TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SAÚDE E A METAFÍSICA

Por:   •  22/8/2018  •  Dissertação  •  919 Palavras (4 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 4

A SAÚDE E A METAFÍSICA

Nesta obra o autor vem nos esclarecer tudo sobre os princípios da metafisica e suas relações com a saúde, ressaltando a todo instante que a forma com que lhe damos com as adversidades, representa a nossa qualidade de vida e saúde. Investiga diversos fatores internos e externos, que interferem no modo como encaramos o mundo e os problemas da vida; e todas as partes do corpo que influenciam diretamente no comportamento, podendo assim conservar a saúde ou facilitar o surgimento de doenças.

De acordo com o autor, a metafisica é tudo aquilo que está além do físico, sendo assim, não é o físico que cria o ser, e sim o ser é que organiza a matéria. Dessa forma podemos compreender que o princípio de todos os problemas físicos está na atitude e na postura que temos em relação aos problemas que enfrentamos no dia a dia, pois o nosso corpo é uma espécie de sensor o qual cada parte do organismo reflete uma emoção e dependendo da forma como encaramos as adversidades é que podemos manter a nossa saúde ou provocar o surgindo das doenças. O estudo constata também que a influência do meio exterior como fator causador de doenças só se manifesta interiormente porque nós nos deixamos abater por conflitos emocionais, sendo estes manifestados antes da própria doença, no entanto, as pessoas persistem a tentar combater os males com o uso de medicamentos, em vez de buscar entender o mal interno que provoca tais sintomas. Por estarem sempre envolvidos em situações turbulentas as pessoas vão se distanciando delas mesmas, se frustrando e entrando em processo de depressão, e por não conseguirem alcançar suas expectativas que as vezes estão muito além do que se pode alcançar, preferem fugir a ter que enfrentar suas fraquezas. Assim, entendemos que a nossa condição interna é que determina como vamos reagir sobre as questões externas, por esse motivo, antes de lidar com os acontecimentos exteriores é preciso que se esteja bem consigo mesmo e reconheça a sua capacidade de ação e reação.

O autor afirma ainda que, o jeito com que nós encaramos a vida, os nossos pensamentos e sentimentos a respeito de tudo que acontece a nossa volta, é de suma importância para as atividades químicas do corpo, ou seja, tudo acontece de acordo com o conceito que fazemos a respeito dos acontecimentos. Assim, se os nossos pensamentos forem positivos, sentimentos agradáveis são gerados favorecendo ao bom resultado, fortalecendo a segurança e reacendendo a chama da motivação, por sua vez, a motivação gera pensamentos positivos, criando-se assim um ciclo do bem. Porém, se os pensamentos forem negativos, tudo acontecerá ao contrário.

O texto aborda ainda que, sentir-se integrado a um grupo, ter a capacidade de desenvolver amizades e atribuir a si mesmo as qualidades de um bom amigo, promovem o autovalor e nos faz ser visto como esse bom amigo. Portanto deve-se ser capaz de atribuir valores devidos a outros e aprender a fazer elogios sem falsidade, pois essas atitudes promovem a autoestima e melhora a integração no grupo. Deste modo, nunca devemos nos sentir inferior a ninguém, pois somos todos capazes de realizar os nossos sonhos, é tudo uma questão de foco, dedicação, esforço, e de acreditar em si mesmo. O autovalor torna o indivíduo capaz de sentir-se realizado, independente de fatores externos e da aprovação de outros. Porem há casos em que a pessoa que sofre de uma doença chamada miastenia, sente-se incapaz de realizar uma simples tarefa, pois é acometido por uma fragilidade interior que o torna dependente da aprovação de outros, e ao invés de recorrer aos seus próprios potenciais, fica muito preocupado com a opinião dos outros e com os resultados que pretende obter, de tal forma que acaba deixando de realizar a tarefa pretendida por medo do julgamento alheio. Todo comportamento humano é um resultado de pensamento proveniente das faculdades intelectuais, com o propósito de interação com o meio em que vive, no entanto, a falha em alguma dessas faculdades pode trazer consequências desastrosas para a saúde e para a vida, como em casos de doenças de Parkinson, que causa tremor e dificuldade motora; o Alzheimer que tem como principais sintomas, a perda progressiva da memória e a incapacidade para pensar, raciocinar e memorizar; enxaqueca, convulsões, epilepsia , o AVC, que é uma das principais causas de morte no mundo, o estres que afeta grande parte da população mundial e diversos outros males.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (75.9 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com