TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diabetes Gestacional

Exames: Diabetes Gestacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  3.912 Palavras (16 Páginas)  •  647 Visualizações

Página 1 de 16

Diabetes

Gestacional

RESUMO

O presente trabalho texto relata consideração sobre o desenvolvimento do diabete gestacional, informando a causa, os sintomas de como se inicia a doença e como tratar, que é tendo um controle nutricional adequado dentro das normalidades.

O texto apresenta também os riscos maternos e os riscos fetais. Uma mulher que adquire diabete mellitus pode até ter complicações crônicas, já o recém nascido macrossômiço alem de ter inúmeras complicações , os números de mortalidade em neonatos está cada vez maior, infelizmente.

Por isso a importância do acompanhamento médico na gestação, pois mesmo que a mulher não tenha glicose alta, ela pode desenvolver a doença somente na gestação e após o parto pode tanto permanecer com a doença ou não, é extremamente relativo.

ABSTRACT

This present text, refers on to consideration about ef the pregnancy diabetes, informating the cause, the symptions about how the disease initiated, and hou to treat, that wha having en a adequated nutrition controlo inside the normality.

The text also presents the risk maternal and fetal risks. A woman who acquires diabetes mellitus may even have chronic complications, since the newborn macrosomia besides having numerous complications, the mortality figures in neonates is increasing, unfortunately.

Hence the importance of medical care during pregnancy, since even if the woman does not have high glucose, it can only develop the disease during pregnancy and after childbirth can either stay with the disease or not, is extramente relative.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho apresenta um estudo sobre diabetes gestacional. O DMG é tido como um estado de intolerância á glicose, de graus de intensidade, geralmente diagnosticada pela primeira vez na gravidez. Esta é uma enfermidade que se apresenta como um grande problema de saúde pública, visto que grande parte das complicações podem levar a óbitos maternos e perinatais. (Rev. Gaúcha Enfermag. Camila Aparecida et al ,2008).

O comportamento fetal decorrente do DMG provém primordialmente da hiperglicemia materna, que por difusão facilitada chega ao feto. Esta por sua vez, estimula a produção exagerada de insulina podendo desencadear o aumento do parto cesariano, traumas no canal de parto e distócia de ombro, a macrossomia, que são fetos grandes para idade gestacional, hiperglicemia, hiperbilirrubinemia e óbito fetal intra-uterino.( Rev. Gaúcha Enfermag. Camila Aparecida et al, 2008).

O diabetes mellitus gestacional é a complicação mais comum na gravidez. De acordo com o Estudo Brasileiro Gestacional ( EBDG), concluído em 1997, revelou que a prevalência do diabetes gestacional em mulheres com mais de 25 anos atendidas no SUS, é de 7,6% , 94% apresentando apenas tolerância diminuída a glicose e 6% hiperglicemia no nível de diabetes fora da gravidez.

Essa pesquisa foi motivada pelo desejo de conhecimento sobre o diabetes gestacional e procura identificar quais são os cuidados da enfermagem para com as gestantes portadoras de diabetes mellitus.

O objetivo deste trabalho é de esclarecer que o Diabetes Mellitus Gestacional pode ser controlado e que suas complicações podem ser preveníveis através de monitoramento, dieta prescrita, atividade física, insulinoterapia. Esses comportamentos são atitudes de auto cuidado.

O profissional de enfermagem tem um papel importante neste processo, e este deve ser capacitado à fim de auxiliar no autocuidado, planejando e executando cuidados individualizados as gestantes com DMG. A facilidade que o enfermeiro têm no conhecimento com a clientela devido ao contato profissional, possibilita informar e conscientizar a população quanto as medidas de promoção, prevenção e controle da saúde, incentivando exames periódicos de saúde para detectar precocemente as complicações com o diabetes.

Segundo Dorothea Orem (1995), há cinco métodos de ajuda aos enfermeiros na utilização para promover o autocuidado. Eles podem estar isolados ou em conjunto, sendo: “1. Agir ou fazer para o outro; 2. Guiar e orientar o outro; 3. Proporcionar apoio físico e psicológico ao outro; 4. Proporcionar/manter um ambiente de apoio ao desenvolvimento pessoal; 5. Ensinar o outro.

Considera-se que o cuidado de enfermagem é insubstituível no planejamento e na orientação das ações de autocuidado na tentativa de promover a vida e a saúde das gestantes e a controlar e prevenir complicações durante e depois da gestação.

Diabetes mellitus

Diabetes Mellitus é uma doença do metabolismo da glicose causada pela falta ou má absorção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas e cuja função é quebrar as moléculas de glicose para transformá-las em energia a fim de que seja aproveitada por todas as células. A ausência total ou parcial desse hormônio interfere não só na queima do açúcar como na sua transformação em outras substâncias (proteínas, músculos e gordura). (Gowdak- 2009)

Inicia-se com sede intensa, fome constante e emagrecimento. A sede é caracterizada por sensação de secura na boca e na faringe, principalmente a noite e resulta na alteração do equilibrio iônico do sangue, obrigando a pessoa ingerir bastante água e eliminar maior volume de urina. A fome é causada pela falta de aproveitamento dos glicídios, como consequência ocorre o emagrecimento que pode ser rápido ou lento, conforme cada caso. (Gowdak- 2009)

Fisiologia

Segundo Gowdak, a hipofunção das ilhotas pancreáticas causa o diabetes, doença resultante da baixa ou nula produção de insulina , hormônio que facilita a entrada da glicose, presente no sangue circulante nas células, em particular, do fígado, onde é convertida em glicogênio. Os tipos de diabetes são:

*O tipo 1 - geralmente acontece em crianças e adolescentes. A causa básica é a hereditariedade. Nos pacientes uma alteração do metabolismo impede que as ilhotas pancreáticas produzam insulina e a aplicação diária de injeções do produto torna-se obrigatória.

*O tipo 2 - não depende de insulina, e é mais frequente em pessoas acima de 40 anos. Responde por 80% dos casos. Nesses doentes as ilhotas pancreáticas produzem insulina em quantidade insuficientes . Sua característica é vida sedentária e obesidade.

DIABETES MELLITUS EM GESTANTES

Durante a gravidez,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com