TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Rede Territorial de Atenção Psicossocial e a Intersetorialidade

Por:   •  3/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

Resenha Crítica de Caso

Trabalho da disciplina A Rede Territorial de Atenção Psicossocial e a Intersetorialidade.

                               Tutor: Prof. Rosane de Albuquerque Costa

São José dos Pinhais

2019

A CURA ATRAVÉS DO HUMOR: MISTURANDO SAÚDE MENTAL, HUMOR E NEGÓCIOS

REFERÊNCIA:

TAYLOR, Michael; LEVIT, Tatiana. A Cura Através Do Humor: Misturando Saúde Mental, Humor e Negócios. Harvard Business School, 2013. Disponível em:http://pos.estacio.webaula.com.br/Biblioteca/Acervo/Basico/PG0074/Biblioteca_40414/Biblioteca_40414.pdf. Acesso em: 12/10/2019.

 

INTRODUÇÃO:        

No ano de 2009, na cidade de Regina no Canadá, Ian Morrison desenvolveu uma organização sem fins lucrativos com o objetivo de desmistificar conceitos relacionados à saúde mental.

Com o nome de Cura através do Humor (HTH), a organização se trata de uma escola de stand-up comedy, que visa além de sensibilizar o público em relação aos transtornos mentais, a reinserção social de pessoas portadoras de transtornos mentais e habilidades para lidar com a doença.

 

DESENVOLVIMENTO:

Ian Morrison, sofria de uma doença  mental, e a partir de suas vivências pessoais acerca dos desafios que pessoas com transtorno enfrentam, iniciou a HTH uma escola de stand-up comedy em sua cidade natal.

Morrison apesar de não se considerar um homem de negócios conseguiu patrocínios modestos para sua escola, sem fins lucrativos.

A cura através do humor oferecia gratuitamente às pessoas aulas semanais de escrita e apresentação de stand-up comedy. Todos os planos de aula e materiais utilizados eram desenvolvidos por Morrison, que apesar de não ser um terapeuta, tornava os encontros um momento de auto expressão, partilha de idéias e discussão da doença, já que os indivíduos compartilhavam do mesmo problema poderiam se sentir mais a vontade para  dialogar sobre seu transtorno.  A HTH não era uma instituição de saúde, o atendimento profissional era realizado pelos profissionais de saúde e grupos de apoio da cidade.

Os participantes da escola deveriam, de preferência, apresentar um quadro da doença estável, em recuperação e desejar combater os estigmas associados ao transtorno mental.  

Com o lema “Uma vez que você está pronto para rir, você está pronto para curar” o programa visa na comédia a redução de estigmas, preconceitos e desmistificar as doenças mentais. Além de, através de risos e discussões em grupo, oferecer uma válvula de escape para os portadores do transtorno, incentivando a criação de habilidades para lidar com a doença. E finalmente nas apresentações é que o processo de cura se consolida, no momento de desafio em que o participante enfrenta o público saindo de sua zona de conforto. Como consequência a reinserção no meio social e o desenvolvimento de habilidades para trabalhar tarefas  do cotidiano por conta própria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (134.7 Kb)   docx (44.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com