TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diabetes Gestacional

Trabalho Universitário: Diabetes Gestacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/7/2014  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 2

O que é diabetes gestacional?

É o alto nível de açúcar no sangue, que começa ou é diagnosticado durante a gravidez.

É causado pelos hormônios da gravidez que impedem a insulina de exercer sua função, aumentando os níveis de glicose no sangue. Estes podem ser encontrados na placenta, fonte importante de hormônios que reduzem a ação da insulina.

Ocorre, em algumas mulheres, pelo mau funcionamento do pâncreas que ajuda na produção de insulina.

Não é comum a presença de sintomas. Por isso, recomenda-se que todas as gestantes pesquisem, a partir da 24ª semana (início do 6º mês) de gravidez, como está a glicose em jejum e, mais importante ainda, a glicemia após estímulo da ingestão de glicose, o chamado teste oral de tolerância a glicose.

Quando o bebê é exposto á uma grande quantidade de glicose ainda no ambiente intra-uterino, à maior risco de crescimento fetal excessivo e conseqüentemente pode ser obeso ou ter diabetes quando adulto.

RISCOS

São considerados fatores de risco para o diabetes gestacional: Idade materna mais avançada, ganho de peso excessivo durante a gestação, sobrepeso ou obesidade, Síndrome dos ovários policísticos, história prévia de bebês grandes (mais de 4 kg) ou de diabetes gestacional, história familiar de diabetes em parentes de 1º grau, história de diabetes gestacional na mãe da gestante, hipertensão arterial sistêmica na gestação e gestação múltipla (gravidez de gêmeos).

CONTROLE

O controle é geralmente feito por uma orientação nutricional adequada. A prática de atividade física é uma medida bem eficaz para redução dos níveis glicêmicos. Mas a atividade só pode ser feita depois de avaliar se há possibilidade de uma contra-indicação.

Aquelas gestantes que não chegam a um controle adequado com dieta e atividade física tem indicação de associar uso de insulinoterapia. O uso da insulina é seguro durante a gestação e o objetivo da terapêutica é a normalização da glicose materna, ou seja, manter níveis antes das refeições menores que 95 mg/dl e 1 hora após as refeições menores que 140 mg/dl. É importante destacar que a maioria das gestações complicadas pelo diabetes, quando tratada de maneira adequada, irá ter um excelente desfecho e os bebês nascerão saudáveis.

Geralmente a glicose no sangue se normaliza após o parto. Mas é recomendado a partir da 6 ª semana do parto realizar um teste oral de tolerância a glicose, sem estar em uso de medicamentos anti-diabéticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com