TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Rede de Atenção Psicossocial: Qual o lugar da saúde mental?

Por:   •  9/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.333 Palavras (6 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MODALIDADE DE ENSINO À DISTÂNCIA

PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

REDE TERRITORIAL DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL E A INTERSETORIALIDADE

LAYSA KAREN SOARES DE LIMA

  1. INDICAÇÃO BIBLIOGRÁFICA

TAYLOR, Michael; LEVIT, Tatiana. A cura através do humor: misturando saúde mental, humor e negócios. Western University: Ivey Business School, 2013. 09p.

  1. RESUMO

O texto inicia falando sobre a escola de stand-up comedy “Cura Através do Humor” que foi criada com o objetivo de permitir que as pessoas com alguma doença mental possam encontrar uma perspectiva positiva diante de suas condições, elevando sua autoestima e habilidades, usando como meios para isso, a arte de escrever e apresentar stand-up comedy de maneira a sensibilizar o público sobre os problemas de saúde mental e destruir as barreiras da discriminação com este grupo. 

Os autores dizem que no final de junho de 2013, o fundador da escola considerou as opções para superar os problemas no crescimento da sua organização, pois o tamanho das turmas era pequeno e ele enxergava uma grande necessidade deste tipo de terapia na comunidade, por isso, ele precisava de estratégias que aumentassem a conscientização sobre a escola, e promovesse melhor os shows para aumentar o número de público nas apresentações.

As aulas da escola eram feitas em um espaço doado, e o financiamento dos patrocínios eram suficientes apenas para as despesas de manutenção das turmas. Poderia participar qualquer pessoa que sofresse de uma doença mental controlável, que já estivesse no caminho para a recuperação e que desejasse combater o estigma associado à doença mental. A venda dos ingressos, que custavam 5 dólares canadenses, financiava os shows e o lucro era distribuído entre os participantes que se apresentavam, o que os beneficiava bastantes tendo em vista que suas rendas eram pequenas na maioria das vezes, além de servir como um incentivo à confiança de ser um artista bem-sucedido. Como a quantidade de dinheiro restante era pequena, era difícil para a escola gerar fundos para promover as apresentações e aumentar a conscientização sobre as turmas de stand-up comedy na comunidade. Por isso, Morrison focou em aumentar a frequência do público nos shows para gerar recursos.

Enquanto as aulas eram consideradas experiências de transição, um ambiente seguro para a auto-expressão, compartilhamento de histórias e experiências; as apresentações ao vivo era uma etapa que as pessoas saíam da sua condição de separado da sociedade, saíam da zona de conforto para enfrentar o público, funcionando como uma ponte para o paciente se integrar ao mundo e lidar com ele por conta-própria, por isso, quanto maior o público, maior o desafio para os artistas.

As diversas opções de entretenimento local dificultavam o aumento da venda de ingressos para os shows. O site tinha vários vídeos e notícias sobre os shows passados e próximos, o fundador participou de programas de TV, a escola foi tema de artigos, mas ainda assim, o tamanho do público não crescia, pois as atividades publicitárias eram limitadas pelo baixo orçamento de funcionamento. Tornou-se então, objetivo de Morrison gerar uma divulgação boca-a-boca para despertar o interesse e espalhar a notícia sobre as apresentações públicas regulares.

Essa divulgação boca-a-boca poderia diminuir o estigma acerca da doença mental e alcançar as pessoas que poderiam se beneficiar dos efeitos curativos das aulas de stand-up comedy. Com isso, Morrison se concentrou em três objetivos principais a curto prazo: aumentar o tamanho das turmas, aumentar as vendas de ingressos da platéia para as apresentações e melhorar a situação dos recursos da escola.  

Satisfeito com os resultados das apresentações, ele não queria fazer mudanças, mas surgiu a ideia de apresentar os shows em versões adequadas para cada público, e com isso, percebeu que o modelo estava funcionando e então ele passou a acreditar que a criatividade usada para o humor seria o de onde surgiria a estratégia de divulgação criativa e um plano de negócios daqui para frente.  

  1. CITAÇÕES

“A HTH era uma escola de stand-up comedy em Regina, Saskatchewan, que foi projetada para dar às pessoas que vivem com alguma doença mental a oportunidade única de encontrar uma perspectiva positiva em suas vidas através da arte de escrever e apresentar stand-up comedy.” (p.01)

“Os objetivos principais da HTH eram elevar a auto-estima e as habilidades de vida para pessoas sofrendo de alguma doença mental, para sensibilizar o público sobre os problemas de saúde mental e para quebrar as barreiras da discriminação relacionada a saúde mental na comunidade em geral.” (p.01)

“O programa focava em fornecer uma válvula de escape as pessoas que vivem com a doença mental para reduzir o stress e aumentar sua auto-competência, bem como adquirir habilidades para lidar com a doença e um senso de controle, através do riso e discussões em grupo.”(p.2)

“O financiamento para apresentações veio exclusivamente da venda de ingressos.   A HTH distribuía os lucros dos shows entre os participantes que haviam se apresentado.   Embora a remuneração fosse pequena e, sobretudo, simbólica, ela beneficiava imensamente os participantes, que muitas vezes tinham renda muito pequena, e lhes dava a satisfação e confiança que vem de ser um artista bem sucedido.” (p.3)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (84.2 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com