uma corrida, uma sessão de yoga ou uma série de musculação faz com que os níveis do hormônio do bem estar, a endorfina, aumentem, o que deixa a pessoa de bom humor e consequentemente menos estressada. Uma vez que está de bem com a vida, será menos provável ter uma discussão feia com o companheiro porque ele se atrasou para um encontro ou esqueceu de ligar quando prometeu que telefonaria.

 Se vida sexual com entre companheiros não anda lá essas coisas. Então comece a movimentar o corpo, de preferência na companhia dele ou dela, e veja se a vida íntima de vocês melhorará ou não.

Um estudo já mostrou que exercitar-se faz com que o sangue flua melhor por todo o corpo, o que inclui os órgãos sexuais. Isso faz com que a região fique mais propensa a responder a estimulação.

Além disso, outra pesquisa feita por uma fabricante de tênis para corrida verificou que 68% das pessoas  ouvidas acredita que correr ao lado do parceiro ajuda a melhorar o desempenho dos dois na cama.

Preventivo:   Cerca de 73% de todas as mortes no Brasil são atribuíveis às doenças consideradas evitáveis, as chamadas doenças não transmissíveis (DNTs), como as cardiovasculares, respiratórias, diabetes, renais dentre outras, segundo o último relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2017. Alguns costumes controláveis são considerados os principais inimigos e representam 61% das mortes cardiovasculares, por exemplo, como o consumo de álcool, tabagismo, pressão alta, níveis elevados de índice de massa corporal (IMC), colesterol, glicemia, a baixa ingestão de frutas e vegetais e também o sedentarismo. A partir do momento em que o cuidado com a saúde começa a ser visto como algo contínuo e habitual, seus efeitos podem ser percebidos em curtos e longos prazos.  Parar de fumar, por exemplo, já traz benefícios quase que imediatos. Em apenas 24 horas o monóxido de carbono é eliminado do corpo; em um ano, o risco de desenvolver doença do coração cai para a metade da de um fumante e em 15 anos, esse risco praticamente se iguala ao de alguém que nunca fumou.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (295.7 Kb)   docx (870.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com