TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sífilis Gestacional

Por:   •  21/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  6.601 Palavras (27 Páginas)  •  31 Visualizações

Página 1 de 27

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO DISTRITO FEDERAL – UNIPLAN

CURSO BACHAREL EM ENFERMAGEM

SÍFILIS GESTACIONAL EM MULHERES DE 15 A 35 ANOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA 

Clídia Mara Nascimento Rógeberg

UL20102066

Dayane Pimentel Guerreiro

UL20112959

Kesia Ferreira Feitosa Pontes

UL20110857

Maria de Jesus do Nascimento Diniz

UL20110841

Silvana Nascimento da Palma

UL20103507

ITACOATIARA-AM

2023

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO DISTRITO FEDERAL – UNIPLAN

CURSO BACHAREL EM ENFERMAGEM

SÍFILIS GESTACIONAL EM MULHERES DE 15 A 35 ANOS: UMA REVISÃO DE

 LITERATURA 

Trabalho apresentado ao Curso de Enfermagem do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal – UNIPLAN, como requisito para conclusão de curso e a obtenção do título de graduação em Bacharel em enfermagem 2023. Orientadora: Enfª Raylane Katícia da Silva Gomes

ITACOATIARA - AM

2023


SÍFILIS GESTACIONAL EM MULHERES DE 15 A 35 ANOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Trabalho monográfico para título como requisito parcial para título de Bacharel em enfermagem no Centro Universitário Planalto do Distrito Federal – UNIPLAN, avaliado conforme segue:

BANCA EXAMINADORA

RAYLANE KATICIA DA SILVA GOMES

___________________________________________________________________

Profª. Orientadora Especialista

___________________________________________________________________

Profª.         Convidado

___________________________________________________________________

Profª.         Convidado

Data de aprovação ___/____/_____

ITACOATIARA/AM

2023

DEDICATÓRIA

Dedicamos este trabalho a Deus que foi a nossa maior fortaleza durante toda a trajetória acadêmica. Pois muitas vezes, o cansaço e a desistência nos abalaram perante as lutas diárias e sofridas, mas que no fim fomos grandes vencedoras.

Aos nossos familiares pelo apoio incondicional a todas as etapas vencidas e que acreditaram na capacidade que tínhamos de enfrentar os desafios de um futuro promissor.

Aos amigos que nos incentivaram nessa caminhada árdua e prazerosa em busca dos nossos sonhos, e que juntos compartilhávamos ideias, dúvidas e soluções sempre com um sorriso no rosto, misturado as lágrimas rumo à vitória. E, como não poderíamos deixar de ser, este mérito é de todas nós sim, pela dedicação, apoio, lutas e coragem por não termos soltado nossa mão nos momentos mais difíceis de nossas vidas.

Por fim, dedicamos este trabalho também a todos os pacientes que tivemos o prazer de conhecê-los, nos permitindo uma interação de carinho e respeito valiosos que levaremos para toda vida, pois sabemos que a enfermagem é uma forma de cuidado e amor ao próximo.

Que este trabalho possa contribuir para o avanço da enfermagem e trazer benefícios para a sociedade como um todo.

AGRADECIMENTO

Primeiramente agradecer a Deus que nos permitiu que chegássemos até aqui unidas com muita determinação.

Aos nossos pais, filhos, netos, esposos, irmãos, avós, genros, noras e sogros que sempre nos compreenderam quando precisamos deixar de estar em momentos em família para poder nos dedicar aos estudos.

Aos pais e irmãos e filhos já falecidos de onde estão, estão muito felizes pela realização de cada um de nós e por nossa união para a realização deste TCC.

Aos amigos que fizemos no decorrer da formação acadêmica na universidade.

Agradecemos aos nossos docentes pelos conhecimentos transmitidos ao longo de nossa trajetória acadêmica, enfermeira Maria Jocileide Fernandes da Cruz, enfermeira Helen Mara Barroso da Silva, enfermeira Juliana Campelo Costa, enfermeira Lena Beatriz de Almeida Leite e enfermeira Solane Mendonça da Costa que muitas das vezes dedicaram seu tempo nos passando conhecimentos para que possamos exercer nossa profissão com segurança no decorre dessa trajetória árdua de cada dia. Gostaríamos de agradecer a instituição de ensino UNIPLAN aonde realizamos nosso curso, e nos proporcionou as ferramentas necessárias para realizar o curso dos sonhos. A Coordenação, seu corpo docente e equipe administrativa a qual foi fundamental para a nossa formação acadêmica e profissional. Este trabalho é o resultado de muita dedicação, esforço e paixão pela enfermagem. A todos que de alguma forma contribuíram, os nossos sinceros agradecimentos. Que este trabalho possa gerar reflexões, inovações e melhoria na prática da enfermagem.

Agradecemos umas às outras deste grupo que a cada instante nos motivávamos e a união, sintonia e sabedoria foi fundamental para a conclusão deste trabalho. Por fim agradecemos sempre a Deus, que esteve presente nos dando sabedoria, discernimento e força nos momentos em que pretendíamos desistir da caminhada acadêmica.

Agradecemos a todos!

EPÍGRAFE

Pois tu, ó Deus, nos provaste, preparaste nos afinastes como se afina a prata para realização desse sonho. (Bíblia Salmo 66).


RESUMO

Introdução: A sífilis congênita decorre pela disseminação hematogênica do Treponema pallidum, por via transplantaria e durante o parto. Quando não tratada ou tratada indevidamente, pode ocasionar para as gestantes a indução do aborto e parto precoce.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.8 Kb)   pdf (234.5 Kb)   docx (38.3 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com